Box-Office (14/12 e 15/12) – O Assalto da Terra Média

Não será surpresa para ninguém, o filme inspirado na obra literária de JRR Tolkien de 1937, bateu vários recordes de bilheteira nos Estados Unidos este fim-de-semana (Sexta e Sábado). The Hobbit An Unexpected Journey tornou-se o filme recordista de receita num fim-de-semana do mês de Dezembro, e também no filme com maior receita numa Sexta-Feira do mês Natalício.

The Hobbit bateu ainda a receita na estreia dos filmes anteriores da trilogia do Senhor dos Anéis… se bem que o preço do bilhete para IMAX é superior ao bilhete normal.

Na prática esta semana há O Hobbit e os outros, mas devemos sublinhar o segundo lugar de Skyfall, um dos filmes mais rentáveis de sempre da série James Bond (bravo Daniel Craig e Sam  Mendes), e a queda livre do último capitulo da Saga Twilight.

 

1. The Hobbit: Unexpected Journey – O Hobbit: Uma Viagem Inesperada. 84.8 Milhões de dólares no fim-de-semana de estreia. Já estreou em Portugal e podem ler a análise aqui, no Próximo Nível.

2. Skyfall. Na sexta semana somou 7.0M no Box-Office, acumulando 272.4M no total. Já estreou em Portugal e podem ler a análise aqui, no Próximo Nível.

3. Rise Of The Guardians – A Lenda dos Guardiões. Quarta semana no top para o filme da Dreamworks, com uma receita de 7.0M e 71.0M no geral. Já estreou em Portugal.

4. Lincoln. O filme de Steven Spielberg tem reunido consenso junto da crítica e neste fim-de-semana somou 7M. No total das seis semanas em exibição são 107.7 milhões de dólares. Estreia em Portugal a 31 de Janeiro.

5. Life Of Pi – A Vida de Pi. Quarta semana e o filme de Ang Lee insiste em cativar o público americano. A Vida de Pi somou 5.4 esta semana e 69.5 no total. Estreia em Portugal esta quinta-feira, 20 de Dezembro, e será analisado pela equipa Próximo Nível.

6. Breaking Dawn Part 2 – Saga Twilight: Amanhecer Parte 2. Ou “Breaking Down” por aí a baixo–. O filme dos vampiros e lobisomens adolescentes perdeu o fulgor das primeiras semanas, e à quinta semana a Saga Twilight desce duas posições. O filme regista uma receita de 5.1M durante o fim-de-semana e um total de 276.8M acumulados. Já estreou em Portugal.

7. Wreck-It Ralph – Força Ralph. O filme de animação da Disney segue na sétima semana no top e continua a engordar os cofres da Disney. Não tenho uma bola de cristal, mas palpita-me uma sequela. Receita de 3.2M no fim-de-semana e um total de 168.7M. Já estreou em Portugal e podem ler a análise aqui, no Próximo Nível.

8. Playing For Keeps. A comédia romântica com Gerad Butler, Jessica Biel e Catherine Zeta-Jones consegue uma receita de 3.2M na segunda semana de exibição, acumulando 10.8 no total. Nada mau para um filme com um tópico sobre futebol europeu. Este filme ainda não tem data agendada para Portugal.

9. Red Dawn- Amanhecer Violento. Quarta semana e 2.3M de Box-Office para o filme de acção. Uma receita total de 40.8M. Já estreou em Portugal.

10. Silver Linings Playbook. Semana cinco e o regresso deste filme independente ao top 10 do Box-Office. Com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Robert De Niro nos principais papéis, Silver Linings Playbook reacendeu a curiosidade do público com as excelentes críticas e nomeações para prestigiados prémios (Globos de Ouro). Receita de 2.0M no fim-de-semana e 17.0M no total. Estreia em Portugal a 10 de Janeiro.