Coisas sobre anime [14] Danganronpa 3 Future Arc & Despair Arc Anime

Apesar de as coisas terem andado um pouco ocupadas ultimamente, não me esqueci de fazer um novo “Coisas sobre anime”, tendo regressado mais uma vez. Na realidade para o assunto de hoje queria fazer antes uma análise, mas como já referi, a falta de tempo ainda não deu para tal, tendo então decidido em aproveitar esta rubrica para falar sobre algo relacionado com Danganronpa antes que o terceiro jogo veja a luz do dia.

Muito provavelmente a rubrica desta semana vai ser pequena, deixo apenas o aviso de que poderá haver spoilers sobre o primeiro e segundo jogo de Danganronpa, por isso continuem a ler à vossa custa.

 

– Danganronpa 3 Future Arc & Despair Arc –

O que eu quero falar hoje é sobre o “anime” de Danganronpa 3. Que na realidade não é uma adaptação a anime do jogo, até porque o jogo ainda não tinha sido lançado na altura, mas sim dos dois animes com o nome semelhante, “Danganronpa 3: The End of Hope’s Peak Academy”, estando dividido na Future Arc e Despair Arc. Muito provavelmente irei a fazer uma análise a ambos os animes no futuro, mas até lá acho por melhor explicar um pouco sobre o que é este anime antes de vocês embarcarem para o terceiro jogo.

Muito provavelmente quando terminaram o primeiro jogo, Danganronpa: Trigger Happy Havoc, que pensaram em como gostariam de ver o que acontecia às personagens que sobreviveram. Ou então quando jogaram Danganronpa 2: Goodbye Despair tiveram ainda mais vontade em ver os eventos que levaram à maior tragédia da história da humanidade, bem como várias perguntas sobre certas coisas e personagens do jogo, eu sei bem que tive e que as queria ver explicadas.

Felizmente algumas dessas questões mais importantes obtém resposta numa nova entrada da série. Não estou a falar de Ultra Despair Girls, embora esse jogo também dê informação sobre um ou dois eventos que levaram a Danganronpa 2, mas o anime vem explicar outras coisas que foram deixadas de lado.

Basicamente quando estreou, Danganronpa 3: The End of Hope’s Peak Academy teve dois animes no ar ao mesmo tempo, a Future Arc foca-se nas personagens do primeiro Danganronpa. Contando a história a partir do momento em que Makoto Naegi e os restantes sobreviventes escaparam Hope’s Peak e juntaram-se à Future Foundation. Onde Naegi é apreendido por defender os Remnants of Despair, e uma cara familiar aparece e recomeça o jogo de desespero.

Por outro lado Despair Arc conta a história das personagens do segundo Danganronpa. Focando-se em três personagens em específico, uma professora que tenta corrigir os seus alunos problemáticos, e o encontro entre um rapaz da escola de reserva e uma rapariga conhecida como a “Ultimate Gamer”. Cobrindo os eventos que levaram à maior tragédia da história da humanidade.

Reforço que a ordem a qual devem de ver os episódios tem de ser igual à ordem de lançamento, pois para além de responderem a questões colocadas nos jogos, ambos os animes reforçam o que vai acontecendo em cada Arc, por isso o primeiro episódio que precisam de ver é o de Future Arc, e o segundo é o de Despair Arc, e continuando a trocar até chegarem ao último episódio da Future Arc. Após isso existe um episódio final chamado Hope Arc que vem concluir os eventos de ambos os animes e a história que estava por contar, não sei dizer ao certo se prepara as coisas para o terceiro jogo porque ainda não o joguei, mas deixou-me ainda mais curioso em ver como as coisas vão correr.

Para além destes dois (três) animes existe também uma OVA que foi lançada com a edição limitada de Danganronpa V3: Killing Harmony no Japão, que basicamente é apenas um episódio que foca-se numa personagem favorita dos fãs, Nagito e que tem lugar entre os eventos do segundo jogo e a Future Arc. Não acrescenta nada à série mas no geral acho que foi um episódio interessante que fala imenso sobre a personagem.

Ou seja, pessoalmente recomendo verem o anime antes de pegarem no terceiro jogo. O anime responde a algumas questões e de certa forma conclui a saga das personagens dos jogos anteriores. A recepção por parte de alguns não foi boa devido aos finais, mas eu pelo menos tive um bom tempo e vi as respostas que queria ver.

——————————

Pupupupu