Análise – Persona 4 Dancing All Night

persona-4-dancing-all-night-analise-review-top-pn

A série Persona é altamente dinâmica e quem a trabalha também, por isso, depois de um RPG por turnos, um dungeon crawler e até um jogo de luta, um jogo de dança para Persona 4 não é de todo inesperado.

Embora o esteja a rotular como jogo de dança, Persona 4 Dancing All Night consegue ser bem mais que isso, aliás, jogando a história, consegue até ser mais uma Visual Novel do que tudo o resto.

persona-4-dancing-all-night-yu-narukami-trailer-pn-n

Como é que isto acontece? Para Persona 4 Dancing All Night a Atlus não quis criar apenas um jogo de dança com as personagens de Persona 4, por isso criou toda uma história inédita, relacionada com um mundo onde os Shadows conseguem prender pessoas e só existe uma forma de os derrotar, a dança.

Toda a campanha está recheada de conversa entre as personagens principais e outros NPC. É possível ser bombardeado com mais de 10 minutos de conversa antes de se passar a um segmento de dança, mas são minutos bem passados, pois estamos a lidar com personagens carismáticas e bem conhecidas. Os diálogos estão bem conseguidos e as vozes ajudam a manter o ritmo.

persona-4-dancing-all-night-recebe-novas-imagens-de-personagens-e-dança-pn-n_00023

Falar em ritmo é essencial, pois esta é a segunda parte de Persona 4 Dancing All Night e também onde reside a jogabilidade. Ao saltar para o palco, as personagens de Persona dançam como verdadeiros profissionais, isto claro vocês sejam bons com jogos de ritmo (algo onde sou mesmo péssimo).

Neste caso, vamos ver a personagem (ou personagens) a dançar no centro do ecrã, com os vários botões a surgir do centro e a ser necessário carregar no botão certo quando chega a uma das pontas do ecrã. É um sistema de coordenação e ritmo já visto em jogos como Project Diva, que se torna bastante divertido e viciante. Jogando nos modos mais simples, até alguém como eu consegue fazer uma boa pontuação, mas só os verdadeiros fãs do estilo é que vão conseguir dar a volta nas maiores dificuldades.

persona-4-dancing-all-night-recebe-novas-imagens-de-personagens-e-dança-pn-n_00059

Sendo um jogo da PS Vita, podem jogar tanto com o ecrã como com os botões, mas ligando à PS TV, podem até jogar com o Dualshock 3, o que funciona bastante bem. A qualidade de imagem também é bastante boa jogando com a PS TV, não se notando tanto o esticar da imagem.

Caso não sejam grandes fãs de Visual Novels e queiram apenas jogar as partes de dança, podem sempre jogar no modo livre, escolhendo a personagem e quem até pode entrar em equipa. De qualquer forma, recomendo vivamente que façam a campanha.

persona-4-dancing-all-night-recebe-novas-imagens-de-personagens-e-dança-pn-n_00089

Sendo um jogo de música, é importante falar desta categoria. Persona 4 Dancing All Night inclui várias versões originais e remixes de boa qualidade. Uma ou outra música não são assim tão boas, mas tendo em conta que vários membros da equipa do PN já andavam com a banda sonora no carro ainda antes do jogo ser lançado, já atesta a qualidade do material.

O que não gosetei muito, são os sons, gritos e afins que as personagens fazem quando estão a dançar, especialmente as que estão de fundo. Estes não ficam nada bem com a música e parecem forçados.

persona-4-dancing-all-night-recebe-novas-imagens-de-personagens-e-dança-pn-n_00046

Em termos visuais, Persona 4 Dancing All Night consegue ser um jogo bonito com muita qualidade. As cores e detalhes são bastante vivos, o que é bom por um lado, mas pode acabar por atrapalhar ao jogar, pois algumas notas podem cruzar com cores de fundo e criar confusão. Os menus também estão bons, com as personagens a sair em grande destaque.

Embora seja estranho ver algumas das personagens de Persona 4 a dançar como profissionais em cima de um palco, Persona 4 Dancing All Night consegue em parte garantir que o material de origem é sempre respeitado.

persona-4-dancing-all-night-recebe-novas-imagens-de-personagens-e-dança-pn-n_00076

Quer sejam fãs de Persona ou jogos de dança/ritmo, devem jogar Persona 4 Dancing All Night, afinal, não só é um jogo de qualidade, como é o único da série onde podem jogar com a Nanako.

Positivo:

  • Personagens bem aproveitadas
  • Boa selecção musical
  • Animações das personagens
  • Jogabilidade viciante
  • Funciona muito bem na PS TV

Negativo:

  • Por vezes passa muito tempo na história sem uma sequência de jogabilidade
  • Os gritos das personagens durante as músicas

pn-muitobom-ana

Share

You may also like...

error

Sigam-nos para todas as novidades!

YouTube
Instagram