Antevisão – Super Mario Maker

antevisao-super-mario-maker-pn-n

Eu diria que esta é a altura certa para os arrependimentos. Porque é que não apontámos antes num papel o motivo pelo qual fizemos Rage Quit de algum jogo de Mario no passado? Agora seria a altura da vingança. Ou porque é que não apontamos todas as ideias criativas que já nos ocorreram em relação a algum nível em específico ou a alguma ocorrência relacionada com a história entre os personagens? Agora seria o momento de investir todos essas ideas de génio em níveis divertidos ou desafiantes neste Super Mario Maker (que só decidiu surgir agora).

É um facto que todos nós ansiávamos por um jogo assim, fosse consciente ou inconscientemente, ainda para mais sendo tão versátil que disponibiliza cenários desde os mais clássicos até aos mais recentes, incluindo os universos e cenários de Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World e New Super Mario Bros U. O Super Mario faz 30 anos e nós ficamos com a prenda.

antevisao-super-mario-maker-pn-n1

Passando à parte onde os sonhos e lendas se tornam realidade, onde cada um “faz o que quer” e onde podem ser vocês a “ditar as regras do jogo”. Claramente que não estou a falar do “Mundo Encantado dos Brinquedos” mas sim do modo Editor do Super Mario Maker, uma opção em que podem ser intuitivos e criativos ao máximo.

Este constituinte vital do jogo oferece funcionalidades bastante curiosas e guarda vários “Easter Eggs” para os que dedicarem algumas horas à criação de níveis. Para não falar no desbloqueio constante de novas ferramentas e utensílios. Temos aqui “em mãos”, um jogo com potencial para durar horas e horas e horas, com o nível de entretenimento no pico.

antevisao-super-mario-maker-pn-n2

Sim. Dá para criarem uma lula gigante com asas adicionando-lhe um cogumelo e as asas em si. Não parece divertido? Na verdade dá para criar todo o tipo de criaturas que até poderiam deixar o Mario completamente assustado se ele não tivesse sempre com a mesma “poker face” perante todos os obstáculos que se atravessam no seu caminho.

Há também a possibilidade de chegar a um meio termo. Criar níveis maléficos ou “troll” para desafiar os vossos amigos a superar. Como foi o caso da relação claramente pouco saudável (mas divertida) que se fez notar entre mim, o Daniel e o Shadow quando criámos níveis de forma maléfica uns para os outros.

antevisao-super-mario-maker-pn-n3

E agora sim, chega a altura de referir os níveis já criados e guardados por outros jogadores. Estes encontram-se disponíveis online a partir do momento em que o criador seja capaz de vencer o próprio nível, caso contrário não será possível publicar o nível. Isto para evitar que existam desafios impossíveis e frustrantes. Apesar de alguns parecerem impossíveis mesmo. Por falar nisso… se acham que já jogaram Super Mario o suficiente na vossa vida e estão prontos para aceitar qualquer desafio que vos seja colocado, experimentem os níveis da Nintendo World Championship.

O jogo ainda se encontra em desenvolvimento e ainda não sabemos que novas surpresas irão chegar a Super Mario Maker. Para além dos anteriormente referidos, que outros mundos gostariam de ver na versão final de Super Mario Maker? Super Mario Bros 2? Super Mario Bros 3? Super Mario 3D World? Yoshi’s Island? E talvez até… Mario Kart, para total destruição da humanidade?!

antevisao-super-mario-maker-pn-n6

 

Super Mario Maker chega em exclusivo à Wii U a 11 de Setembro. Podem contar com a nossa análise perto do lançamento.

Não se esqueçam de ver o video que gravámos quando visitámos a Nintendo Portugal para experimentar todos os novos jogos anunciados na E3:
PróximoNível Podcast 23 – Especial Jogos Nintendo da E3

Catarina Perez

Sou o resultado de uma experiência feita pelo governo que correu mal. Encontro-me em missão de fuga, disfarçada de Algarvia pouco bronzeada (quase transparente), perdida pela capital com uma 2DS na mão e um Mew na Pokébola. O PróximoNível é o meu esconderijo secreto preferido onde posso fazer as coisas mais divertidas: jogar, comer, ver anime, ser tonta e jornalismo.

More Posts

Catarina Perez

Sou o resultado de uma experiência feita pelo governo que correu mal. Encontro-me em missão de fuga, disfarçada de Algarvia pouco bronzeada (quase transparente), perdida pela capital com uma 2DS na mão e um Mew na Pokébola. O PróximoNível é o meu esconderijo secreto preferido onde posso fazer as coisas mais divertidas: jogar, comer, ver anime, ser tonta e jornalismo.

  • Kanudo

    Não me vejo a adquirir este jogo na altura de lançamento, mas estou curioso em ver o tipo de níveis que os jogadores mais criativos vão fazer.

    Permitir publicar o nível apenas se o criador conseguir concluir o nível parece uma boa ideia.