Desastre na vila escondida da Master Race

Naruto-Shippuden-Ultimate-Ninja-Storm 4 pc fail

Parece que a terra dos computadores tem estado a ser alvo de uma praga por parte do país do Sol nascente e não só. Com o passar do tempo e depois de uns primeiros passos tremidos com ports para o PC a mais recente “barracada” vem com o muito antecipado Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4.

Como consumidor escaldado com estes ports que me fazem chorar, optei desde logo pela versão PS4 e estou quase extremamente satisfeito, esperava maior fluidez mas isso é assunto para a análise. A verdade é que a versão PC de NSUNS4 é um exemplo perfeito daquilo que não deve ser feito.

O PC já cá anda há muitos anos e desde que me lembro, mesmo antes de ter consolas, lembro-me de jogar no PC. Existiam opções gráficas, de dificuldade, sonoridade, resolução, enfim uma panóplia de opções que ajustam o jogo ao computador em questão. No entanto estes ports que têm vindo a aparecer para o PC são uma autêntica vergonha que me fazem doer a alma.

pc port

Um jogo para uma consola não é nada mais nada menos do que um jogo optimizado para um computador, ou seja o jogo criado é optimizado com todas as opções dirigidas a uma consola, como não é possível fazer isso para todos os PC do mundo é natural que disponibilizem essas opções para que sejam os próprios utilizadores a optimizar o seu jogo. Mas não, parece que o Sol bate de frente e clicam na opção “Vai tudo igual sem opções que o orçamento não nos permite disponibilizar um menu de opções, se quiserem vão ao ficheiro do jogo e modifiquem eles!“.

Parece exagerado? Mas é isso mesmo que está a acontecer, cada vez mais este tipo de ports têm vindo a obrigar os mais entendedores do assunto a editar os próprios ficheiros para obter algo tão simples como o desbloquear do número de fps.
Está na altura das versões PC dos jogos começarem a receber o devido tratamento. Fazer um port directo da versão consola de um jogo sem qualquer tipo de opção para que seja possível optimizar o videojogo para o nosso PC não é aceitável.

pc dvd logo pn

No entanto porque é que estou apenas a gora a falar sobre este caso se isto já vem a acontecer há algum tempo e eu nem sou um dos lesados? É simples, hoje são outros amanhã pode ser um de vocês, eu ou outra pessoa qualquer. Este jogo para além de não dar essas opções contém ainda um número inacreditável de erros, para vos dar uma ideia fica aqui uma lista de erros comuns:

  • Trocar a linguagem do jogo sem razão aparente
  • Frame Drops
  • Não reconhecer comandos/teclados
  • Crashs frequentes
  • Suporte de resolução resume-se a 720p ou 1080p
  • Falta de optimização causa esforço desnecessário mesmo em Gpu’s potentes

Como disse no inicio, eu já estava desconfiado e optei pela versão PS4 e caso tivesse optado pela versão PC estava neste momento a preencher o formulário para um Refund do dinheiro na Steam. De lembrar também que este foi um jogo em que a produtora disse que Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 estaria a ser feito no PC de raiz e seria depois portado para as consolas.

Da minha parte este tipo de práticas é visto como uma forma de conseguir mais algum dinheiro enquanto se enfurecem alguns fãs, e por essa mesma razão não me sinto capaz de apoiar este tipo de iniciativas, se é para trazer o jogo a um maior número de consumidores todos devem ser tratados com respeito, afinal o dinheiro custa a ganhar e da última vez que verifiquei o € não tem conotação diferente para cada mercado (PC/Consolas).

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Share

You may also like...