Análise – Underground

underground logo

Underground é um jogo de quebra-cabeças para a Wii U onde controlamos dois braços mecânicos com o objetivo de guiar pequenos robots através de minas. Para isso podemos contar com várias ferramentas e vários elementos com que temos de interagir nestes cenários.

Uma a uma, as ferramentas são introduzidas começando com uma ferramenta que dispara eletricidade e que serve sobretudo para dar choques e descongelar os robots, uma broca para desimpedir caminho e uma garra para movimentar objectos.

large

Underground conta também uma história, o que acaba por dar algum contexto ao que se passa, e ainda mais surpreendente foi o facto de este jogo ter alguns Boss pelo meio. Estes proporcionam uma pequena distração sobre os níveis normais. Com a progressão no jogo, os níveis ficam mais complicados e acabaremos por perder alguns robots pelo caminho quer seja pela nossa falta de atenção a um certo ponto da mina, quer seja pelo controlo dos braços mecânicos. Estes têm uma introdução que se vai acentuando um braço de cada vez de modo a habituar o jogador ao seu uso.

Infelizmente a minha experiência com este jogo deixou muito a desejar, não achei o jogo divertido e os controlos só pioram a situação. Cada mina ou nível faz-se sentir como uma trabalho. Em Underground, as ferramentas não têm de todo a melhor precisão, muitas vezes era necessário colocar a broca num certo ponto da pedra que iria destruir para que surtisse o efeito desejado; aqui não haveria problema, não fossem os controlos flutuantes dos braços mecânicos.

large (1)

Controlar os braços mecânicos e por consequência a câmara pode deixar-nos quase sem visão sobre a área da mina onde estamos, o touch pad da Wii U serve apenas para selecionar as ferramentas enquanto movimentamos os braços mecânicos com os analógicos.

Mesmo em níveis mais avançados onde podemos ser atacados, o jogo não me proporcionou diversão, os robots que temos de conduzir até à saída sabem exactamente por onde ir, o que precisamos de fazer é desimpedir o caminho, no entanto, se por acaso criarmos mais do que uma hipótese de conduzir os robots até à saída, existe a hipótese destes robots utilizarem o segundo caminho para voltar para trás.

underground3

No geral, é um jogo simples onde os controlos são imprecisos e onde nem dar choques a robots para que estes se apressem para a saída tem piada mais do que uma vez.

Underground não proporciona diversão e torna-se uma tarefa prolongada ao longo de níveis cada vez mais extensos. Existem jogos muito mais apelativos na eShop e a menos que sejam fãs acérrimos de puzzles e não se importem com controlos flutuantes e imprecisos, Underground não é para vocês.

Positivo

  • A história poderá ajudar a envolver no jogo
  • Muitas mecânicas diferentes

Negativo

  • Controlos flutuantes
  • Níveis segmentados
  • I.A. dos robots por vezes é irritante
  • Aborrecido e pouco divertido

razoavel-oficial-an-pn-img

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Share

You may also like...