Game Boy celebra 25 anos de existência

Nintendo Gameboy

Parece que foi ontem, mas foi há 25 anos que o Game Boy foi originalmente lançado.

Esta que é a primeira consola portátil inteiramente dedicada a jogos foi uma das grandes pioneiras da indústria e ajudou a pavimentar o caminho para a maioria dos dispositivos móveis e portáteis que usamos hoje em dia.

O Game Boy foi concebido por Gunpei Yokoi e a equipa responsável pelo projecto Game e Watch. Yokoi ajudou assim a impulsionar esta vertente da indústria, com uma criação base para suportar toda uma linham de consolas e comandos, graças à concepção do D-Pad.

game-boy-25-anos-pn-n1

Foi a 21 de Abril de 1989 que o Game Boy original (ou “Calhau” para os amigos) chegou às lojas japonesas. A América do Norte viria a receber a mesma a 31 de Julho do mesmo ano e a Europa apenas em Setembro do ano seguinte.

A consola foi descontinuada de produção apenas a 23 de Março de 2003, tendo vendido mais de 118 milhões de unidades em todo o mundo (contabilizando a versão Color).

No Game Boy foram firmadas franquias como Tetris, Pokémon e Kirby e não faltaram jogos de Super Mario, Donkey Kong, Dragon Quest e The Legend of Zelda.

game-boy-25-anos-pn-n2

O Game Boy original surgiu numa era em que as baterias ainda eram coisa do futuro, por isso tinham de o alimentar com 4 pilhas 3A, as quais duravam entre 10 a 15 horas, dependendo do volume usado. Felizmente era possível usar um transformador para alimentar a consola.

Como é costume, a Nintendo lançou algumas revisões da consola, começando com a Play it Loud! que dava várias cores à consola, passando pelo Game Boy Pocket que diminuiu drasticamente o tamanho da consola e por fim o Game Boy Light que incluía retro-iluminação.

O ciclo de vida do Game Boy original começou a chegar ao fim com a chegada do Game Boy Color em 1998.

game-boy-25-anos-pn-n4

25 anos depois, é bom relembrar a importância do Game Boy, todos os bons momentos que este nos providenciou e a influência que ainda se faz notar nos dias de hoje.

Parabéns Game Boy!

Foram donos de um Game Boy ou ainda jogaram num? Qual era a vossa versão e que jogos tinham? Partilhem as vossas memórias em baixo.

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...