Análise – Plants vs Zombies: Garden Warfare 2

plants-vs-zombies-garden-warfare-2-rev-top-02-pn

Depois do grande sucesso que o estúdio PopCap Games teve com o lançamento de Plants vs Zombies, o futuro do mesmo mostrou-se risonho e as ambições começaram a crescer cada vez mais apesar de terem um passado só por si já bastante positivo. A aquisição da Electronic Arts tem-se mostrado como uma união bastante prolífera tendo permitindo uma expansão da série Plants vs Zombies para outros ramos com o lançamento de Garden Warfare, um shooter na terceira pessoa.

Com o sucesso do primeiro jogo, eis que surge então Plants vs Zombies: Garden Warfare 2, um jogo que pega no conceito do primeiro e não só amplia o que foi feito como também transporta o jogo exclusivamente para as consolas de nova geração. Sendo assim, vamos ver como é que este novo capítulo se mostra.

plants-vs-zombies-garden-warfare-2-rev-7-pn

Em Plants vs Zombies 2: Garden Warfare 2, vemos o conceito básico desta série ser levado para uma escala ainda maior, no qual temos um jardim gigante para combater. Basicamente temos duas facções, as plantas e os zombies, no qual cada uma destas irá combater para controlar todo o jardim mas a tarefa não se avizinha fácil. Todo o jardim está aberto para a nossa exploração, seja por mera curiosidade, descobrir segredos ou fazer algum grinding para subirmos de nível ao nosso herói.

Dependendo da facção que tomemos partido, temos várias missões ao nosso dispor que irão combater para esse objectivo principal. É interessante ver que cada uma delas tem missões distintas e até um espírito diferente, como no caso dos zombies, onde é impossível fazer uma missão sem soltar uma gargalhada com as situações hilariantes e desleixadas a que estes se colocam, seja um teleporte que nos mande constantemente para sítios errados, e isto tudo sem estragar o ritmo do jogo ou o interesse do jogador.

plants-vs-zombies-garden-warfare-2-rev-8-pn

Sem fugir ao estilo clássico do jogo, iremos várias vezes executar missões que requerem um controlo territorial ou então a defesa de uma certa infraestrutura, enquanto que ondas e ondas e inimigos nos atacam para estragar os nossos planos. Para além de simplesmente dispararmos contra os inimigos individualmente, podemos também fazer spawn de pequenas unidades de torres que são bastante distintas e que nos irão ajudar na nossa missão.

Cada uma das facções tem os seus próprios soldados com unidades específicas e outras mais gerais, mas o destaque vai para os heróis de cada uma e que serão controlados pelo jogador. Podemos alternar entre elas à nossa vontade durante o decorrer do jogo, mas com uma barra de level up que está agarrada a cada um deles vamos acabar por ficar com a vontade de usar apenas durante todo o tempo. Sendo assim, vamos poder personalizá-la à nossa vontade ou até alterar algumas das habilidades especiais que podem ser usados em jogo.

plants-vs-zombies-garden-warfare-2-rev-1-pn

Completando missões e angariando mais dinheiro vai ajudar a nossa facção a ter sucesso, e é na nossa base que vamos escolher o que fazer ou como gastar o nosso dinheiro. A base servirá como menu principal para todo o jogo, seja entrar num modo multiplayer, ver estatísticas, gastar o nosso dinheiro em boosters de cartas que desbloqueiam novas personagens, items para personalizar e novas unidades de torres, bem como recrutar novos heróis.

O multiplayer do jogo está bastante sólido e com uma panóplia de modos bastante interessantes. Para além de versões específicas do clássico team slayer, ou então plantar bombas no terreno inimigo, temos também outros modos interessantes que alteram completamente o jogo. Não só foi fácil de entrar e jogar cada jogo, como também é interessante ver alguém sem ser a inteligência artificial mexer com os inimigos, o que torna o jogo muito mais frenético. Tive muito poucas situações negativas com esta vertente, sendo que uma delas colocou a minha equipa num número demasiado inferior e o jogo pouco fez para tentar equilibrar o mesmo, havendo um grande desnível e um massacre do resto da minha equipa segui-se.

plants-vs-zombies-garden-warfare-2-rev-9-pn

Plants vs Zombies: Garden Warfare 2 é também um jogo bastante atraente no que toca ao aspecto visual e com uma palete de cores variada e vibrante. O jogo de cores em todo o jardim foi bem conseguido e consegue fazer uma boa distinção entre a zona das plantas e dos zombies. A sonoplastia está também bem trabalhada, com um bom leque de músicas engraçadas para acompanharem o tema do jogo e a língua fictícia que grande parte das vezes todos proferem também encaixa com o tema.

O jogo foi-me conquistando aos poucos, isto partindo de alguém que não jogou o primeiro, acabei por me sentir mais divertido do que pensava e fiquei bastante contente com o resultado final desta série. Sem dúvida que vai ser um jogo que irão direccionar rapidamente para as crianças dada a ser um shooter com um tema bastante apelativo, mas eu próprio acabei por ficar bastante agarrado a ele.

plants-vs-zombies-garden-warfare-2-rev-2-pn

Plants vs Zombies: Garden Warfare 2 é um jogo que poderá surpreender pela positiva caso tenham alguma curiosidade. Se estão fartos de shooters modernos ou temas já demasiado desgastados, têm aqui uma boa alternativa que tem ainda mais potencial para evoluir.

Positivo:

  • Alternância entre estilo de jogo na campanha
  • Apresentação bastante vibrante e um mimo para os olhos
  • Single-player interessante durante bastante tempo
  • Multiplayer é também um dos pontos altos do jogo
  • A base de cada facção é simples de usar

Negativo:

  • Podia ter sido balançado no que toca às personagens
  • Fazer level-up leva um pouco mais de tempo que o normal

pn-bom-2016

Share

You may also like...