Análise – Total War: Warhammer

Depois de anos e muita experiência, a série Total War passou para um caminho bastante interessante e que irá puxar os galões deste conceito que poderá ser explorado ainda mais. Sendo assim vemos então o lançamento de Total War: Warhammer, um jogo produzido pela conhecidíssima The Creative Assembly e que promete adicionar alguns ingredientes interessantes a esta fórmula.

Neste jogo continuamos a ter uma experiência Total War que muito conhecemos. Todas as fundações principais estão bem assentes e este jogo comprova isso mesmo. Sendo assim, vamos escolher a nossa facção e – desta vez – raça dentro do mundo Warhammer para assim conseguir conquistar aquilo que cada um deles anseia. Dito isto, temos dois pontos fundamentais, a vertente mais política e de gestão que se dá fora do terreno de combate e a parte mais brutal e estratégica de combate.

total-war-warhammer-review-1-pn

Fora dos combates vamos escolher governar o nosso reino e melhorá-lo ao mais ínfimo pormenor. Com o passar do tempo e com o crescimento do nosso reino, vamos decidir aspectos importantes como a criação de novas infraestruturas das nossas bases, mover os nossos exércitos pelo mundo fora e até criar alianças ou guerras com outras facções ou raças.

Falando das facções, este é um dos aspectos mais interessantes do jogo. Com esta inclusão do lore Warhammer podemos ver uma enorme variedade nas nossas unidades de combate e sendo assim adicionar mais elementos de combate. Desde unidades voadores, até gigantes, temos um grande potencial em explorar este ponto, sem falar que cada raça pode usar poderes especiais como o caso da que eu escolhi, Vampire Counts, têm a capacidade de recrutar as casualidades de combate e ressustitá-los para o seu exército de mortos-vivos.

total-war-warhammer-review-2-pn

Os combates continuam a ser o ponto fundamental deste jogo, que requerem uma boa dose de estratégia e habituação ao terreno de combate. Apesar do jogo nos ajudar a escolher e a criar o nosso estilo de combate, somos nós que teremos de arrumar o nosso exército e assegurar a vitória. Elementos chave como medo, fadiga e não só continuam a fazer parte dos combates, pelo que podem ter um exército gigante, mas se estiverem cansados dos vários combates poderão perecer frente inimigos menos numerosos.

Este continua a ser um daqueles jogos em que seremos punidos severamente por qualquer tipo de movimentação ou atitude mais descuidada, pelo que a paciência e os passos medidos serão muito importantes desde o início. A campanha de cada uma das raças é bastante interessante mas penso que podia ter sido um pouco mais trabalhada no geral, pelo que deixa um pouco a desejar em certas ocasiões.

total-war-warhammer-review-3-pn

Apesar de não ser o jogo mais belo esteticamente dado à natureza do jogo, Total War: Warhammer continua a boa tradição de demonstrar pela apresentação um ambiente de guerra muito bom e extremamente convincente. O jogo oferece-nos a capacidade de ter várias perspectivas do campo de batalha no que toca à aproximação da câmera, sendo possível vermos os combates entre batalhões de muito perto ou então ver de longe.

A própria sonoplastia é também um ponto alto durante as partes de maior acção, pelo que iremos sentir bastante bem as batalhas com barulhos de golpes a serem deferidos, cavalgadas monumentais dos batalhões, gritos de guerra e todo o tipo de sons que estão inseridos. Tudo isto será acompanhado por uma banda sonora digna de batalhas épicas e adequadas às situações do jogo.

total-war-warhammer-review-4-pn

Sinto que este novo Total War é capaz de ser um dos capítulos mais interessantes de toda a série mais pela capacidade de introduzir novos elementos com esta junção com o mundo Warhammer, desde as unidades de combate, habilidades especiais e até às personalidades de uma das raças e facções.

Se gostam de jogos de estratégia no geral ou da série Total War, então vão muito provavelmente gostar desta nova aposta da The Creative Assembly pelo que vale todo e qualquer cêntimo que depositarem nele.

Positivo

  • Um jogo de estratégia competente
  • Uma boa mistura entre a mitologia do mundo Warhammer
  • Estratégia muito mais profunda com a introdução de unidades do mundo Warhammer
  • Ambiente de combate espectacular

Negativo

  • Campanha poderá aborrecer alguns
  • Alguns problemas de fluidez

pn-muito-bom-2016-3

Share

You may also like...