Análise – Pokémon X e Y TCG

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00008

Nos últimos anos, no que toca a Trading Card Game, o meu tempo gasto estava apenas ligado a Magic The Gathering, afinal é um jogo que a maioria dos meus amigos joga e posso encontrar torneios com facilidade.

Porém, e antes disso, quando era bem mais novo, Magic não me dizia nada, pois eu queria era jogar Pokémon TCG. Na altura era um dos meus passatempos favoritos e cheguei a participar em ligas e até num apurador para o mundial (onde perdi nos quartos de final contra o namorado da campeã espanhola…enfim.).

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00007

Pela mesma altura em que entrei em Stand-by nos jogos (antes de Diamond e Pearl), também meti um travão ao TCG, mas nunca deixei realmente de lhe prestar atenção, pois este é um estilo de Hobby que nunca se deixa de gostar.

Agora, com a nossa parceria com a Devir, chegou a altura de abrir o báu das recordações e voltar a entrar no universo do Pokémon Trading Card Game. Para isso tivemos acesso a dois decks temáticos de jogo da expansão X e Y, Destrcutive Rush (Yvetal) e Resilient Life (Xerneas).

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00004

Apesar de ser uma nova expansão, Destructive Rush é capaz de ser o Deck mais conservador dos dois, afinal inclui energias Dark e Fighting e o seu estilo de jogo assenta muito mais no ataque directo e agressivo.

Por seu lado Resilient Life introduz a nova energia Fairy, alguns Pokémon do mesmo tipo e uma série de habilidades mais passivas. É um deck que tenta muito mais ganhar em números e controlando o adversário do que em força bruta.

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00002

O equilíbrio entre os dois Decks foram ideais não só para teste, como para regressar a este universo. Os dois Decks oferecem estilos de combate diferentes, mas não são muito complicados de jogar, além de que as cartas não dependem muito de combos entre si como alguns decks mais avançados.

A única coisa que se torna mais exigente nestes dois decks é a presença de muitas fraquezas e resistências. Para iniciados é muita informação logo a início, mas com algumas horas de jogo e prática, é uma coisa que acaba por ir ao sítio.

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00005

Claro que estes decks não são os mais indicados para jogadores avançados, a não ser que queiram desenferrujar, tal como nós que já não tocavam neste jogo há algum tempo. Demorou pouco tempo a relembrar as mecânicas e a perceber o que tinha mudado realmente, mas as maiores alterações também não são sentidas propriamente nestes decks, com a pequena excepção das cartas de treinador.

Com estes dois decks em mesa, só não foi possível testar as novas energias de Dragão que foram incluídas, que fazem com que os Pokémon do tipo dragão deixem de usar energias incolores para terem o seu próprio tipo. Infelizmente nenhum dos dois incluía uma Mega Evolução, por isso é algo que não pudemos experimentar para já, mas esperamos que aconteça de futuro.

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00001

Cada um destes decks inclui o baralho, uma moeda, um tapete de jogo, contadores de vida e as regras. As caixas são bastante apelativas e dão jeito até para guardar os decks nelas caso assim desejem.

Já não jogava Pokémon há imenso tempo e depois de toda a experiência que adquiri com Magic The Gathering, regressar a este jogo foi uma boa viagem ao passado. Ao ver as novas cartas já consegui pensar em várias estratégias e em variações possíveis destes dois decks, por isso é algo que vamos continuar a explorar. Uma coisa é certa, tal como os jogos de Pokémon X e Pokémon Y, também o TCG desta geração é a altura ideal para os veteranos poderem regressar e os novatos começarem a jogar.

pokemon-x-y-tcg-dekcs-ana-pn_00003

Positivo:

  • Os dois decks apresentam estrategias bem diferentespn-recomendado-ana
  • Ideal para quem esteja a regressar a este TCG
  • As mecânicas de jogo parecem mais sólidas do que antigamente
  • Estes decks são dois bons pontos de partida
  • Podem registar e jogar com eles online

Negativo:

  • Duas novas energias não eram realmente essênciais
  • A forte presença de fraquezas e resistências

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.