Análise – Picross E4

picross-e4-rev-top-pn

Picross é uma série recorrente da Nintendo que já tem uma longa história na companhia nipónica. A série voltou em grande em 2007 com o lançamento para a Nintendo DS de Picross DS e tem sido um título recorrente até agora para a 3DS com os vários capítulos de Picross E. Chega então Picross E4, mais um a ser lançado na Nintendo eShop e na verdade o primeiro a ser analisado por mim.

Picross é um jogo que mistura imagens com palavras cruzadas, mas com um twist diferente. Ao invés de enchermos a folha quadriculada com palavras, vamos preencher quadradinhos específicos para formar uma imagem pixelizada. Para formarmos essas imagens teremos que respeitar os vários números que indicam o número de quadrados a preencher para cada linha. Esses números dizem apenas o número de quadrados necessários em cada linha, e não a localização exacta dos mesmos, por isso teremos que prestar atenção aos números das linhas verticais e horizontais para não falhar na casa e ver mais tempo ser adicionado ao já decorrido – sim porque quanto menos tempo demorarmos a resolver os puzzles, melhor para nós.

picross-e4-rev-2-pn

É um jogo bastante fácil, mas que tem o tempo a jogar contra nós visto que para os mais perfeccionistas, será uma maneira de se gabarem às outras pessoas. No início os puzzles são bastante simples, com imagens pequenas e poucos números em cada linha, mas com o decorrer do jogo, as imagens crescem e cada linha fica com maiores conjuntos de números, aumentando ainda mais a possibilidade de erros. Assim de repente faz lembrar o Minesweeper.

Se o modo Picross já não é um desafio à vossa altura, então podem experimentar os restantes modos, Micross ou Mega Picross. Micross é um modo interessante, onde cada quadrado do Picross normal terá embutido outro Picross para resolver. O resultado desta mistura é um desenho muito mais detalhado e menos pixelizado do que os anteriores.

picross-e4-rev-1-pn

Mega Picross é uma vertente mais complexa do Picross. Para além de ter números em cada uma das linhas, neste modo teremos números que se expandem até duas linhas. Para preenchermos as casas nesta situação, temos de ter em conta que nas duas linhas em questão existe um número total de quadrados igual ao que nos é apresentado, tornando a tarefa mais difícil.

Picross E4 é um jogo de puzzle muito acessível e essencial para passar o tempo em várias situações do nosso dia-a-dia. Achei ser um título bastante interessante e os mais de cem puzzles incluídos vão deixar-nos muito tempo agarrados a este jogo.

Positivo:

  • Bons puzzles
  • Horas de conteúdo
  • Controlos acessíveis

Negativo:

  • Apresentação aborrecida
  • Música

pn-bom-ana