Análise – Skylanders: Imaginators

Skylanders está de volta para mais uma aventura e depois das corridas vem a possibilidade de criarem o vosso próprio Skylander, mais propriamente o vosso Imaginator. Para criarem o vosso próprio Skylander vão precisar de um objecto no mundo real: um creation crystal ou uma das suas variantes. Cada um destes cristais está ligado a um elemento que determina o elemento do vosso Skylander e depois temos que escolher uma classe e começar a construir o nosso Skylander da cabeça aos pés.

Para os novatos este não é de todo um bom ponto de partida, a verdadeira magia de Skylanders não está em colocar um cristal em cima do portal e criar a personagem, isso podem fazer em variados jogos, a magia está em colocar um boneco no portal e vê-lo ganhar vida no jogo. No fundo, Imaginators é um pouco a contradição daquilo que Skylanders trouxe para o mundo dos videojogos. O próprio jogo assume que não somos novatos na série colocando as personagens com que vamos interagir como apresentadas, até o vilão. E no meu caso, sendo este o meu primeiro Skylanders, acabei por sentir isso na pele. Quem é o Kaos? É o vilão? Ok. E o mesmo para a grande maioria das personagens. No entanto é bastante fácil de desmistificar todas elas, uma vez que a narrativa é mesmo feita a pensar nos mais novos.

Algo que reparei desde logo é a forma como os ecrãs de loading são utilizados como painéis publicitários para adquirirmos produtos Skylanders. Desde os “Olha só o nível que vais desbloquear ao comprar esta figura.” ou “Se comprares um cristal desbloqueias estes items.” é uma bela estratégia para incentivar o consumo não haja dúvida. Aquilo que de certa forma me aborrece com este sistema é mesmo a indisponibilidade para adquirirmos aquilo que queremos, por exemplo se quiserem utilizar Crash Bandicoot têm que adquirir uma versão muito específica do jogo ou aguardar que o Skylander de Crash Bandicoot fique disponível nas lojas, o que ainda vai demorar, e sim ele também desbloqueia níveis.

skylanders-pn-ana-11-2

Os vossos Imaginator podem ser construídos desde logo com base numa boa variedade de peças. No entanto conforme vão avançando no jogo vão desbloqueando mais opções. Desde novas armaduras, partes do corpo ou voz, existe de tudo para coleccionar. Cada cristal pode conter apenas um Imaginator assim se quiserem mais Imaginators terão que comprar mais cristais. No fundo é o mesmo sistema que Skylanders sempre utilizou.

O aspecto do jogo na versão PS4 é bastante aprazível, o jogo é extremamente colorido e está repleto de objectos ao estilo cartoon. Confesso que estava à espera de encontrar níveis muito mais simplistas, mas a grande maioria dos níveis está não só bem construído como está repleto de coleccionáveis e segredos para descobrir. No entanto existem algumas secções bloqueadas a Skylanders específicos tal como no M.A.P. ou seja no Hub World.

Mas vamos focar-nos naquilo que Imaginators oferece que por si só já é imenso conteúdo. Para começar todos os vossos Skylanders de edições anteriores funcionam aqui e as corridas de SuperChargers também estão presentes. Cada nível de Imaginators é bastante completo e de certa forma longo. É normal que demorem cerca de 20 minutos por nível e são sempre níveis bem construídos que se focam em oferecer experiências diferentes. Se já jogam Skylanders há algum tempo então não terão qualquer problema com Imaginators caso contrário podem sempre adquirir uns quantos cristais ou Skylanders só para facilitar a vida, isto porque sempre que o vosso Skylander fica sem HP são obrigados a trocar para outro Skylander se quiserem continuar.

skylanders-pn-ana-11-1

O jogo em si não é complicado mas incentiva à troca de Skylanders durante os níveis. Existe sempre um icon que mostra o tipo de Skylander mais forte em cada parte do nível e alguns momentos específicos que só podem ser acedidos com um dado grupo de Skylanders. Em Imaginators são normalmente os Sensei um tipo de Skylander que vem ajudar os Imaginators a obterem novas técnicas.

No entanto vão precisar de um Sensei do tipo do vosso Imaginator e de aceder a um certo nível para desbloquearem a tal técnica. Provavelmente já repararam que existe imenso conteúdo bloqueado a Skylanders específicos, mas também existe imenso conteúdo para explorar e aproveitar incluído com o starter pack. Por um lado existe imenso conteúdo para aproveitar, por outro estamos sempre a ser bombardeados com conteúdo bloqueado em todo o lado. Confesso que já me senti tentado a comprar Skylanders, não só pelo coleccionismo mas também porque quero ter maneiras diferentes de jogar.

Skylanders Imaginators é sem dúvida um jogo bastante divertido, mesmo com todo o conteúdo bloqueado atrás de Skylanders vendidos à parte, e que certamente irá entreter os mais pequenos e não só. É também um jogo de plataformas sólido com desafios diferentes em cada nível e bastante satisfatório ao permitir-nos destruir ondas de inimigos com o nosso Skylander favorito ou as nossas melhores criações. É fácil para mim dizer que este é um grande jogo para oferecer aos mais novos no próximo Natal, mas cuidado, porque vão ouvir pedidos sem fim para comprarem novos Skylanders. Imaginators está repleto de conteúdo e horas de diversão mas apenas se estiverem dispostos a comprar mais figuras Skylanders, o que acaba por ser o propósito do jogo, por isso se tiverem dispostos a tal de certo não se irão arrepender.

Positivo

  • Visual extremamente apelativo
  • Níveis bem construídos
  • Variedade
  • Imensas partes de construção para coleccionar e criar o vosso Skylander
  • História simples e adequada aos mais novos
  • Corridas de SuperChargers

Negativo

  • Constante reforço da ideia de conteúdo bloqueado por Skylanders
  • Ausência de português num jogo feito para crianças

pn-muito-bom-2016-3

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.

More Posts

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.