Análise – Rakoo & Friends

rakoo and friends pn title

Nunca na minha vida tinha visto um jogo tão cheio de amor e flores. Rakoo & Friends é um jogo onde a personagem principal, Rakoo, procura o amor.

Esta busca é elaborada num mundo perigoso, mas pelo caminho vamos lá apanhar flores para dar à nossa amada e fazer amigos! Algo que se destaca de imediato, para além da apresentação cartoonesca, é a banda sonora. Para que possam ter aqui um grau de comparação, existem momentos em que a banda sonora de Rei Leão me ecoou nos ouvidos.

rakoo and friends pn 3

A jogabilidade de Rakoo & Friends é bastante versátil nos controlos mas bastante linear em tudo o resto. Cada nível é uma corrida onde o objectivo passa por apanhar flores, 3 moedas e desviarmo-nos de inimigos, pedregulhos e buracos.

Podemos controlar Rakoo de 3 maneiras, através do dpad, através dos analógicos ou ainda através da stylus no ecrã do Gamepad. Se optarem pela Stylus estarão a jogar em modo difícil, uma vez que os controlos ficam algo abstratos a menos que vejam a acção a decorrer apenas no Gamepad. Se optarem pelas outras duas opções terão uma visão mais ampla do percurso o que acaba por ser importante.

rakoo and friends pn 2

Já que estamos a falar do Gamepad, o som do jogo está no seu melhor quando conjugados os sons da TV e do Gamepad uma vez que são distintos e se complementam. Em Rakoo & Friends posso afirmar que a melhor parte é mesmo a banda sonora, por isso não a desperdicem.

No entanto e tal como diz no nome do jogo, Rakoo tem amigos que conhece ao longo da sua jornada, estes amigos são na verdade power ups que podem utilizados durante os níveis. Podem levar até 4 amigos para um nível, no entanto por cada 2 amigos perdem um dos 3 corações logo ao inicio do nível.

rakoo and friends pn 1

Os níveis começam por ser bastante simples mas não tardam a ficar desafiantes e até existem alguns encontros com Boss que tendem a atormentar-nos a vida enquanto colhemos flores. Rakoo & Friends brilha na animação das personagens, que como referi parecem saídas de um desenho animado e pela sua banda sonora.

Infelizmente não é um jogo que se mantenha atraente por muito tempo. A repetição e monotonia instalam-se pois a banda sonora não varia e o jogo não evolui as suas mecânicas. Não é por ter um mocho que pia para fazer desmaiar javalis ou uma batata voadora que cospe sementes bala que vamos passar a jogar com mais afinco. Nem pela possibilidade de colocar diferentes chapéus em Rakoo.

Uma das coisas que reparei nos primeiros momentos de jogo são os loadings, para um jogo deste género custa-me a crer que sejam necessários carregamentos de dados tão longos e constantes. Até para repetir um nível é necessário voltar ao menu de escolha de níveis e atravessar dois loadings. Parece que Sonic 06 deixou a sua marca em Rakoo

Este é um daqueles jogos que parece ter sido construído para o formato mobile, e na verdade existe um jogo chamado Rakoo’s Adventure para o mercado mobile. É divertido mas repetitivo fazendo com que o jogador não fique com muita vontade de lá voltar, Rakoo & Friends fica aquém do esperado sendo a única coisa realmente memorável a música.

Positivo

  • Banda Sonora
  • Estilo Cartoon

Negativo

  • Fica aborrecido rapidamente
  • Loadings demasiado longos e constantes
  • Recomeçar exige que voltemos ao menu para repetir um nível

razoavel-oficial-an-pn-img

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Share

You may also like...