Kingdom Hearts, é assim tão difícil de entender?

Kingdom_hearts_2_top_ps2_pn

Pelo internet fora vejo muitas pessoas a escreverem que a história de Kingdom Hearts é complicada. Mas será que é mesmo? Eu por minha vez não vejo confusão nenhuma na linha de eventos que acontecem na série.

Vamos começar pelo jogo que iniciou tudo, Kingdom Hearts. Não existe muito a dizer, mas já me esquecia, vou tentar falar sem fazer o maior número de spoilers possíveis (no fundo é uma desculpa para não me levarem a explicar a série toda).

kingdom-hearts-hd-1-5-remix-ana-pn-n_00007

Como já tinha dito, não já muito a dizer sobre o primeiro jogo da série, quem é aquela personagem misteriosa a início? Se prestarem atenção poderão descobrir (mas é respondido num outro jogo da série). Porque é que o Riku e o Sora tem o poder da Keyblade? É respondido noutro jogo. Porque é que a Kairi ficou naquele estado? É respondido noutro jogo.

E pronto, temos Kingdom Hearts arrumado. Não foi assim tão difícil de perceber o primeiro jogo, foi?

kingdom-hearts-2-5-hd-remix-imagens-janeiro-pn-n_00001

Vamos falar de sequela, Kingdom Hearts II. Acontece isto e aquilo e temos o nosso final feliz. Quem é Roxas? É respondido mais tarde no jogo. O que é que aconteceu a Sora, Donald e Goofy desde o último jogo? É algo respondido durante o jogo, mas para mais informações, joguem outro jogo da série.

Acho que ainda não é tarde de mais para dizer, o que ando a escrever está a ter os seus factos retirados da minha cabeça. Não iria conseguir provar nada se estivesse a ver wikias ou vídeos no youtube. Com isso dito, posso esquecer-me de algum ponto importante durante o artigo.

Continuando, a relação entre Roxas e Axel, é explorado noutro jogo. Todas as outras questões, respondidas durante o jogo, se prestarem atenção e lerem os reports, sim, não se esqueçam de ler os reports, são importantes e explicam algumas coisas. De qualquer das maneiras, as maiores questões terão o seu véu levantado em Birth by Sleep.

kingdom-hearts-hd-1-5-remix-ana-pn-n_00004

Mas antes disso, vamos voltar atrás um pouco. Kingdom Hearts Re:Chain of Memories. Uma das complicações da série Kingdom Hearts é saber quem é que está por debaixo do capuz. Esse capuz (eu sei que é um conjunto completo, mas o capuz é o que salta à vista) aparentemente é uma moda qualquer no mundo da série que foi iniciada pelos vilões. Algo que começou a ser pegado pelos heróis. Não, na realidade o capuz, para além de ter poderes mágicos e fazer com que todos tenham a mesma constituição, e assim ser impossível de saber quem é quem, oferece protecção para quem viaja entre os corredores da escuridão.

Voltando a Chain of Memories, quem é a personagem com o capuz no início? Marluxia. Caso seja difícil identificar a voz, podem ler um dos secret reports em 358/2 Days onde é dito que Marluxia conseguiu atrair Sora, Donald e Goofy até Castle Oblivion.

O que é Castle Oblivion, perguntam vocês? É explicado noutro jogo. Nomeadamente no início do Final Episode de Birth by Sleep.

kingdom-hearts-2-5-hd-remix-imagens-janeiro-pn-n_00007

Não há muito a explicar, o jogo fala por si ao apresentar os outros membros da Organization XIII, e a Naminé explica tudo no fim. Mas, algo que Sora não tinha conhecimento é que Riku também está no castelo.

Como é que o Riku e o Mickey conseguiram escapar do Realm of Darkness? A questão do Riku é basicamente igual ao final do Kingdom Hearts II, o seu coração levou-o até Sora. Já Mickey, poderá ser algo que vai ser respondido em Birth by Sleep 0.2, durante os breves momentos em que ele e Riku se separaram no Realm of Darkness e encontrou Aqua (ou então foi explicado mas eu não apanhei).

Tirando isso não existe mais nada a dizer sobre a história de Riku e esta entrada da série.

kingdom-hearts-hd-1-5-remix-ana-pn-n_00014

Entretanto, enquanto Sora e Riku causavam confusão no Castle Oblivion, Roxas andava a viver a sua vida em Kingdom Hearts 358/2 Days.

A história acaba por ser mais um fanservice, mostrando os dias de Roxas na Organização, e a sua amizade com Axel e Xion. Explorando um pouco os outros membros e fazendo assim a sua ponte para Kingdom Hearts II.

kingdom-hearts-hd-1-5-remix-ana-pn-n_00001

Chega a altura do tão esperado Kingdom Hearts Birth by Sleep. Que acaba por responder a imensas questões (mais uma vez, não se esqueçam de ler os reports de cada jogo para melhor entender as coisas).

Se prestarem atenção a cada uma das aventuras das três personagens, Terra, Ventus e Aqua, conseguem perceber tudo o que lhes acontece. Agora, qual a ligação com os eventos de Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II?

Descobrimos a origem de Ansem e Xemnas, o porquê de Sora, Riku e Kairi poderem usar a keyblade. O porquê de a Kairi ter ficado naquele estado no primeiro jogo. Como Castle Oblivion surgiu. O porquê do Nobody de Sora ter aquele aspecto (a Naminé é um caso especial). Entre muitas outras coisas.

kingdom-hearts-hd-2-5-remix-anunciado-pn-n_00001

Ou seja, se jogarem apenas Kingdom Hearts, Kingdom Hearts II e Kingdom Hearts Birth by Sleep conseguem entender perfeitamente a história. Apenas precisam de prestar atenção e ligar os pontos. Kingdom Hearts Re:Chain of Memories e Kingdom Hearts 358/2 Days acabam por ser side stories que complementam um pouco a coisa.

Hm? Dizem que faltam dois jogos? Bem, Kingdom Hearts Re:Coded nem é importante. Apenas os seus últimos momentos. Já Kingdom Hearts Dream Drop Distance vem explicar umas coisas, e ao mesmo tempo apresenta novos cenários.

A série não é assim tão difícil de entender, a maior parte é explicada normalmente com a progressão de cada jogo. Outra parte nos reports, e a outra apenas requer que voltemos atrás para entender X e Y.

kingdom-hearts-3-random-pn

Ainda estão curiosos sobre os secret bosses? Bem, é suposto eles serem um mistério, mas se querem mesmo saber. O de Kingdom Hearts é o Xemnas, se lutaram contra ele no segundo jogo então torna-se óbvio. O de Kingdom Hearts II também é óbvio caso tenham jogado Birth by Sleep, Armour of Terra. Já o de Birth by Sleep… não posso dizer porque seria um spoiler de Dream Drop Distance, mas vejam o segundo secret ending de Re:Coded.

As maiores questões acabam por ser, o que aconteceu a Pluto durante toda esta aventura? E o Moogle que vestia a roupa da Organização no 358/2 Days? Onde foi ele? Qual é a sua história? Porque é que o Donald e o Goofy não se lembram de Yen Sid no segundo jogo mesmo tendo estado com ele em Birth by Sleep? E vocês? Acham que a série é confusa?

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...