Análise – Super Mario Maker 2

A série Mario ao longo dos anos tem sempre mantido alguma relevância graças a novas fórmulas e ideias que mantêm a marca interessante.

Este tipo de experiências pode ser um bocado assustador para alguns, mas em Super Mario Maker 2 podemos ver vários pontos que nos ajudam a deixar mais à vontade. Começando pela interface que foi melhorada para usar ainda mais o ecrã mas sem criar uma grande complicação para a nossa vista. Todos os ícones são bastante elucidativos e os menus responsivos e apesar de não termos um estilete à mão como era possível no jogo anterior, o dedo é um substituto que poderá não ser tão perfeito ou preciso, funciona bem.

Para os jogadores que ficarão um pouco mais assustados com Super Mario Maker 2, o jogo tem em mãos um modo tutorial que irá ajudar-vos a entender mais todas as mecânicas que estão à nossa disposição. O tutorial está bem estruturado e explícito no qual irá dar-nos lições por fases e que irão passar por vários tipos de dificuldade e complexidade. Felizmente e com a existência de inúmeros vídeos na internet, podemos buscar inspiração de fora se assim quisermos.

As possibilidades destas ferramentas são imensas graças à enorme variedade que nos é apresentada. Podemos continuar a escolher entre vários temas que passam pelo clássico Super Mario Bros até Super Mario 3D World e isso trará alguns elementos únicos a cada uma das nossas criações. O que continua a tornar este título interessante é o facto de podermos brincar com a imaginação e fazer criações ridículas como dar power-ups a monstros, criar níveis que à primeira vista parecem impossíveis de finalizar até recriar outros jogos.

Sempre que criamos um novo nível podemos testá-lo rapidamente e verificar se existe algum erro ou pequeno detalhe que nos escapou. O jogo tem também um modo de história que também irá ajudar-nos a ter uma perspectiva das várias ideias que podem ser produzidas e como poderemos misturados alguns dos elementos que antes não eram possíveis. Este modo história tem a simples enredo que irá levar-nos à restauração do castelo de Peach mas para isso teremos que percorrer vários níveis.

O factor multiplayer deste jogo é interessante em certos aspectos. Podemos dar vida à nossa imaginação e criar níveis que podem no momento serem jogadores com outras pessoas que estejam na mesma sala, sendo possível testar os nossos níveis em conjunto com outra pessoa. A criação de níveis em conjunto também é possível, onde irão aparecer dois cursors no ecrã, mas para isso será necessário haver um bom trabalho de equipa ou então a tarefa não será de todo divertida.

Por falar em multiplayer, o sistema de partilha de níveis é sem dúvida um dos pontos chave do jogo. O facto de podermos partilhar e descarregar níveis pela internet continua a ser interessante. Ver o feedback entre a comunidade irá certamente dar-nos uma ajuda a encontrar os níveis e

Gostei de toda a maneira como o jogo corre e a facilidade e a rapidez com que podemos começar a testar um nível que criamos. Não encontrei qualquer tipo de problemas de performance ou técnicos que merecessem destaque. Tal como já acontecia com o jogo anterior, alterar entre os temas decorre rapidamente e sem grandes transtornos para a consola ou para o jogador.

Super Mario Maker 2 é uma ferramenta que não precisou de mudar muita coisa para se manter relevante ou divertida. A inclusão dos modos que funcionam como tutoriais bem como modo de ensinamento, a apresentação dos menus mais intuitivas e a novidade de conteúdos – como é o caso do Super Mario 3D World como estilo de nível – e uma melhor interacção entre items e inimigos, abriram ainda mais as portas para este título.

Super Mario Maker 2 é novamente uma grande aposta para quem gosta de puxar mais pela sua veia artística e criar alguns níveis para o jogo. Sem dúvida que o uso de um estilete seria benéfico, mas nem isso consegue tirar a magia desta nova experiência.

Positivo:

  • Interface melhorado
  • Mais opções de personalização
  • Boa performance
  • Modo Tutorial

Negativo:

  • Falta de estilete poderá
  • Multiplayer poderá criar alguma confusão

Share

You may also like...