Análise – Tsurezure Children

  • Episódios: T1 – 12
  • Temporada: Verão 2017 (Julho – Setembro)
  • Produtores: Studio Gokumi ; Nihon Ad Systems, Kodansha, Movic, KlockWorx, Sony Music Entertainment, King Records, BS11, Animatic
  • Géneros: Comédia, Romance, Shounen, Vida Escolar
  • Idades: +13
  • Adaptação: 4-Koma

Existem muitas histórias que decidem focar-se em romance, afinal de contas se duas personagens estão a interagir uma com a outra o normal é ambas acabarem na mesma cama, ou pelo menos é isso o que a maioria das fanbases pensa, já para não falar que o romance adiciona um outro lado da história para explorar e é uma boa oportunidade para desenvolver as personagens.

No que toca a anime é normal grande parte das histórias contar com romance, embora algumas vezes não haja nada de especial que faça a relação das personagens sobressair em comparação a outros animes. Tsurezure Children (Tsuredure Children) decide abordar esse tema ao explorar várias personagens com diferentes personalidades nas mais diversas relações. Desde o momento em que uma personagem mostra interesse noutra, até ao momento em que um par é formado e tudo o que está para além disso.

Normalmente um anime de romance conta apenas com um ou dois pares de personagens que estão interessadas em entrar numa relação, dedicando os seus episódios a fazer crescer a ligação entre essas personagens, por vezes oferecendo um ou dois desentendimentos pelo meio e depois focando-se nas outras personagens que não têm nenhum interesse amoroso na sua vida. No entanto em Tsurezure Children se uma personagem existe então o mais provável é essa personagem estar interessada em alguém ou já estar numa relação, o que faz com que a maioria do elenco esteja com problemas de amor.

Tsurezure Children apresenta-nos então um grande elenco de personagens que vai desde o par de comediantes Chiaki e Kana que tem uma sincronização perfeita, até ao par de Kaji, a delinquente que fuma atrás da escola, com Akagi, o rapaz todo responsável e que é membro do concelho de estudantes. São várias personagens, mas enquanto que a capacidade para recordar todos os nomes possa estar fora do alcance de muitos, estas personagens são bastante fáceis de ficar na memória, pois para além dos designs únicos as suas personalidades também acabam por se destacar.

Com tantas personagens e situações presentes Tsurezure Children podia facilmente perder-se numa enorme confusão, mas o anime acaba por encontrar uma boa solução para a sua história ao focar-se em cada par através de pequenos segmentos ao longo de cada episódio. Isto é certamente a melhor opção a tomar, até porque alguns pares vivem de acontecimentos que têm lugar no momento, fazendo com que esses segmentos sejam episódicos, enquanto que outros pares têm um tema que se vai prolongando com cada aparição.

No que toca às personagens, a maioria do elenco está bem trabalhado e tem o devido tempo de antena onde conseguem fazer brilhar o seu ponto forte, no entanto existe uma ou outra personagem que simplesmente necessitava de mais tempo para se fazer notar. Infelizmente em termos de história nem todos os conflitos são resolvidos, havendo uns pares que conseguem alcançar um desfecho razoável e outros que não chegam a lado nenhum durante esta jornada.

A comédia é uma constante presente em Tsurezure Children, devido à interação entre as personagens. Estando sempre no ponto certo andando de mãos dadas com o romance, fazendo uma combinação perfeita entre estes dois velhos companheiros que marcam o género de comédias românticas. Obviamente que o drama também marca presença, mas este não é assim tão forte como poderia, já que Tsurezure Children está mais virado para um olhar leve sobre estas várias histórias de amor do que em ter momentos mais pesados. No entanto continua com bons momentos dramáticos e com emoção que tanto podem meter o espectador um pouco triste como com um sorriso parvo na cara, mas a maioria destes momentos vem acompanhada de comédia que no fim acaba por sobressair em comparação ao drama.

Um dos pontos fortes é que com o tamanho do elenco de Tsurezure Children é certo haver uma personagem e casal para os gostos de todos os espectadores. O que normalmente é apenas uma trope de anime que não pode ser bem explorada devido à falta de um recipiente para essa personagem, recebe aqui a oportunidade para ir além disso, provando que afinal até algo que é usado várias vezes ao ponto de ser chamado cliché, também pode ser desenvolvido de uma maneira decente e tornar-se interessante de ver.

Ao fim e ao cabo este é um anime dedicado a quem quer passar um bom momento sendo um romance repleto de comédia, em especial quando odeiam esperar uma temporada inteira até alguém confessar o amor que sente por outrem. Os episódios não são os habituais 24 minutos que normalmente encontram nos vários animes comuns, mas de 12 minutos, o que tendo em conta o formato em como o anime está construído e aquilo que quer apresentar, funciona bastante a seu favor. O ponto negativo a retirar disso, é a falta de tempo para apresentar outras personagens que por vezes aparecem no cenário e que o espectador não tem ideia de quem são.

O aspecto colorido que as personagens apresentam ajuda a identificá-las e ao mesmo tempo a dar um outro ar ao anime, conferindo-lhe aquele ar leve e livre de preocupações, como um anime que apenas quer mostrar as suas personagens em diversos tipos de relações. A banda sonora é razoável mas oferece o efeito desejado que as cenas requerem quer em drama ou comédia. E o voice acting serve que nem uma luva para todas as personagens presentes, dando ainda mais vida às mesmas.

Basicamente o que vão encontrar em Tsurezure Children é o que normalmente acabam por ver em outros animes RomCom mas com o seu canto dedicado para poder desenvolver as suas relações sem interrupções. Se existe algum tipo de personagem que normalmente não gostam, então é bem provável que vão gostar de a ver neste anime pois para além de estas personagens terem o seu espaço para brilharem, as várias relações presentes agradam a gregos e troianos devido à interação que os pares têm. E sim, a comédia e o romance mesmo vão colocar os mais variados sorrisos nas vossas caras.

Positivo:

  • Katori-senpai AK.A. Love Master
  • Várias histórias e personagens diferentes
  • Boa execução de romance e comédia

Negativo:

  • Algumas situações ficam por resolver
  • Aparecimento súbito de novas personagens sem introdução prévia