Análise – Punch-Out!

punch-out-wii-rev-top-pn

Punch-Out é uma série que apesar de se mostrar como muito forte e relevante na primeira década da Nintendo após o lançamento da NES, saltou algumas das plataformas da companhia japonesa, entretanto ganhou nova vida através da Wii com uma espécie de reboot que prometeu regressar às origens.

O jogo foi então lançado na Wii em 2009 e gozou de um bom sucesso por se manter altamente divertido e ainda uma série relevante neste panorama cheio de novos títulos. O jogo então recebeu um nova tentativa com um lançamento digital na eShop da Wii U.

punch-out-wii-rev-4-pn

Punch-Out mantêm-se fiel às suas origens, é um jogo de boxe onde timing e reflexos ditarão o resultado de cada combate. Vamos seguir o papel de Little Mac, um pugilista amador que quer testar a sua sorte com os maiores nomes do desporto, mas nem tudo vem sem esforço pois cada um dos lutadores que defrontar mostrar-se-á mais difícil que o anterior.

Tal como afirmei em cima, a essência deste jogo centra-se em memorizar os padrões de ataques de inimigos e saber como aplicar os golpes. Little Mac consegue desviar-se para as laterais, baixar e deferir golpes de várias maneiras. Apesar de parecer simples, os nossos adversários não nos facilitarão a vida, sendo que cada um deles possui os próprios tiques e padrões de ataque.

punch-out-wii-rev-2-pn A tarefa não é assim tão fácil quanto parece, visto que grande parte dos ataques dos inimigos terão uma velocidade e força estonteantes e requerem uma máxima concentração por parte do jogador. O que por vezes será uma tarefa frustrante torna-se num bom desafio se estivermos focados e tivermos uma capacidade de reacção boa. Ao cairmos no chão temos que carregar rapidamente nos botões para nos levantarmos, algo que se torna cada vez mais difícil após algumas quedas.

A apresentação continua igual para esta versão. Apesar de ser um jogo da geração passada, é engraçado ver como grande parte do grafismo ainda permanece com uma boa qualidade e faz-nos esquecer que estamos a jogar um jogo da Wii. Os modelos dos adversários estão bem conseguidos sendo estes baseados em clássicos da série. A banda sonora revisita também o passado com versões refeitas de alguns dos mais conhecidos temas.punch-out-wii-rev-1-pn

Punch-Out!! da Wii mostra-se como uma versão bastante competente na Wii U. É daqueles jogos que apesar de ser da geração passada, continua a mostrar-se forte sempre que é jogada e agora ganha uma nova vidas na Wii U.

Positivo:

  • Mecânica clássica com um visual moderno
  • Alguns combates são bastante difíceis
  • Modelos das personagens estão engraçados e distintos
  • Jogabilidade continua intuitiva e puxa pelos nossos reflexos e capacidade de memória
  • Vários lutadores

Negativo:

  • Vagueia pouco fora da fórmula original
  • Comandos por movimentos difíceis de manusear

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...