Kickstarter VS Steam Early Access, qual é melhor?

kickstarter-vs-steam-early-access-qual-e-melhor-logo-pn

Já todos conhecem o kickstarter e os seus derivantes, e certamente cada um tem a sua opinião sobre o mesmo.

Caso tenham estado a viver debaixo de uma ponte, ou sem internet durante todo este tempo, o kickstarter baseia-se em várias produtoras, pequenas ou grandes, apresentarem os seus planos para um projecto/localização que apela à “doação” de dinheiro por parte de quem esteja interessado.

Ou seja, se a produtora Tylarth Arts necessitasse de dinheiro para conseguir produzir/completar um certo jogo, ou se nem precisasse mas por alguma razão abrisse um kickstarter à mesma (não estou a apontar dedos, mas sinceramente Sekai Project, deves ter ganho milhões com o kickstarter do Clannad, e ainda não tinhas metido o jogo à venda mas já andavas a abrir outros projectos no mesmo).

A mesma iria apresentar o que tem em mente e definir metas com objectivos, como por exemplo, vinte euros e temos a possibilidade de ter um cão na party. E ao mesmo tempo oferecer brindes a quem doou mais, como por exemplo, jogo em formato físico mais uma t-shirt para quem deu dez euros.

shenmue-3-3-milhoes-pn-n

Apesar da desconfiança de alguns, o kickstarter tem o seu lado positivo, trazendo jogos como Shenmue III (que ainda deve de estar no início de produção), ou até várias visual novels como o dito Clannad (que saiu recentemente). Basta observar quem está por detrás do mesmo, ver o que pede e deduzir se é uma aposta segura ou não (Mighty Number 9 é um caso à parte).

O Steam Early Access por sua vez vem apresentar um jogo “incompleto” que o jogador compra, como forma de contribuição para que a produtora possa completar o mesmo. Talvez neste momento muitos de vocês estejam a pensar que o Steam Early Access é melhor, eu por minha vez não estou a tomar nenhum dos lados neste artigo, apenas a comparar a prática de ambos.

clannad-localizacao-kickstarter-pn-n

Continuando, será o Steam Early Access assim tão bom? Por um lado, o kickstarter traz jogos que nem sempre têm um público alvo tão grande (visual novels), ou jogos que requerem o apoio de outras companhias mas não o conseguiram (Shenmue III, embora muito facilmente conseguisse arranjar o dinheiro) em troca da promessa de o jogo ser feito. O Steam Early Access por sua vez apresenta já um jogo, que por definição está incompleto, sendo que se estamos interessados podemos comprar e jogar de imediato, como se fosse uma demo ou beta.

Ainda não estão a ver problemas pois não? Então e se eu dissesse que esses jogos nunca saem do early access?

Sim, a maior parte dos jogos “incompletos” que entram no Steam Early Access nunca chegam a sair do mesmo, será que é pela produtora estar ocupada? Ou terá a mesma uma ideia grande mas ainda não tem os recursos suficientes?

plague-inc

Vou pegar no jogo Plague Inc., que é um jogo de estratégia onde temos de criar um vírus e infectar o planeta inteiro. Para um jogo em early access este já tem bastantes funções que até eu considero que é um jogo completo. Mas então o que faltará para deixar de ser incompleto? E mais, aqueles 9,99€ (ou 14,99€) que o tylarth pagou por ele, foi pela versão early access ou é já o pacote completo?

Tendo em conta que jogos em Early Access estão várias vezes nas sales da steam, então creio que o preço normal já é o do jogo completo. Então quando é que vamos ter o jogo final?

Com isto dito, qual acham que é a melhor prática? O kickstarter? O Steam Early Access? Digam na zona de comentários.

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...