Análise – Sailor Moon Crystal Season III

sailor-moon-crystal-temporada-3-opiniao-00-pn

Apesar das primeiras duas temporadas de Sailor Moon Crystal não terem sido do meu agrado, a terceira temporada encheu-me de esperanças. Tinha muito medo de início, mas assim que vi os character design fiquei mais descansada e esperançosa, e tinha razões para isso. Ao contrário da história dos dois primeiros arcos, a do terceiro arco é certamente mais complexa e obscura.

Comecemos pelo enredo. O enredo e a forma como foi tratado é tudo o que sempre quis para Sailor Moon e Sailor Moon Crystal: Tem um toque obscuro, repleto de acção e as personagens estão em constante evolução e desenvolvimento.

Cada capítulo do manga corresponde a um episódio e não tenho nada contra isso, pelo contrário. Houve alturas em que pequenos detalhes foram adicionados e consequentemente deram mais emoção às cenas em que foram inseridos, de forma bastante inteligente e por isso a Toei está de parabéns.

qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00015

A adaptação do manga para o anime está, a meu ver, praticamente perfeita e sinto-me uma criança pequenina de novo, completamente feliz com o resultado.

Como já referi anteriormente, o Infinity Arc é o meu arco favorito da história de Sailor Moon e é o melhor de todos na minha opinião. É um grande ponto de viragem na série e conseguiram captar tudo o que era vital para tal, fazendo com que Sailor Moon Crystal: Season 3 seja uma autêntica jóia para os fãs.

A comédia esteve muito bem inserida, sempre nos momentos certos, tendo uma certa reminiscência ao anime dos anos 90 e deixando-me nostálgica, e cada episódio é energético e tem uma essência muito própria, conseguindo-se notar o esforço enorme que fizeram para que a temporada estivesse bem conseguida.

qual-a-best-girl-de-sailor-moon-crystal-pn-artigo-opiniao_00014

Quanto à arte, está muito boa. Até ao episódio 8 a arte no geral (design dos personagens, fundos, ataques, transformações) esteve impecável. Durante os episódios 9, 10 e 11 houve algumas frames em que se nota claramente que a qualidade não é a mesma, mas é compreensível (queriam que os últimos dois episódios,12 e 13 não tivessem qualquer tipo de falha) e espero que isso seja corrigido nos Blu-Ray.

Quanto às músicas, a banda sonora é simplesmente espectacular. Há muitas faixas novas e a música adapta-se bem às situações em que é inserida. Os openings são giros, e prefiro o 3º. Já nos endings, prefiro o segundo onde a protagonista é a Chibiusa — é simplesmente adorável e fica no ouvido.

As minhas faixas preferidas da banda sonora são a música do despertar da Sailor Saturn (Silence Glaive) e a música que representa a relação da Hotaru e da Chibiusa. São simplesmente lindas de se ouvir e dão-me arrepios, simbolizando muito bem tanto a Sailor Saturn, como a Hotaru e a Chibiusa e a relação que estas acabam por construir.

sailormooncrystals3-pn-artigo_00008

Quanto às personagens, não vi nenhum problema em relação ao desenvolvimento destas. Os momentos cómicos também ajudaram.  Os vilões são interessantes e cada um tem a sua finalidade, cumprindo-a de forma exímia. Entre as novas personagens, as Outer Senshi são de longe muito melhores nesta nova adaptação — são mais humanas e têm mais empatia.

De todas, a Hotaru é a personagem mais awesome, e brilha como tal. Podem saber mais sobre ela e sobre esta temporada aqui e aqui. A relação entre ela e a Chibiusa é muito bem explorada nesta nova temporada, captando perfeitamente o quão importante o laço das duas é e a sua importância para o desfecho do Infinity Arc. A Sailor Saturn enquanto personagem é mega badass e super poderosa, adorei como a retrataram na nova temporada e tanto a actriz que lhe deu a voz, como o resto da produção estiveram no ponto (posso morrer feliz).

Quanto às Inner Senshi, não têm tanto protagonismo e estão lá mais como personagens secundárias, mas no fundo esse é o propósito delas nesta temporada. No entanto, acho que também brilharam e tiveram os seus grandes momentos.

sailormooncrystals3-pn-artigo_00010

A temporada foi bastante consistente e manteve-se fiel até ao fim. Para quem ficou desiludido com as primeiras duas temporadas, peço que dêem uma oportunidade à terceira, porque redime a série no geral. Para quem ainda não as viu, recomendo-as vivamente.

 

Positivo:

  • Animação excelente, à excepção de muito poucas falhaspn-recomendado-2016
  • Enredo 100% fiel e fidedigno
  • Trabalho vocal e musical soberbos
  • Sailor Saturn!

Negativo:

  • Apesar de não ter sido muito, houve algum desleixo em algumas frames da animação

 

pn-excelente-2016-3

Adriana Silva

Fã de videojogos, especialmente RPGs, Visual Novels e jogos de ritmo.
Gosto de anime, light novels e séries de televisão.
Devido à escolha de Steins;Gate, vim parar a esta linha temporal.
Cosplayer de coração, aspiro ser uma grande treinadora de Pokémon. (pelo menos melhor que o Ash…) Se isso não der certo, contento-me com governar Hyrule ao lado do Link.

More Posts - Website

Adriana Silva

Fã de videojogos, especialmente RPGs, Visual Novels e jogos de ritmo.
Gosto de anime, light novels e séries de televisão.
Devido à escolha de Steins;Gate, vim parar a esta linha temporal.
Cosplayer de coração, aspiro ser uma grande treinadora de Pokémon. (pelo menos melhor que o Ash…) Se isso não der certo, contento-me com governar Hyrule ao lado do Link.