Entrevista Especial – Visual Novels da JAST USA

jast-usa-visual-novel-entrevista-pn_00008

As Visual Novels são um segmento que tem vindo a crescer de forma colossal no ocidente. Visto a principio como uma coisa de Otakus e gamers “estranhos”, o género já chega a todo o estilo de público e é um estilo incontornável.

A JAST USA reúne no portefólio Visual Novels como Steins;Gate e School Days, por isso são uma das distribuidoras mais fortes dentro do género.

O PróximoNível entrou em contacto com a JAST USA, com o Diogo Leitão como representante português, para saber mais sobre estes jogos.

jast-usa-visual-novel-entrevista-pn_00004

Sentem que existe uma procura cada vez maior por Visual Novels?

Definitivamente, as Visual Novels estão finalmente a ficar mainstream, grande parte desse sucesso é devido a algumas Visual Novels, tal como Steins;Gate, entre outras de Hentai de grande qualidade. No Japão, as Visual Novels já fazem parte integral da cultura gaming, algo que espero que comece a acontecer cada vez mais no ocidente.

Quais os desafios que encontram ao tentar adaptar estes trabalhos ao ocidente?

Existem muitos desafios. Ter Companhias a trabalharem connosco é sempre complicado, porque os objectivos deles são diferentes, e por vezes, não são nada realistas. Estes jogos no Japão, são vendidos por 90USD (80€), e uma das dificuldades óbvias, é tentar vender a um preço aceitável para o publico do ocidente. Tentar fazer com que as Companhias aceitem isto, é um potencial desafio. Muitas destas companhias ainda não estão seguras com o “mundo exterior”, e preferem fingir que o Japão é o único local no mundo onde as pessoas gostam de Visual Novels. Um dos nossos objectivos é tentar mudar essa situação o mais que conseguirmos.

jast-usa-visual-novel-entrevista-pn_00003

A JAST USA concentra-se mais em Visual Novels, mas os estilos vão do mais casual ao mais “quente”. Qualquer Visual Novel pode ser alvo de adaptação?

Nós somos como um “espelho” que reflecte tudo sobre o Japão, incluindo Visual Novels para adultos, RPG‘s e outros jogos com gameplay mais tradicional, e ainda, Yuri e Yaoi. Quando trabalhamos em jogos novos, tentamos encontrar títulos que completem o nosso lineup o melhor possível.

Os jogos estão disponíveis na loja da JAST USA, mas existe planos para outras lojas digitais/físicas?

Neste momento nós vendemos os jogos digitalmente, através do nosso site, JASTUSA.com, e edições físicas em JList.com, que faz parte da nossa Companhia, e que recentemente mudou de visual. Vamos começar a vender edições físicas no nosso site principal da JAST USA brevemente.

jast-usa-visual-novel-entrevista-pn_00002

A loja tem edições físicas. A procura é grande? O físico é para vocês um formato a manter?

Definitivamente, os nossos fãs adoram a escolha entre o formato digital e o físico, por isso, queremos continuar a fazer ambos, e muitas das edições físicas incluem um código de download. Temos tentado fazer o melhor que conseguimos em relação ás edições limitadas físicas, LittleWitch Romanesque, Raidy III, Starless e Shiny Days, todos estes tiveram boas Edições Limitadas.

É fácil pedir envio para Portugal?

Uma das razões que temos tido sucesso em vender jogos adultos, desde 1996, é que a internet nos permite ter uma ligação directa com os fãs em todo o mundo. Se as Visual Novels estivessem dependentes de uma loja comum, ou de uma cadeia de lojas, este tipo de jogos nunca iria ter sucesso, porque eles não percebem o conceito, nem as Visual Novels para +18, enquanto que para nós, elas são uma direcção importante, mas respondendo agora à pergunta, penso que o formato digital não precisa de apresentações, em relação ao formato físico, os jogos são enviados dos EUA, através do site Jlist.com, por isso, só têm de ter atenção à nossa Alfândega.

jast-usa-visual-novel-entrevista-pn_00007

Steins;Gate, School Days e Shiny Days são bastante conhecidos e dispensam apresentações para a maioria. São dos mais procurados?

Existe uma longa lista de jogos que são requisitados pelos fãs nos nossos fóruns, e tentamos sempre conseguir licenciar esses jogos primeiro. Claro, alguns desses jogos podem ser impossíveis de se licenciar, por exemplo, a Companhia não quer trabalhar connosco ou então têm medo de arranjar problemas com a venda de jogos para +18 fora do Japão (o que é ridículo, visto que, o Hentai tem sido popular já há mais de 20 anos, sem ter encontrado problemas). Muitas das vezes estas Companhias não estão bem financeiramente, por isso, muitas vezes eles não têm staff para trabalhar connosco, ou perderam algum source code importante (sim, já aconteceu).

Existem certamente outras pérolas escondidas. Que outros destaques não se devem perder?

Sim, claro, outros títulos menos conhecidos da Nitroplus (criadores do Steins;Gate), como por exemplo Demonbane, Saya not Uta e Hanachirasu. Penso que o School Days não precisa de apresentações, e é uma Visual Novel que se destaca porque é completamente animada, tal como um anime, e é efectivamente, para maiores de 18. Já agora, lançamos recentemente Shiny Days, as férias de verão que se passam antes do School Days. Falando em hentai, temos Raidy III, um dungeon-crawler old-school, onde até mesmo quando perdes, o jogador é que fica a ganhar, temos também um dos maiores lançamentos que fizemos este ano, o Starless, de Sei Shoujo, o criador do mitico Bible Black, sem duvida que Starless é uma das obras mais completas de Hentai feitas até hoje (atenção que não é para os fracos de estômago), e no ano passado lançamos também o LittleWitch Romanesque, o nosso primeiro lançamento de STEAM. Pessoalmente, o jogo que mais me marcou foi sem duvida Kana Okaeri, de Romeo Tanaka. Kana é a tua irmã mais nova que tem uma doença terminal, e tu, como irmão mais velho, vais fazer os possíveis para que ela fique sempre ao teu lado, mesmo quando o destino não deixa. O jogo original já é antigo, mas recentemente lançamos o remake, de qualquer maneira, temos ambas as versões disponíveis, e ambas são fenomenais. Outros jogos de Romeo Tanaka inclui Family Project e Yume Miru Kusuri.

jast-usa-visual-novel-entrevista-pn_00001

Aproveito também para fazer o convite ás minhas apresentações da JAST USA na Lisboa Games Week. Vão haver goodies e talvez um ou outro giveaway, por isso, apareçam!

Podem contar com algumas análises a jogos da JAST USA em breve aqui no PróximoNível!

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...