Análise – Team Sonic Racing

Dos mesmos produtores de Sonic and Sega All-Stars Racing e Sonic and All-Stars Racing Transformed, chega-nos agora um jogo de corridas exclusivamente dedicado ao universo do ouriço azul mais famoso do mundo. Team Sonic Racing é exactamente aquilo que aparenta, um jogo de corridas em equipa, sendo esta a principal mecânica do jogo.

Para quem jogou os anteriores, existem aqui algumas diferenças. O trabalho em equipa é o grande foco de Team Sonic Racing, vão competir em equipas de 3 e ficar em primeiro pode não ser o suficiente para ganhar. A cada lugar são atribuídos um dado número de pontos e é a combinação das 3 pontuações individuais que dá a pontuação final. Para que nenhum membro da equipa fique para trás, vocês podem passar os Wisp (itens deste jogo) entre os membros da equipa e o piloto que esteja na frente deixa ainda um rasto que quando seguido pelos restantes permite fazer um boost, o que ajuda a que todos fiquem mais próximos.

Do lado das substituições temos os itens e anéis. Se anteriormente quando apanhavam uma cápsula esta podia conter um míssil ou um boost, agora todas elas contêm Wisps e apesar dos ícones serem ajustados à função de cada wisp, à primeira vista nem tudo é perceptível. Conforme vão jogando vão acabando por se habituar. Os wisp têm mais do que se lhe diga, podem apanhar uma versão básica de um wisp mas conforme vão passando os wisp pelos vossos companheiros de equipa, estes podem mudar para uma versão mais poderosa do mesmo, existindo mesmo alguns que só podem ser obtidos dessa forma. Já os anéis permitem aumentar a velocidade máxima do vosso carro, se forem atingidos perdem todos os anéis.

Finalmente do lado das ausências temos as transformações que haviam sido o ponto forte do anterior jogo. Esta era uma mecânica que funcionava bastante bem e que acabou por trazer bastante variedade ao anterior jogo e não deixa de ser uma pena não estar aqui presente.

Sendo então um jogo onde o trabalho de equipa brilha, o outrora ultimate atack também foi alterado. Ao contrário dos anteriores onde cada personagem tinha direito a um ataque diferente, aqui todos partilham o mesmo especial que é um boost prolongado com invulnerabilidade. No fundo perdeu-se aqui alguma identidade em favor da equipa.

Team Sonic Racing tem 3 modos de jogo: História, corridas offline e online. No modo história vão encontrar uma pequena história contada através de imagens e diálogos que actuam como uma desculpa para nos fazer passar pelas várias pistas várias vezes com diferentes desafios. Desde corridas normais, grand prix e até corridas por objectivos que acabam por nos obrigar a descobrir atalhos e explorar as diferentes mecânicas do jogo para obter o maior número de estrelas e chaves que permitem desbloquear os próximos desafios.

No modo offline existem as opções típicas destes género de jogos, podem correr contra ou em equipa com até 3 dos vossos amigos ou mesmo sozinhos. Existem modos de corrida individuais ou em equipa, conjuntos de pistas ou corridas isoladas. No modo online podem correr contra o mundo de forma casual ou competitiva e podem criar as vossas salas privadas.

Vão ainda desbloquear itens de personalização conforme vão realizando corridas e ganhando créditos. O método de desbloqueio é uma espécie de loot box aleatória que custa 10 créditos. Estas cápsulas podem contar vantagens aleatórias para utilizarem em alguns desafios ou partes/pinturas para os vários carros. Não existem itens repetidos mas não deixa de ser uma maneira chata de desbloquear personalizações, especialmente quando as melhores não são assim tão vantajosas ou bonitas. Ter um carro completamente equipado com as “melhores peças” faz com que este fique completamente dourado, só falta mesmo uma garrafa de azeite a acompanhar.

Visualmente é um jogo bastante apelativo, os fãs vão facilmente ver os níveis que inspiraram as várias pistas e a banda sonora é a cereja no topo do bolo. Ainda assim existem alguns problemas como é o caso da quebra de frame rate ocasional e de alguns sons que chegam atrasados ou nem aparecem de todo. Este último acontece principalmente ao coleccionar um grande número de anéis seguidos quando há mais coisas a acontecer por perto.

Team Sonic Racing é um jogo bastante divertido e um bom jogo de corridas dentro do género. Se são fãs do ouriço azul o jogo será certamente muito melhor, pois existe aqui muito para apreciar, da banda sonora às várias pistas em cada volta uma emoção diferente.

Positivo

  • Pistas alusivas ao percurso de Sonic the Hedgehog
  • Banda sonora fenomenal
  • Mecânica de equipa funciona bem
  • Bastante divertido

Negativo

  • Alguns problemas técnicos
  • Os melhores itens de personalização deixam a desejar

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Share

You may also like...