Análise – Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00008

Todos sabem que não sou um grande fã de jogos mobile. Além de serem demasiado impessoais, são muitas vezes esforços insuficientes daquilo que poderia ser um bom jogo, retalhados a pensar na melhor forma de roubar mais uns trocos aos utilizadores incautos.

Puzzle & Dragons é mais um desses casos. Este é um dos grandes fenómenos do género e uma franquia que apanhou o Japão (especialmente) de surpresa.

puzzle-and-dragons-super-mario-bros-edition-overworld-map-gameplay-screenshot-3ds

Com um nome mais forte a cada dia que passa, a Nintendo resolveu aproveitar a fórmula e trazer Puzzle & Dragons Z até à Nintendo 3DS, embora com muitas diferenças e todo um jogo inspirado no universo do Super Mario. O resultado? Bem melhor do que seria de esperar.

Isto só acontece porque aquilo que era o original, foi totalmente retalhado para parecer um jogo de consola portátil (curioso ver o inverso, não é?), por isso, Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition tem uma campanha para cada um dos jogos e não bloqueia o progresso com tempos parvos ou necessidade de investir mais dinheiro que o que dão originalmente por ele.

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00007

Puzzle & Dragons Z é o foco principal, sendo a maior campanha e aquela que tem uma história mais desenvolvida para explorar. Aqui escolhem ser um rapaz ou rapariga, o/a qual precisa de salvar o mundo de uma catástrofe que separa as regiões em peças ao estilo puzzle.

Tenho a dizer que embora não seja uma história por aí além, o estilo e humor adoptados são uma mais valia, com diálogos e situações bastante engraçadas. A campanha de Super Mario por seu lado, já é mais ao estilo de mapa mundo da saga, aqui cada cenário representa uma área que exploram para derrotar inimigos, avançar até ao boss da zona e seguir em frente até salvar a Peach.

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00004

Mas o melhor de Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition é mesmo a jogabilidade. Este é um dos jogos de Puzzle mais viciante que andam para aí e a capacidade que tem para manter o jogador agarrado é no mínimo assustador.

Cada zona tem caminhos para explorar e ao percorrer os mesmos, encontram criaturas (ou inimigos do Mushroom Kingdom). Os combates contra eles recorrem sempre ao sistema de grelha da série, o qual permite agarrar uma peça e movimentar a mesma para qualquer parte da tabela. O mais inteligente deste sistema, é que ao mover uma peça, esta pode empurrar as restantes, o que permite criar grandes combos e dar ainda mais dano.

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00003

No que toca ao dano, este é gerido pelos monstros ou aliados que a vossa equipa engloba, o que funciona ao estilo Pokémon. Os vossos monstros podem ser evoluídos, ter novas habilidades e usar até combinações de elementos, que são sempre superiores frente a determinados elementos (como água que vence fogo, ou madeira que vence água).

A campanha de Puzzle & Dragons Z é claramente mais equilibrada que a de Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition, requer algum grinding e algumas horas de frustração contra inimigos que são mais fortes do que deviam ser. O equilíbrio do poder da equipa também é maior na versão Z do que em Super Mario.

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00001

É claro que Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition tem muito mais para perceber, pois existem ataques especiais e estratégias que podem usar para juntar as peças no tabuleiro, mas isso são coisas que o jogo incentiva a aprender com a experiência, por isso mais vale experimentar para ver.

Juntando as duas campanhas, Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition tem muito conteúdo para o preço reduzido que pede. É verdade que vão perder algum tempo a regressar à cidade após abrir uma nova área e muita coisa requer grinding, mas é algo que podia ser bem mais aborrecido caso o vício de juntar mais peças não fosse compensatório o suficiente.

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00002

O visual é um misto entre o que foi visto em New Super Mario Bros. 2 e um Pokémon à moda antiga, por isso não é certamente o jogo que puxa mais pela consola. A música é divertida em Puzzle & Dragons Z e clássica na versão Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition.

Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition é um bom exemplo de como se consegue transformar um jogo mobile e adaptar às consolas portáteis sem que pareça algo mal feito ou apressado. Pode não ser um colosso como Angry Birds, mas foi muito melhor adaptado, por isso vale bem a pena. Atenção, vai ser dificil largar depois de começar.

puzzle-e-dragons-z-puzzle-e-dragons-super-mario-bros-edition-pn-n_00006

Positivo:

  • Duas campanhas longaspn-recomendado-ana
  • Jogabilidade viciante
  • Duas variações do mesmo estilo
  • Humor da campanha de Puzzle e Dragons Z
  • Versão de Super Mario aproveita bem o material original

Negativo:

  • Puzzle & Dragons Super Mario Bros. Edition é algo desiquilibrado
  • Regressar à cidade constantemente é chato
  • Monstros parecem bastante genéricos

pn-muitobom-ana

 

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Share

You may also like...