Análise – Tamako Market

Informação Global:

  • Episódios: 12
  • Ano: 2013
  • Produtores: Kyoto Animation, Animax, Pony Canyon, Sentai Filmworks, Animation Do
  • Géneros: Comédia, Quotidiano, Vida escolar
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa

À primeira vista, Tamako Market desperta automaticamente um sentimento de nostalgia, expectativa e “cuteness” no espectador porque os criadores do mundialmente famoso Anime K-ON! estão todos presentes neste novo projecto. Tendo Naoko Yamada como director e sendo lançado pelo estúdio Kyoto Animation com 12 episódios, Tamako Market conta-nos a história de Tamako, uma estudante do secundário, que vive na zona comercial de uma pequena cidade. Sendo herdeira do negócio, Tamako sabe tudo sobre Mochi (um doce tradicional Japonês) e ajuda a família na confecção e inovação do produto na sua loja/casa com o nome Tama-ya. A vida de Tamako muda quando encontra Dera Mochimazui, uma pássaro misterioso falante vindo de um longínquo reino tropical, com o objectivo de encontrar uma noiva para o seu príncipe.

Tamako Market não tem uma história concreta, é mais um juntar de aventuras aleatórias do dia a dia mas cheias de “cuteness” e comédia a complementar, sempre num ambiente calmo, simples e pacifico. Alguns episódios são mais divertidos que outros e parece que nos estão a dirigir a um final lógico, mas que acaba por manter a vulgaridade do Anime. Reparei que alguns pormenores verbais de fundo em Tamako Market são essenciais para perceber ou tirar maior partido das piadas, assim como algumas perspectivas visuais que são mais engraçadas que outras. A meu ver, achei este Anime bastante original, credível e fora do comum, totalmente aleatório e fictício.

Infelizmente, muitas questões foram deixadas em aberto ou então preferiram deixar à interpretação de cada espectador. Devido ao género do Anime e embora seja um pouco anti-climático e previsível, Tamako Market foi alvo de critica e foi considerado como um Anime quotidiano cheio de parvoíce e excesso de coisas fofas. Concordo que tenha partido corações e expectativas por não ser algo ao estilo de K-ON! mas acho que conseguiu conquistar alguns fãs deste género por ser tão divertido e cómico de se ver.

Quanto às personagens, a protagonista Kitashirakawa Tamako é inocente, pura, amigável, extremamente adorável, responsável e muito fácil de gostar. Amada pela sua família e amigos, Tamako é capaz de ser a única personagem com uma evolução mais notória, pois leva uma vida simples e vulgar mas acaba por se aperceber do que realmente é importante para si e o que merece ser valorizado. Dera Mochimazui, por sua vez, é a personagem mais interessante de todas. A sua personalidade consiste em ser narcisista e mandão mas na realidade, é super cómico e lá no fundo só quer é ajudar. A partir do momento que fica na casa de Tamako, Dera também tem uma evolução mais subtil, nota-se o empenho e o valor dedicado às pessoas em seu redor que até nos chega a dar lições de vida.

Todo o Anime representa o ideal de existir uma pequena comunidade considerada família onde todos vivem o seu dia a dia felizes, em harmonia e em paz. O ambiente acolhedor transmitido pelo quotidiano da comunidade da zona comercial é sentida e existe uma boa variedade de personagens onde todas elas têm o seu tempo de antena e são todas fáceis de gostar. Embora não muito exploradas e um pouco estereotipadas, cada uma tem o seu charme individual muito bem realçado pela comédia presente em Tamako Market. Por sua vez, um ponto negativo é que todos os dramas individuais de cada personagem ficaram por resolver e alguns mistérios para desvendar.

Sobre os aspectos técnicos de Tamako Market, a arte e a animação facilmente despertam a nossa atenção. Mesmo com um desenho simples, a animação é de alta qualidade e ajuda o espectador a sentir a nostalgia de K-ON! e ao mesmo tempo nos levam ao mundo relaxante e às coloridas personagens da zona comercial onde todos vivem. A palete de cores utilizada é a mais indicada para Tamako Market, visto que o intuito é dar um ambiente mais acolhedor, o uso dos rosas, laranjas e amarelos mais suaves estão bem presentes na animação geral. Ângulos alternativos e não muito comuns são utilizados muitas vezes para acentuar a piada das cenas cómicas.

Como podemos calcular, Tamako Market não tem temas musicais ultra espectaculares mas sem dúvida que se enquadram bem com o estilo. Na minha opinião, apenas utilizaram alguns tons mais fortes e simples para dar ênfase às cenas mais cómicas mas não são sons de ficar na cabeça, até que quase se passam desapercebidos e não são muito elaborados. O opening “Dramatic Market Ride” é um tema que fica no ouvido mais ao estilo pop enquanto que o ending “Neguse” é um tema pop mas mais suave, ambos são interpretados por Aya Suzaki (Kitashirakawa Tamako).

Embora Tamako Market tenha muitos defeitos e muitas criticas da parte dos fãs, também tem as suas qualidades e acho que não existem razões suficientes para condenar um Anime só porque criou expectativas por causa da animação. Pessoalmente também tinha uma expectativa elevada mas não restringi o meu pensamento ao género e à popularidade que K-ON! teve, muito pelo contrário, acho que Tamako Market cumpriu com o seu trabalho de forma adequada ao seu género quotidiano. Lá porque uma equipa fez um trabalho excelente em K-ON! não quer dizer que vai ter de se limitar a esse género especifico. Fica então a minha opinião de que Tamako Market surpreendeu-me pelo positivo, adorei cada momento e cada risota, acho que o sentimento de nostalgia e ambiente acolhedor foi muito bem sucedido e as personagens são um mimo.

Não recomendo Tamako Market a quem estiver a procura de algo com uma grande história, personagens brilhantes, cenas de acção épicas ou com um final filosófico. Para quem esteja inclinado a ver algo calmo, pacifico, simples, com personagens engraçadas e muitas cenas hilariantes, Tamako Market é uma boa escolha e até considero uma boa alternativa aos géneros de Anime que gostamos e vemos com mais frequência. Mesmo sendo um dos géneros que mais fujo e evito ver por não gostar, Tamako Market é sem dúvida um Bom Anime que nos faz sentir contentes e até consegue fazer-nos rir. Recomendado a quem queira dar uma oportunidade e a quem queira ver algo menos pesado.

Positivo:

  • Aventuras random do dia a dia com cuteness e comédia
  • Ambiente calmo, simples e pacifico
  • Promenores e ângulos que acentuam as piadas
  • Original, hilariante e divertido
  • Personagens principais com evolução
  • Variedade de personagens fáceis de gostar
  • Desenho simples e animação de alta qualidade
  • Músicas divertidas num estilo pop interpretadas pela voz de Tamako
  • Anime bem conseguido dentro do seu género quotidiano

Negativo:

  • Não existe uma história nem um final concreto
  • Alguns episódios aborrecidos
  • Questões em aberto que ficaram por responder
  • História previsivel e anti-climática
  • Algumas personagens pouco exploradas e esteroptipadas
  • Dramas individuais que ficaram por resolver