Análise – Sin & Punishment: Successor of the Skies

Sin-And-Punishment-Successor-Of-The-Skies-analise-00-pn

Sin & Punishment: Successor of the Skies chegou à eShop da Wii U em Abril. Eu completei o jogo em Junho e só terminei a análise no início de Outubro. Este tipo de atrasos deviam ser considerados um pecado e eu merecia ser punido por tal. Ou então podia parar com trocadilhos parvos e avançar com a análise de uma vez por todas.

Lançado originalmente para a Nintendo Wii em 2009, Sin & Punishment: Successor of the Skies mantém os elementos fundamentais do título anterior da Nintendo 64. Continua a ser um rail shooter 3D que se distingue por dar mais liberdade ao jogador em controlar a personagem pelo cenário para desviar ataques e obstáculos enquanto dispara.

Sin-And-Punishment-Successor-Of-The-Skies-analise-01-pn

Para além do que podiam fazer antes, como alternar modos de mira para manual ou lock-on e usar ataques físicos de curta-distância para enviar projectéis de volta, tem algumas habilidades novas. Agora podem flutuar e mover para qualquer parte do ecrã, dando mais liberdade para evitar dano em vez de estarem presos ao chão.

Voltam a controlar duas personagens diferentes em Sin & Punishment: Successor of the Skies, e cada uma tem uma arma diferente e um ataque especial para vos ajudar em situações mais complicadas. Sempre que usam esse ataque, entra num estado de cooldown antes de poder ser usado novamente.

Sin-And-Punishment-Successor-Of-The-Skies-analise-03-pn

Têm a possibilidade de usar o Wii U GamePad para jogar, mas o comando de eleição é, sem dúvida, o Wiimote e o Nunchuk. Parte do sucesso da Wii foi graças à inovação desses comandos que beneficiaram os rail-shooters em particular, dando origem a um pequeno renascimento do género. Se querem maior precisão, esta é a melhor escolha.

O jogo original colocava-nos em algumas situações over-the-top mas Sin & Punishment: Successor of the Skies eleva a fasquia consideravelmente. Vão ser levados para vários locais espalhados num Japão devastado e recheado de criaturas chamadas Keepers que vão eliminar às centenas. Os níveis podem ficar mesmo intensos, e quando julgam que já derrotaram o último boss do nível, o jogo atira-vos mais 2.

Sin-And-Punishment-Successor-Of-The-Skies-analise-06-pn

Desta vez seguimos a história na perspectiva de Isa Jo e Kachi que tentam escapar de um grupo chamado NebuloxPodemos escolher uma das duas personagens para jogar, não havendo nenhuma alteração na história, e tirando algumas diferenças que referi anteriormente sobre as habilidades, a maneira de jogar com cada uma delas é igual também. 

Como era o caso no jogo anterior, a história continua a não ser o ponto mais forte de Sin & Punishment: Successor of the Skies e vão estar mais inclinados para seguir logo para a acção.

Sin-And-Punishment-Successor-Of-The-Skies-analise-04-pn

Em relação ao primeiro jogo, a longevidade de Sin & Punishment: Successor of the Skies é consideravelmente maior. Dificilmente conseguem completar o jogo numa única sessão, uma vez que também é bem mais difícil.

Felizmente a banda sonora continua a ser bastante boa. Eu sei que isto é mais indicado para um PN Jukebox mas ficam aqui 3 faixas musicais para quem quiser ouvir:



O jogo traz de volta o modo cooperativo para dois jogadores. Em vez de um tratar do movimento e o outro da mira como no original, um jogador controla a personagem normalmente enquanto o outro controla uma mira só dele.

É uma boa forma de terem um amigo a juntar-se a vocês para ajudar nas partes mais complicadas, apesar do 2º jogador não ter todas as habilidades disponíveis.

Sin-And-Punishment-Successor-Of-The-Skies-analise-07-pn

A equipa da Treasure pegou em tudo o que havia de bom em Sin & Punishment e melhorou todos os aspectos em Sin & Punishment: Successor of the Skies. Se são fãs do género, este jogo está mais do que recomendado. Pode ser intenso demais para alguns, mas é um pequeno risco para experimentar um dos melhores jogos da Wii.

Positivo

  • Um dos melhores shooters da Wii
  • Confrontos com os bosses
  • Acção frenética e desafiante

Negativo

  • História não aquece nem arrefece
  • Modo co-op podia ser melhor
  • Momentos “Mas como é suposto desviar-me disto?”

pn-muitobom-ana

Sérgio Batista
Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram