Analise – Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (Wii U)

super-mario-rpg-legend-of-the-seven-stars-analise-review-pn_00001

Eu sou um grande fã da série Mario & Luigi, pois além de ser uma das melhores fórmulas de RPG e estratégia, é também uma interpretação engraçada do universo de Mario e companhia.

Embora tenha já vários jogos na sua linhagem, tudo começou em 1996 com Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, uma parceria feita entre a Nintendo e a Square, que ia resultar num dos melhores RPG da década.

Depois destes anos todos, chegou a altura da Wii U ter a sua dose de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars através da Virtual Console, naquele que é um dos melhores Ports do jogo e a versão ideal para o jogar.

super-mario-rpg-legend-of-the-seven-stars-analise-review-pn_00004

Se conhecem Mario & Luigi ou até Paper Mario, vão notar aqui muitas semelhanças, pois ambos vão buscar as suas raízes a este clássico. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars mistura elementos de exploração dos cenários com plataformas, havendo cenários para explorar, blocos para partir, plataformas para saltar e inimigos presentes no cenário.

Ao entrar em contacto directo com um inimigo, vão dar início ao combate, que decorre ao estilo de um RPG por turnos, onde podem carregar nos botões durante os ataques para fugir a um golpe de um inimigo, ou aplicar mais força ao ataque. O sistema foi aperfeiçoado em jogos mais recentes, mas continua a funcionar bem aqui.

Outro elemento que marca aqui presença com bastante força é o humor. Existem várias piadas e referências, com momentos de galhofa bem elaborados.

super-mario-rpg-legend-of-the-seven-stars-analise-review-pn_00002

O que torna Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars tão mágico em relação aos mais recentes, é que se sente que é na realidade um jogo em estado mais sincero e puro. Muitas mecânicas ainda estão verdes, mas consegue ver-se as boas intenções e genialidade de cada uma das duas companhias a surgir frequentemente.

O maior rombo que se sente neste port, está ligado ao visual, que perdeu bastante com o passar dos anos. O charme ainda está cá, mas não envelheceu tão bem como podia ter envelhecido. Por outro lado, a banda sonora continua a soar tão bem como sempre e é uma das boas referências do género.

Mesmo depois de tantos anos, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars continua a ser um exemplo de como se faz um bom jogo e de como se consegue criar mecânicas que se usam nos dias de hoje. Por isso mesmo, se são donos de uma Wii U, gostam de jogos retro e RPG, então vale bem a pena revisitar este clássico.

super-mario-rpg-legend-of-the-seven-stars-analise-review-pn_00003

Positivo:

  • Jogabilidade ainda relevante
  • Muito humor
  • Boa banda sonora
  • É a origem de todo um conceito
  • Momentos de genialidade retro

Negativo:

  • O visual sofreu com a passagem do tempo
  • Alguns elementos ultrapassados

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram