Análise – Story of Seasons

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Harvest Moon é claramente uma das séries de nicho mais conhecidas dentro do seu género. Embora muitos tenham olhado para coisas como Farmville, mesmo sem saber que era na realidade um jogo, este era o local para os verdadeiros fãs de RPG e evolução em vida rural.

Story of Seasons é o sucessor espiritual de Harvest Moon, como tal, podem contar com o mesmo estilo de jogabilidade e tema, ou seja, gestão de uma quinta, criação de colheitas e tudo o que acontece normalmente por estas andanças.

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No que toca ao âmago, Story of Seasons faz um excelente trabalho em emular a vida do campo. Claro que é bem diferente carregar nos botões do que usar uma enxada de verdade, além de que não deixa calos nas mãos. No entanto, podem ver como é criar uma área de cultivo, tratar das colheitas, alimentar os animais, plantar sementes, trocar mantimentos, etc.

Tudo isto funciona bastante bem e de forma divertida. É verdade que o jogo demora demasiado a arrancar, e pode ser um pouco confuso para iniciados, mas os sistemas fazem sentido no geral.

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Onde Story of Seasons começa a ficar mais amplo, é na forma como podem participar na vida da vossa aldeia. Podem interagir com outras personagens, construir amizades, criar namoros, casar, ter filhos e descobrir uma série de pequenas histórias que vos levam a conhecer melhor os habitantes que vos rodeiam. Em muitas situações, podem escolher o que fazer e o que dizer, além do que fazer em termos de prioridades, o que afecta o que acontece à vossa volta.

Com o avanço do jogo, vão ter ao dispor mais actividades, mais eventos, mais personagens e mais mantimentos para comprar nas lojas do jogo. Isto faz com que exista um sentimento de progresso, mesmo que as rotinas sejam bem demarcadas. Isto podia ser um problema, mas quem joga este estilo de jogos, sabe bem que a rotina é inevitável, o que até acaba por ser uma boa forma de relaxar.

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Ao contrário de Harvest Moon, Story of Seasons oferece a possibilidade de jogar como um veterano ou um novato, o que altera bastante a dinâmica. Os novatos vão ter mais opções logo a início com preços mais reduzidos, enquanto os veteranos precisam de gerir melhor o tempo, dinheiro e energia da personagem. Nunca me senti realmente apertado de tempo, mas quando notam esta limitação a sério, já estão a dominar a vida na quinta.

Story of Seasons ainda é jogo para durar mais de 30 horas, mas podem desfrutar do dobro desse tempo caso queiram evoluir mais a quinta e fazer tudo o que existe para fazer. As actividades e eventos continuam a surgir, por isso podem sempre voltar à pesca ou participar numa festa da aldeia.

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Apesar de ser um jogo bonito e com cores apelativas, Story of Seasons não é do melhor que podem encontrar na Nintendo 3DS, cumprindo os requisitos esperados. O destaque vai para os desenhos usados nos modelos das personagens. A música é simpática e calma, com temas sossegados e agradáveis.

A passagem de Harvest Moon para Story of Seasons pode não ser uma grande evolução, mas vai certamente agradar tanto aos fãs, como aqueles que procuram um jogo de gestão mais calmo. Tendo em conta que existem poucas opções com esta qualidade no mercado, é uma opção a ter em conta.

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Positivo:

  • Sistema de cultivo
  • NPC interessantes
  • Muitas horas de jogo
  • Níveis de dificuldade

Negativo

  • Arranque lento
  • Alguns elementos podiam ter melhor explicação

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Daniel Silvestre
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