Análise – Rocket League

rocket-league-rev-top-pn

Rocket League é um dos jogos do momento no que toca ao multiplayer. O estúdio de nome Psyonix tem uma década e meia de existência e esteve envolvido em alguns projectos interessantes bem como outros que nos poderão ter passado ao lado. Um dos pontos de destaque foi o trabalho que partilhou com a Epic Games na produção de Unreal Tournament 2004 juntamente com outros estúdios. Desde o lançamento de Rocket League em Julho deste ano o estúdio saltou para as luzes da ribalta pelo sucesso que o seu jogo está a fazer.

O conceito de Rocket League não é propriamente inédito para a Psyonix, isto pelo simples facto do estúdio ter lançado um jogo anteriormente que serviria como protótipo para este novo lançamento. O jogo em questão tinha o simples nome de Supersonic Acrobatic Rocket-Powered Battle-Cars e foi lançado para PS3 em 2009 na Europa.

rocket-league-rev-4-pn

Em que é se baseia Rocket League? Este centra-se num desporto ao estilo futebol mas onde controlamos carros e não seres humanos. Isto resulta num caos que é incrivelmente divertido por mais difícil que seja de acreditar. Os nossos carros conseguem dar saltos incríveis, atingir velocidades impressionantes, e isso irá contribuir para um grande espectáculo assim que consigamos apanhar o jeito da sua mecânica.

A essência deste jogo centra-se na competição em multiplayer, sendo que se tiverem um grupo de amigos então o divertimento aumenta exponencialmente. Têm também um modo single-player e tutorial para praticarem antes de mostrar os vossos dotes pela internet.

rocket-league-rev-2-pn

Bola ao centro e o tempo começa a contar, assim começa um jogo de Rocket League, e só acaba quando houver uma equipa com mais golos marcados no final do tempo regulamentar. Caso haja um empate, passamos para prolongamento que funciona como morte súbita, primeiro a marcar ganha. Existem vários cenários e ringues que fornecem um pano de fundo diferente, mas não influenciam de maneira diferente o jogo.

Os nossos carros são capazes de acrobacias incríveis graças à capacidade de podermos alterar a sua posição no ar, algo que irá acontecer várias vezes. Essa capacidade de alterar a sua posição no ar permitirá a alteração da trajetória da bola sempre que lhe tocarmos e isso criará momentos espectaculares com golos bonitos a serem efectuados.

rocket-league-rev-1-pn

O salto é também um outro factor importante, sendo possível saltar até duas vezes consecutivas. Dado ao facto da bola gigante que iremos usar saltar bastante e não respeitar bem as regras da gravidade, saltar no momento certo será fundamental, por isso é necessário ter um timing perfeito para o fazermos.

Apesar do jogo ser de uma natureza um tanto espalhafatosa, o Rocket League requer bastante organização e trabalho em equipa para que consigam sair vitoriosos. Cabe a cada um dos jogadores saber a zona em que mais gosta de jogar, coordenar-se com os restantes colegas de equipa, seja na baliza, marcar golos, etc, e manter um nível de concentração elevado.

rocket-league-rev-3-pn

A maneira como dominamos o nosso carro é também um factor importantíssimo para o nosso sucesso. Com o tempo começamos a apanhar o “jeito da coisa”, e perceber a maneira como colocar o carro para criar efeito sobre a bola, ou então o que fazer em situações de ataque ou defesa.

O que torna Rocket League tão interessante é o facto de ser um jogo na sua essência bastante simples, inovador e conseguir criar momentos excelentes, sejam eles de pura comédia ou impressionantes. É um jogo onde a sorte bate poucas vezes à porta, e traz consigo situações de grande intensidade.

rocket-league-rev-5-pn

Com o passar do tempo vamos poder desbloquear novos veículos e até várias maneiras de personalizar o nosso veículo de escolha. Cada um dos bólide tem as suas características, como capacidade de salto, velocidade e não só, portanto cabe ao jogador escolher o que mais se encaixa no estilo de jogo. Os adornos dão apenas um novo vislumbre estético e alguns elementos de pirotecnia e efeitos especiais que dão uma apresentação peculiar ao nosso veículo.

Rocket League é um jogo com uma performance multiplayer em grande parte das vezes consistente. São poucos os erros de conexão que poderemos encontrar e sempre que algum jogador cair ou sair subitamente de uma partida é rapidamente substituído por um bot.

rocket-league-rev-6-pn

Podem também singrar no modo offline, basicamente funciona como um tutorial. Apesar de ser uma boa maneira de nos introduzirmos ao jogo, não é sem dúvida a melhor maneira de experimentarmos Rocket League.

Rocket League é um jogo que demonstra apenas o campo e o estádio, e mesmo só nestes aspectos ganha inúmeros pontos. A apresentação é bastante colorida com um bom uso da palete de cores e de uma qualidade bem conseguida. Os vários efeitos que podemos adicionar ao nosso bólide ajudam ainda mais ao espectáculo visual.

rocket-league-rev-7-pn

Se gostam de um jogo multiplayer competitivo mas com um espírito mais divertido ou à vontade, então vão encontrar uma enorme pérola se jogarem Rocket League.

Opinião extra: Sérgio Batista

Quando eu vi Rocket League pela primeira vez, o jogo pareceu extremamente familiar. Foi então que me recordei de um pequeno jogo da PS3 com o mesmo conceito e com um nome muito mais comprido. Apesar de ambos os jogos terem sido oferecidos no PS Plus, Rocket League tornou-se bem mais popular. Talvez o nome mais curto tenha sido uma boa ideia.

Mesmo sendo essencialmente iguais, Rocket League é um jogo muito mais refinado que o seu antecessor e oferece mais opções de personalização do nosso veículo. É algo fácil de jogar mas difícil de dominar, onde o estilo de jogo muda quer estejamos a jogar um contra um ou numa partida caótica de 4 contra 4.

rocket-league-extra-ana-pn

Rocket League está no seu melhor quando jogamos com amigos, tanto em splitscreen como online, uma vez que o modo offline deixa muito a desejar. Também seria interessante ver alguma variedade nos mapas como no jogo original, todos os mapas actuais apresentam o mesmo layout, o que facilita na aprendizagem do jogo mas tornam-o um pouco monótono.

No entanto, ainda não me fartei de jogar Rocket League. Quando tento fazer apenas uma ou duas partidas, acabo sempre por jogar durante mais tempo do que o esperado e de repente já são 3 da manhã. É um jogo simples, rápido e muito divertido. O que não há para gostar com um monte de carros a jogar futebol e a deitar arco-íris pelo tubo de escape?

Positivo

  • Uma mistura inovadora que resultapn-recomendado-ana
  • Acrobacias e saltos enormes dão uma grande espectacularidade ao jogo
  • Frenético a cada jogo que decorre
  • Multiplayer funciona sem grandes problemas
  • Altamente viciante
  • Personalização do nosso veículo

Negativo

  • Offline completamente desinteressante
  • Escassos estilos de jogo

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...