Análise – The Ratchet and Clank Trilogy

ratchet-and-clank-trilogy-analise-review-pn_00001

Entre as várias séries icónicas da era PS2, Ratchet and Clank foi uma das primeiras a ter confirmação para uma compilação HD na PS3.

Quase dois anos depois de ter sido lançado na PS3, foi a vez da Sony lançar de The Ratchet and Clank Trilogy na PS Vita. Porém, será que corre tão bem como as restantes adaptações do género?

ratchet-and-clank-trilogy-analise-review-pn_00002

Tal como o nome indica, The Ratchet and Clank Trilogy inclui os três jogos lançados na PS2, estamos a falar de Ratchet & Clank, Ratchet & Clank 2: Locked and Loaded e Ratchet & Clank 3.

Já na altura em que foi lançado na PS3, jogar a compilação permitia ver o quão bem a série tinha evoluído ao longo de cada jogo e o mesmo acontece também na versão PS Vita, embora de forma menos disfarçada.

ratchet-and-clank-trilogy-analise-review-pn_00003

Na PS Vita, o primeiro jogo sofre claramente pelo peso do tempo, é aquele onde se nota mais o lag ao carregar nos botões para realizar qualquer acção, especialmente na mais importante, a de saltar, que aqui parece ainda mais retardada que nunca.

Passando para o segundo e terceiro jogo, a coisa melhora substancialmente, sendo que os próprios jogos já parecem bem mais sólidos e mais precisos, algo que se nota até no jogo e narrativa em si.

ratchet-and-clank-trilogy-analise-review-pn_00004

Em termos de jogabilidade, as plataformas é algo que se adapta bem à PS Vita e até o sistema de mira e armas funcionam bastante bem. Não é tão preciso como outras ofertas do mesmo estilo na portátil, mas está ao nível das expectativas.

Apesar de ter um ecrã mais pequeno, parece que The Ratchet and Clank Trilogy não fica tão bem na PS Vita como num bom ecrã HD a correr na PS3. Muitas das texturas parecem desactualizadas e algumas zonas sofrem por ser demasiado baças. Quanto à música, esta está bastante boa e as vozes melhoram à medida que vão passando para os jogos mais recentes.

ratchet-and-clank-trilogy-analise-review-pn_00006

Claro que como um todo, The Ratchet and Clank Trilogy é um jogo bastante bom para a PS Vita, especialmente se nunca jogaram os originais, de qualquer forma, não é tão bom como The Sly Trilogy por exemplo, que deu uma valiosa lição de como se fazem conversões intemporais para clássicos HD.

Positivo:

  • Os três primeiros jogos da série
  • Muitas horas de longevidade
  • Jogabilidade ideal para a PS Vita
  • Pode ser comprado em cross-buy

Negativo:

  • Controlos com imenso lag
  • Mostra demasiado o peso da idade

pn-bom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...