Análise – WRC 5

wrc-5-analise-review-pn-n_00001

Se existem um problema com uma licença externa ao mundo dos videojogos, é que estas acabam por passar de mãos a dada altura do campeonato.

Lembram-se da Evolution Studios e o trabalho feito em WRC na era da PS2? E o da Milestone? Foram trabalhos de longa duração que foram crescendo e atingindo qualidades mais evoluídas com cada lançamento.

Infelizmente foi isso que voltou a acontecer, a Milestone estava já próxima de um grande ponto de equilíbrio, mas teve de passar a licença para Kylotonn Games, os quais tiveram de começar tudo de início, uma vez mais.

Isto é notório mal ligam o jogo, WRC 5 está algo desprovido daquela experiência e conhecimento de várias edições, como tal, os menus parecem mais vazios, as opções mais simples e até a jogabilidade sofreu com a passagem.

WRC 5 aposta forte no modo carreira, onde assinam como um novato e tentam ganhar contratos para subir na carreira, tendo acesso a carros melhores e mais velozes, provas de renome e competição a sério.

Tal como seria de esperar, podem contar com as provas oficias, onde não falta o Rally Vodafone que decorre no nosso país, os saltos clássicos da Filândia ou as curvas geladas da Suécia.

Embora as pistas tenham um aspecto real e sejam bem diferentes de país para país, é impossível não sentir que estas não parecem tão vivas como deviam. É verdade que gostei de ver os diversos efeitos climatéricos em acção e fases do dia, mas nada que se compare a algo como um Driveclub.

Quanto à jogabilidade, é claro que WRC 5 se aproxima mais de um formato arcade do que da simulação. O jogo é mais “amigo” do jogador, e mesmo que desliguem as ajudas, sentem sempre que podia ser bem mais impiedoso e desafiante.

A resposta dos carros está bem conseguida, mas estes parecem bestas domesticadas do que máquinas perigosas. Alguns divertem mais do que outros, mas nunca me senti realmente empolgado a jogar com os carros menos poderosos. Existem danos e o carro pode mesmo parar caso esteja bastante danificado, mas nada que não se consiga evitar com alguma prática.

Falando em prática, existe um modo de treino para aprender as manhas de WRC 5, que embora ajude bastante, podia ser menos exigente nas lições mais básicas, que acabam mais por limitar mais do que deixar o jogador perceber através de experiência.

As notas dos co-pilotos estão bem construídas, mas não se adaptam sempre bem ao que se passa. Por vezes cheguei a fazer curvas demasiado apertadas onde subi um pouco o passeio, apenas para que o co-piloto ficasse desrregulado em relação à próxima zona, ou resolvesse saltar a indicação à frente. Será que ficou amuado? Foram só uns solavancos.

Além do modo principal, podem ainda criar provas, competir directamente ou ir online. Uma vez mais, cada um destes modos parece demasiado simples, o que é de estranhar, pois existem um extra destinado a eSports que será activado no futuro para criar eventos. Eu sei que existe esta febre agora, mas não seria melhor afinar o jogo um pouco melhor antes de um salto destes?

No que toca ao visual, também aqui WRC 5 se deixa ultrapassar por outras opções, como Forza, DriveClub, Project Cars, entre outros. Mesmo que consiga criar o ambiente de Rally por vezes, está cheio de texturas menos conseguidas, algumas quebras de fluídez notórias, pop-ups de objectos no cenário e desfazamento da imagem, isto pelo menos na PS4.

O som dos carros por seu lado está bastante bom, não existem músicas irritantes nos menus e as vozes dos co-pilotos estão bem conseguidas.

[Todas as imagens presentes nesta análise foram captadas durante as nossas sessões de jogo]

Como grande fã de Rally que sou, fiquei bastante desapontado com WRC 5, especialmente depois de um grande ano apresentado pela Milestone antes de ter deixado a marca. Acredito que existe aqui material suficiente para começar e evoluir a série novamente, mas até lá, só o recomendo a quem estiver mesmo desejoso por uma nova temporada de Rally.

Positivo:

  • Modo de treino
  • Licenças oficias
  • Efeitos climatéricos e mudança da fase do dia

Negativo:

  • Jogabilidade não tão gratificante
  • Modos pouco vastos
  • Visual pouco evoluído
  • Problemas técnicos
  • Bugs nas leituras dos co-pilotos

razoavel-oficial-an-pn-img

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

  • Famel_Zundapp

    Boas! Sendo eu um fã de WRC mas não querendo gastar dinheiro mal gasto, aconselhas-me a esperar por Janeiro pelo Sébastien Loeb Rally EVO ou a diferença não será assim tão grande deste WRC 5? Obrigado

  • Fabrizio Leandro

    Jogo fantástico foi Wrc Evolved.Não saiu até hj um naquele nível de simulação e realismo gráfico.Segundo melhor jogo de rally de todos os tempos.Só atrás do RBR