Especial spoilers – Captain America: Civil War

especial-spoilers-captain-america-civil-war-logo-pn-n

Provavelmente não é o artigo que esperavam, nem a pessoa que esperavam. No entanto como tenho andado com vontade de falar sobre este filme e da influência do mesmo no MCU. Decidi por bem criar um artigo especial, com spoilers, ficam já avisados caso não tenham lido o título, e dar a minha opinião sobre 10 pontos que irei meter em destaque.

Este artigo não irá conter apenas spoilers sobre Captain America: Civil War, mas como todos os outros filmes do MCU, bem como séries. Digo já que não sei o que originou a Civil War nas comics, por isso a minha opinião vai ter apenas base nos filmes.

Sendo assim, vamos começar com o primeiro ponto.

 

1. O início com Bucky devia fazer parte do Winter Soldier

O início do filme mostra Bucky numa base/laboratório qualquer Russo, digo, Soviético, a sofrer uma lavagem cerebral. Eu estranhei de imediato o que estava a ver. Afinal, a saga do Winter Soldier já tinha acontecido no segundo filme do Capitão América. Então porquê estarem a mostrar isto agora?

Sim, eu sei que foi para a plot a meio do filme e coise, mas não teria sido melhor meter essa cena no Winter Soldier? Uma vez que foi esse filme que apresentou a personagem, e pelo menos iria ajudar a construir a mesma como alguém que tinha passado por algo mais que apenas ser congelada? Porquê agora (excluindo a plot a meio do filme)?

Eu sei que o filme é uma sequela aos filmes Capitão América, e consequentemente uma sequela ao Winter Soldier. Mas achei fora de sítio apenas agora mostrarem algo importante sobre esta personagem, apôs a mesma ter sido resolvida no segundo filme. Não seria melhor terem mostrado esta cena no segundo filme, e terminarem esse filme com o antagonista do Civil War a preparar o seu plano para usar Bucky? Afinal entre Winter Soldier e o Age of Ultron houve apenas o Guardians of the Galaxy.

E entre o Age of Ultron e o Civil War apenas teve o Ant-Man pelo meio. Não era de todo descambido, afinal um ano é mais que tempo para preparar um plano maquiavélico, e a oportunidade dada pelo Age of Ultron também é boa. Sim, eu sei que o motivo foi a morte da sua família no Age of Ultron, mas ele fazia parte de testes, e ele sabia a localização de outros super soldados, podiam ter arranjado algo por aí.

 

2. O início com Tony devia fazer parte do Iron Man 3

Primeiro, não me lembro se foi no segundo ou terceiro filme, onde havia qualquer coisa relacionada com o pai do Tony e coise, que se não estou em erro, levou a ele encontrar um substituto para o reactor que tem no peito. O que quero dizer é que os filmes já aviam demonstrado que a relação de Tony com o pai não era a melhor. Mas mais uma vez, aquilo pareceu ser fora de sítio, mas desta vez devido a isto ser um filme do Capitão América, e não do Homem de Ferro.

Ok, os problemas de Tony com o pai já andavam à baila há já algum tempo. No início do Civil War falou-se um pouco disso e tal. Então qual é o meu problema? A cena da mulher no elevador. Onde ela diz que o seu filho morreu na última aventura dos Vingadores e o Tony fica abalado com isso.

Isso não é problema, o “problema” é que a meu ver isto podia ter sido inserido mais cedo. Eu nunca gostei dos ataques de ansiedade que Tony teve no Iron Man 3, achei um bocado descabido. Ele foi capturado no Iron Man, andou a lutar contra robôs no Iron Man 1 e 2, e etc, e é um invasão de aliens, encontro com um tank verde, um deus da Lóreal e tudo o resto que o vai deixar com ataques de ansiedade? Porque não substituir isso pela culpa de não ter salvo milhares de pessoas (certamente que algumas morreram no primeiro Avengers, que teve lugar antes do Iron Man 3).

Pelo menos seria um melhor motivo para rebentar com todos os seus fatos, “Isto causou problemas, é melhor rebentar com eles”. Embora aja o Age of Ultron… “Vou criar robôs autônomos para proteger os cidadãos”, algo assim. E uma vez que Ultron concluiu que os Avengers eram o problema, ia ainda mais ao encontro desta Civil War. Não seria um bom build up?

 

3. Thor, where art thou?

Eu ainda estou à espera de ver um Planet Hulk ou coisa parecida, mas a meu ver Hulk merecia um reboot. Entretanto, deixem-o vaguear pelo planeta numa nave de alta tecnologia. Então e o Thor?

Verdade seja dita, durante o confronto no aeroporto estive sempre à espera que o Thor descesse dos céus, lançasse um raio do seu martelo contra todos, e que parasse aquele confronto. “You fools, what are you doing?“. Mas não… isso não aconteceu…

Isto é tipo a questão de onde andam os Avengers quando todos os outros heróis andam a ter as suas aventuras a solo. Hulk de lado, uma vez que ele é fácil de detectar, e se estiver na forma de Bruce Banner, ele sabe ver notícias e usar telefones. Como é que a equipa contacta Thor?

Foi até uma questão colocada por alguém importante, mas não tão importante porque já me esqueci dela. Em como é que a equipa poderia chamar estes seres. Mas vamos ver as coisas de outra maneira, o Thor tem aquele amigo a ver as portas do Bifrost (penso que ainda esteja vivo), ele muito provavelmente viu os amigos do seu novo rei (?) à pancada. Porque não o chamou? Bem, talvez Thor esteja ocupado a ser rei (ou com aquela sub plot do Avengers 2, ainda hoje não entendo isso)… espero que pelo menos respondam a isso no Ragnarok.

 

4. S.H.I.E.L.D.? Alguém?

Para quem está apenas a acompanhar os filmes, então não deve de saber que Coulson foi ressuscitado e anda a dirigir a SHIELD. A série tv e os filmes até agora tem tido uma ligação, foi Coulson quem ajudou a construir aquela nave que apareceu no fim do Avengers 2 (onde é que essa nave foi parar já agora?), e lembro-me de os eventos do Thor: Dark World e Captain America: Winter Soldier terem afectado a série tv.

No entanto, nesta última temporada as coisas para SHIELD tem fugido um pouco de mão. Inhumans (outra palavra para mutantes) começaram a aparecer, devido a um “problema“, e já agora, pergunto-me se isso foi o que deu origem ao Homem-Aranha, ou se foi novamente a aranha radioactiva. Mas voltando ao assunto principal.

Com este aparecimento dos Inhumans, a SHIELD tem estado mais activa, e ultimamente o confronto com a Hydra tem tido lugar à luz do dia. A minha questão é, como raio ninguém repara nisso? Alguns daqueles confrontos (os Inhumans pelo menos), tiveram reconhecimento pela média na série. Será que os Avengers não tiram tempo para ver tv? Ouvir rádio? Procurar notícias na internet? Pelo que vi no Civil War, sim, eles “perdem tempo” com isso. E o Tony andava com o olho no Spidey há já algum tempo.

Então porque é que ninguém viu a SHIELD? Nem a Hydra? Fiquei desapontado ao ver que a série não fez nada para o Civil War. Mas no último episódio as consequências já apareceram. O governo quer tornar a SHIELD pública, e querem catalogar os Inhumans. E com um filme dos Inhumans planeado (ou pelo menos, assim o estava), já era altura de a coisa se tornar pública nos Avengers

 

5. Os Avengers

É incrível que um filme com tantas personagens, e que ainda introduziu novas, se deu bem. Vamos deixar os avengers de lado, os Avengers são filmes próprios para mash up destes super heróis. Mas isto trata-se de um filme centrado num desses heróis. Logo contar com todo este cast, alguns que se viam pela primeira vez, e ainda introduzir personagens novas, só iria trazer flashbacks de Spider-Man 3 e The Amazing Spider-Man 2.

Felizmente a coisa deu certo, todos tiveram o seu tempo de antena necessário, as novas personagens tiveram a atenção certa (irei falar delas mais à frente), e até houve umas quantas que receberam um pouco de desenvolvimento. Mas apenas vou referir umas quantas.

Ant-Man, posso dizer que quando o vi pensei que tivesse sido raptado, tendo em conta a maneira que foi apresentado. Mas a maneira como ele actuou leva-me a crer que ele apenas estava a dormir, ou a fazer coisa de Ant-Man, apenas porque é uma personagem meio comic relief… ainda assim, é o único sem uma explicação decente de o porquê de estar ali. Sim foi o FalconCondor, ou lá como se chama, que o foi buscar, mas… apenas isso? Todos os outros tem uma razão decente.

Hawkeye, ele estava reformado? E já agora, o Tony não disse no final do Age of Ultron que estava cansado daquilo tudo? Afinal o que é que estas personagens querem? Hawkeye… hm… para ser honesto não me lembro muito do que ele fez no filme. Tanto ele como o Ant-Man foram os que tiveram menos tempo de antena, mas pelo menos o Ant-Man conseguiu brilhar durante o confronto no aeroporto (e finalmente inseriram a sua forma gigante, mas… ele disse que testou aquilo num laboratório? E ficou inconsciente? Não me lembro de nenhuma reportagem nos filmes sobre um tipo gigante).

 

6. Vision e Wanda (e Hawkeye)

Durante o filme existiu um ou outro momento entre Vision e Wanda (Scarlet Witch) que me levou a crer que iam fazer outro Black Widow x Hulk. Esteve perto, muito perto. Percebo que parte do foco seja o acidente que Wanda causou. E que Vision durante o filme adoptou o estilo de vida hippie. Nada de conflitos, apenas paz e amor.

Para um ser todo poderoso e com grande conhecimento, Vision foi um pouco excessivo com os seus métodos de manter a paz. Por pouco pensei que ele ainda se fosse tornar num novo Ultron ou algo do género. Ele estava calmo, sim, mas falhou na sua diplomacia ao não explicar correctamente as coisas para Wanda e Hawkeye, e ainda foi o culpado do que aconteceu ao War Machine. Já agora, como é que encheram aquele buraco que a Wanda fez com ele?

No caso de Wanda, o seu estado mental podia estar podia estar pior, ou podiam tê-la transformado numa personagem desequilibrada e etc. Mas não o fizeram, felizmente. Apenas foi uma pessoa abalada devido aos acontecimentos que causou. Neste caso, a minha observação recai na sua mudança de equipa.

Ela a início concordava com a Team Tony sobre os Avengers terem que prestar contas a alguém, mas a sua mudança de opinião deu-se devido a uma má decisão de palavras por parte de Vision. Por outro lado, porque é que o Hawkeye esteve tão insistente ao vir “resgatá-la”? Ela não estava presa, foi apenas Vision, que mais uma vez exagerou nas suas tentativas de paz. A meu ver seria mais perigoso para a Wanda sair ao púbico agora que meio mundo andava mal com os Avengers. Ela sabe controlar-se, e por isso não ostentava nenhum perigo. No entanto, ainda estava abalada pelos eventos recentes, e isso seria sim um perigo para ela a nível emocional. Coisa que a meu ver se demonstrou no confronto entre Hawkeye e Vision quando ela decidiu passar para a Team Cap.

 

7. Spider-Man

A personagem que roubou o show de cada vez que esteve no ecrã. Não há muito a dizer, o velho aranhiço esteve em grande no filme.

Num momento mais parado do filme, e que ainda estava a criar o hype, aparece a personagem que já todos conhecem e amam. E o que podiam fazer com ela numa terceira reencarnação? (Provavelmente existe algum filme do Homem-Aranha do século XX, mas vamos ignorar esses).

Apresentaram a personagem de maneira cómica, algo que o Homem-Aranha é. E não gastaram tempo ao fazer a história de origem que todos já conhecem. Fazendo apenas uma leve referência ao que aconteceu, e que ao mesmo tempo as pessoas entendem por completo aquilo que ele está a evitar falar. Também não são feitas perguntas sobre de onde ele veio ou o que lhe aconteceu, Tony provavelmente sabe, tanto pela sua pesquisa, ou pela tia May. E o resto das personagens apenas estão espantadas com este estranho indivíduo (agora só falta o Wolverine e o Deadpool).

Algo que muitos repararam foi na relação entre Tony e Peter. Será que foi apenas coisa para este filme? Ou será que esta relação com uma possível terceira figura paternal ser uma maneira de manter Tony Stank mais presente nos próximos filmes?

 

8. Black Panther

Não foi tão óbvio quanto Peter Parker, mas mesmo assim não foi preciso demorar tanto para me aperceber que aquela personagem era Black Panther. E para ser honesto não esperava vê-lo inserido em políticas e coisas do género (culpo a versão animada dos Avengers).

Antes de tudo, aquele fato! Um dos melhores fatos de super heróis que vi nos últimos tempos. Nos termos daquele universo, acho que é suposto ser feito de vibranium, ou pelo menos as garras. Ainda assim duvido que fossem fazer um fato completamente de metal… excluindo o Iron Man. O que quero dizer é, licra ou não, aquele fato é muito bom.

Eu tenho algum contexto da personagem devido à série animada, sei de onde vem, as regras da sua tribo, etc. Mas duvido que as pessoas que não tenham muito conhecimento sobre o universo da Marvel, irão ficar esclarecidas sobre quem é Black Panther.

Ele foi apresentado durante a conferência para registar os Avengers, deram uma breve exposição quando ele conversou com o pai. Mais tarde o Black Panther aparece em perseguição de Bucky, depois faz a revelação de quem é, a caminho da prisão (ou lá onde era) fala um pouco da sua tribo. Não sei se foi exposição suficiente para a personagem, é verdade que no próximo ano temos um filme para a mesma, mas será que foi o suficiente para interessar ao público que não a conhece?

 

9. Ninguém morreu

Não sei o que originou a Civil War nas comics, mas sei como terminou. A morte do Capitão América. Na altura do filme não sabia quem o matou, ou como ele morreu, mas sabia que ele morria. E que aparentemente o Bucky tomou o seu lugar ou coisa do género, mas isso não é importante agora (já me informei mais, por isso não necessitam de spoilar nos comments).

Devido a um site qualquer, que agora não me lembro, que decidiu criar um artigo com o título “Será que Capitão América vai morrer?“, que estive à espera disso durante metade do filme. Não sei quem foi a mente inteligente que decidiu fazer um potencial spoiler desses, e espero não voltar a ver algo parecido.

Mas voltando ao assunto, estava à espera da morte do Capitão até metade do filme. Na parte final comecei a pensar que fosse o Tony a morrer. Pela maneira como as coisas estavam a ser reveladas e tal, e ainda o rumo que a batalha final teve… Bucky a tentar arrancar o reactor que Tony tinha, o Capitão a esmagar o reactor com o seu escudo… eu estive durante toda a luta a gritar na minha cabeça “Não façam isso que o vão matar!“.

Mas ninguém chegou a morrer. Nem mesmo o War Machine, apenas ficou paraplégico… por uns 5 minutos… e o Bucky foi dormir apôs o final, por isso não há perigo do Capitão morrer.

 

10. Team Cap v Team Tony

Vamos tentar manter isto curto. Digo já que sou da Team Tony. Mas vou avaliar ambos os lados, e tentar ser neutro. Comecemos com a Team Tony. Independentemente do que seja decidido no acordo, eu concordo com a ideia de meter “uma trela” por volta dos Avengers. Alguém precisa de tomar conta das acções dos mesmos.

A ideia é que, caso algo corra mal, alguém tem de ser responsável, é preciso alguém a quem se dirigir e fazer queixas. Se eles trabalharem para o governo, esse alguém é o governo. Não quer dizer que ficam impossibilitados de agir, apenas que, se algo der para o torto, o governo terá que lhes cair em cima.

A coisa com a Team Cap, acho que foi um pouco forçado, não percebi a razão pela qual desde o início que o Cap mostrou uma imensa hostilidade perante a ideia. O que é um pouco anormal, uma vez que ele fez parte do exército (que tanto queria entrar), e que durante um curto período de tempo fez parte da SHIELD.

É que nem tempo para discutir o assunto foi dado, o Cap logo de imediato decidiu não prestar atenção. É claro que havia o assunto do Bucky, que também deveria ter sido discutido, e que Tony devia ter ouvido. E depois houve a morte de Peggy, ambos os assuntos apenas serviram como desculpa na minha opinião, porque o estado emocional de Steve Rogers desde o início foi algo forçado. Se pelo menos ambos tivessem partilhado as suas opiniões durante o chá…

 

-Extra- Cenas pós crédito

Ok, eu sei que os créditos normalmente fazem teaser para os próximos filmes e tal. Mas normalmente esses filmes estão todos ligados para um bem maior. Sim, o filme do Homem-Aranha e do Black Panther estão ligados aos Avengers agora. Ainda assim, estes teaser não passaram de grande coisa.

O do Black Panther ainda esteve ligado ao filme, o Bucky agora está congelado em Wakanda e talvez será preciso protegê-lo no próximo filme. Talvez… Lembro-me de uma breve referência de algo que aconteceu em Wakanda, onde se interpretei bem, Tony esteve envolvido, provavelmente é a situação que vi na série animada, e deu-me a entender que esse filme poderá ser um de origem, que irá tratar dessa história. Mas muito provavelmente não.

Spider-Man: Homecoming, pergunto-me a razão do subtítulo. Mas tal como já foi dito pela Marvel, isto não se vai tratar de uma história de origem, mas sim numa altura (1 ano depois), onde Peter Parker já tem os seus poderes. E tendo em conta a maneira como o mesmo foi introduzido, tudo bem, afinal, já conhecemos a história do mesmo. Agora, o que foi aquele “Spider-signal“? E aquela comichão no braço? É indicio de algo?

E finalmente, eu esperava um teaser a um dos próximos filmes da Marvel. Nomeadamente Doctor Strange, que vai sair este ano, ou Thor: Ragnarok, que sai para o ano, entre o filme do Homem-Aranha e Black Panther. Gostava de ver um teaser, onde devido à guerra que se deu no Civil War, a personagem com o alias de Doctor Strange (não conheço o seu nome civil) teve um acidente e foi para ao hospital e daí toda a plot do trailer do filme. Quem sabe se não vão inserir isso no início do filme.

 

——————————

Embora a maioria dos pontos possa parecer que esteja a dar uma opinião negativa, apenas estou a discutir possibilidades e as minhas interpretações dos acontecimentos. Pois acreditem, este é, para mim, o melhor filme deste ano.

Por isso antes de me assaltarem, e de haver uma guerra civil aqui no site, digam as vossas opiniões sobre o filme. Lembrem-se que podem spoilar todo o universo cinemático da marvel, excepto as comics.

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...