Animes do Outono 2016 – Openings e Endings

animes-outono-2016-logo-pn

Já se passou um mês, e se já viram a lista de trailers desta temporada de anime e até comentaram o que andam a ver. É altura de então partilharem quais os vossos openings e endings favoritos desta temporada de Outono de 2016.

[Ajin 2 OP]

Em termos de música tenho a dizer que gostei mais da primeira abertura de Ajin, apenas acho que dava um outro ambiente à série, que até combinava com os acontecimentos. É verdade que esta segunda temporada está um pouco mais leve, sendo que até agora tem sido tudo preparação para um grande confronto, e a música pode até calhar bem com as cenas de acção mostradas durante a opening, ainda assim, preferia o tema da primeira abertura.

O motivo pela qual dou destaque então deve-se mesmo à animação. É o mesmo estilo que a primeira temporada, onde vão dando destaque às personagens principais e etc. Mas a forma como está apresentado e animado agrada-me imenso, tornando o opening diferente dos outros. O ending acaba por ser igual, usa o mesmo formato que o da primeira temporada, mas na minha opinião a música não acaba por ser grande coisa, daí não o destacar.

Ao contrário da segunda temporada, a terceira de Haikyuu!! não demorou muito para me agradar. Não estou a exagerar quando digo que quem conhece a série consegue observar e identificar cada elemento que a animação desta abertura quer transmitir, acompanhado por mais uma boa peça sonora que combina com os momentos mais importantes da mesma. O ending por sua vez acaba por ser diferente dos anteriores, mas eu gosto deste tipo de ending que mostra todas as personagens a “caminhar”, distribuídas pela importância que tem na história, e a música até que é bastante calma faz um bom contraste com o que acontece durante os episódios. Como o vídeo no permite integração, fiquem aqui com o link para o ending.

[Haikyuu!! 3 OP]

[Hibike! Euphonium 2 OP]

Ao fim e ao cabo acaba por ser uma abertura típica da KyoAni. Devo dizer que a primeira vez que a vi estranhou-me um pouco, mas agora acho que é uma abertura muito melhor que a da primeira temporada. Algumas partes estão parecidas à primeira abertura, mas desta vez ao invés de dar destaque apenas à quatro personagens, muitas mais recebem tempo de antena, o que apenas indica que a importância das mesmas na história aumentou. E a música acaba por ser mais alegre, o que até combina com o que é mostrado durante a abertura. Mais uma vez, acho que o ending da temporada anterior era muito melhor, algo que curiosamente me faz referir que Hibike ainda não tem um ED definido, o da primeira temporada ia buscar muito a Tamako Market, que até combinou muito bem, e o desta tem um ar de K-On!, o que acho que não funciona com a série.

Apôs três temporadas com Working!! (que já agora, é o spin off desta “nova” série) a apresentar um opening e ending específicos em termos de animação e música, acabou por ser um pouco estranho ver um opening um pouco diferente. Acaba por seguir um pouco o mesmo formato, mas apresentado algo diferente enquanto mantém a alma da série, no entanto ao contrário dos openings do spin off, esta série falha em mostrar as peculiaridades das personagens na opening. Mas até que me agrada…

O mesmo posso dizer para o ending, apesar de combinar com esta “nova” série, acaba por não ter o mesmo impacto que os endings de Working!! ofereceu ao longo das suas 3 temporadas. Uma das razões também se deve ao facto de achar que os seyuus de Takanashi, Souma e Satou serem melhores cantores que os seyuus de Daisuke, Adachi e Yuuta (o facto de Daisuke Ono dar a voz a Satou já é um ponto positivo para mim). Bem como a música usada nos EDs de Working!! que acaba por ser bastante boa, algo que o ED de WWW.Working não conseguiu agradar-me (podem sempre comparar com estes links, Working!! ED1, ED2, ED3, WWW.Working ED1).

[WWW.Working!! OP]

——————————

Existe sempre um ou outro OP e ED que ache catchy, mas estes são os que na minha opinião merecem destaque. Então e vocês? Digam na zona de comentários.

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.