Antevisão – Destiny

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Durante as últimas semanas, a Bungie abriu as portas do universo de Destiny para que todos pudessem jogar.

Tudo começou com a entrada de jornalistas, convidados e donos de reservas do jogo, mas nos últimos dias, já todos podiam aceder e experimentar o jogo.

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Agora que a Beta fechou e quem participou pôde ver qual o tema e funcionamento do jogo, está na altura de ver o que nos foi possível experimentar e prever o resultado final.

Assim sendo, esta antevisão é mais um resumo focado do que foi a Beta e o que esta aponta para o produto final que será Destiny.

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Apesar de ser possível jogar sem a presença de outros jogadores, Destiny é claramente uma experiência de levar os jogadores para um mundo online persistente ao estilo de um MMO. As missões incentivam a isso, o multijogador pede que assim seja e até o Lobby aqui é uma zona que está recheada de jogadores.

Isto leva a um dos primeiros entraves que podemos encontrar na versão final, pois Destiny vai ser jogado sempre com ligação à internet, mesmo que prefiram jogar sozinhos. Não só este é um problema para pessoas que não tenham a consola ligada à internet, como pode trazer os típicos problemas de trolls que invadem a vossa missão para matar tudo. Isso aconteceu na Beta e é quase certo que irá acontecer ao longo da vossa campanha.

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De qualquer forma, isto também acaba por ser um ponto alto, pois alguns momentos realmente impressionantes da Beta aconteciam em eventos especiais onde os jogadores se uniam sem plenar nada e lutavam contra um inimigo comum. É uma espécie de interacção online que não vai chatear imenso, mesmo que prefira jogar sozinho. Em certos momentos até fazia lembrar o online de Journey, o que é um bom elogio.

Uma das grandes limitações da Beta foi claramente o nível máximo e até onde podíamos ir, mas era possível jogar com qualquer uma das três classes e raças disponíveis.

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A experiência de evoluir e a forma como até as armas e equipamentos ganham experiência é realmente empolgante. Dei por mim a gastar bem mais tempo do que devia na Beta, mesmo a nível 8, a fazer upgrade às melhores armas que conseguia equipar, o que é muito bom sinal, afinal, existem poucas coisas mais gratificantes num jogo do que ver uma barra de experiência a subir.

Já no que toca às localizações e missões. Ao que parece, a vasta maioria das missões por planeta vão decorrer sempre na mesma localização inicial, fazendo lembrar coisas como Monster Hunter ou Phantasy Star Online, onde o destino é sempre o mesmo e o que muda é onde vão e o que precisam de fazer nestas zonas.

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Esta aproximação deixou-me algo decepcionado, pois estava à espera que cada planeta tivesse mais que uma localização distinta. Vamos ver se o jogo final vai abrir mais zonas em cada planeta já conhecido ao longo do tempo, ou se esta limitação vai prejudicar o jogo de alguma forma.

Como muitos devem saber, eu não sou um grande fã de jogos PVP para vários jogadores, prefiro as boas missões e uma boa história. No entanto, tive de experimentar o Crucible de Destiny para ver como funcionava. Confesso que fiquei agradado pela positiva, mesmo que não tenha sido o melhor momento que vivi em Destiny.

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Os mapas disponíveis mostravam combates em zonas abertas onde haviam até veículos e outros mais pequenos com combate mais próximo. A minha opinião e da maioria de todos os que jogaram comigo, é que os mapas mais pequenos vencem claramente o bolo. Os grandes eram apenas um ninho de snipers, campers e aqueles que conseguiam monopolizar os veículos. Por isso espero que exista uma boa dose de mapas dos dois estilos e que nos permitam escolher quais preferimos na versão final.

A versão que joguei correu em PS4, por isso pude ver o visual da nova geração de Destiny. Apesar de não ser o melhor que já apareceu nas novas consolas, é um jogo bastante bonito, com uma boa arte e direcção artística. As paisagens são simplesmente soberbas e continua a manter o impacto que outros da Bungie já fizeram na sua altura.

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Sonoramente o trabalho parece muito bom no geral e já era possível jogar em várias línguas, incluindo PT-BR. Vamos deixar este departamento para melhor análise na versão final.

Ainda muito ficou por ver de Destiny. A Beta foi claramente uma primeira fatia de um bolo bem maior, mas que me deixou ansioso por experimentar o produto final. Apesar de correr apenas nas consolas, deu para ver até pelos menus que é um jogo que grita PC por todos os lados, por isso é bem provável que um dia venha a migrar para essa plataforma.

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As primeiras impressões de Destiny foram boas, ainda para mais para um grande fã de RPG como eu, mas o resultado agora não pode ser menor que brilhante. Estão aqui consolidados os genes de jogos como Monster Hunter, Halo, Borderlands, World of Warcraft e até Diablo, por isso as expectativas não podiam estar mais elevadas. É bom que a Bungie consiga activar o Traveler no lançamento, o qual ocorre a 9 de Setembro para a PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

Podem ver mais imagens captadas durante as minhas sessões de jogo aqui:

Daniel Silvestre
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