Análise – Tengami

tengami-rev-top-pn

Ficariam chocados se vos dissesse que o próximo jogo que vou analisar foi produzido por ex-membros da Rare? O estúdio em questão é a Nyamyam que foi fundado em 2010 e mostra agora o seu primeiro título de nome Tengami. O jogo foi lançado este ano para iPad e iPhone mas deu o pulo para a mais recente consola da Nintendo em Novembro.

Tengami é um jogo de exploração que envolve interacção com os cenários. O jogo foca-se numa personagem que tenta restaurar a vida a uma árvore misteriosa. Para isso terá que atravessar vários cenários que são alusivos às quatro estações do ano.

tengami-rev-4-pn

O jogo requer que cheguemos de ponto A a ponto B com alguma interacção no cenário. Não existirá qualquer tipo de inimigos ou perigos a evitar, simplesmente guiar a personagem pelo caminho necessário e garantir que conseguimos criar caminho para que ela consiga progredir. Mesmo assim não vamos ter isso de bandeja.

Esta interacção passa por modificar partes do cenário com o deslizar do dedo e isso dará aso à resolução de alguns puzzles. Por vezes podemos modificar partes do cenário para criar caminho à nossa progressão, enquanto que certas vezes teremos que resolver puzzles. O jogo torna a tarefa fácil destacando as zonas que podem ser interagidas. Existem alturas também onde teremos que recuperar items para fazer mecanismos funcionar, mas essa procura é demasiado fácil em grande parte.

tengami-rev-2-pn

O problema deste jogo passa um pouco por este tema de ser fácil e simples. Não existem grandes obstáculos ao jogador mesmo apesar de ser um jogo desenhado dessa maneira, mas a facilidade muito acima da média pode deixar alguns jogadores aborrecidos muito rapidamente. É uma decisão que mantêm uma corrente na jogabilidade mas que poderá pagar esse alto preço.

No reverso da medalha, temos uma mecânica que encaixa no tema geral do jogo, sendo esta bastante calma, apelativa e sem grandes tarefas. São raros os puzzles que nos mantêm presos durante alguns minutos, mas quanto aparecem conseguem trazer um momento satisfatório e uma lufada de ar fresco.

tengami-rev-3-pn

Tengami é um jogo espectacular no que toca ao aspecto visual. Todo este tema do jogo ser um livro pop up enche a vista do jogador. Mais uma vez a simplicidade marca a sua presença, mas neste departamento não afecta como na jogabilidade e isto graças a uma direcção artística bem estruturada e com pequenos detalhes como a alteração de estações muito boas.

A banda sonora é também mais um ponto a favor neste jogo, estando este a grande nível, mesmo apesar de grande parte das músicas ser muito reconfortantes e calmas. A sonoplastia mantêm o mesmo perfil, com pequenos detalhes sonoros como água e não só a adicionar mais ingredientes.

tengami-rev-1-pn

Tengami é um jogo que não é para todos. É uma experiência simples em grande parte, que apesar de ter uma apresentação muito boa poderá não compensar para muitos. Se gostam de jogos rápidos e capazes de vos agarrar emocionalmente com argumentos básicos, então têm aqui um bom jogo.

Positivo:

  • Uma aventura visualmente apaixonante
  • Jogabilidade simples
  • Simplicidade geral
  • Ambiente que recria as quatro estações do ano
  • Sonoplastia excelente

Negativo:

  • Longevidade
  • Demasiado fácil

pn-bom-ana