Análise – Oddworld: New ‘n’ Tasty

oddworld-new-n-tasty-rev-top-pn

A série Oddworld deu os seus primeiros passos na PS One e ficou conhecida como uma das mais acarinhadas do universo Sony. Com o seu crescimento, Oddworld foi evoluindo com mais alguns títulos que passaram por várias plataformas ao longo do tempo, mas o primeiro jogo de nome Oddworld: Abe’s Oddysee ficou para sempre marcado na mente dos jogadores e eis que chega então o remake desse mesmo jogo à Wii U, Oddworld: New ‘n Tasty.

Este remake ficou a cargo da Just Add Water, um estúdio responsável por um shooter da PS3 e PSP de nome Gravity Crash e remasters em HD de Oddworld: Stranger’s Wrath e Oddworld: Munch’s Oddysee, sendo assim, fez mais que sentido deixar o estúdio Inglês trabalhar neste projecto mais ambicioso.

oddworld-new-n-tasty-rev-2-pn

Oddworld: New ‘n’ Tasty continua com a mesma premissa da versão original: um pequeno Mudokon que trabalha na empresa RuptureFarms como janitor. Feliz com o seu trabalho, um dia Abe descobre os planos da companhia em fazer um novo produto comestível para os clientes, pelo que o seu ingrediente principal são os Mudokon. Chocado, Abe foge e tentará salvar a sua espécie desta ideia macabra.

Mantendo o mesmo aspecto principal na jogabilidade, Oddworld: New ‘n’ Tasty continua a ser um jogo de plataformas com um enfoque na acção furtiva. Abe é uma personagem frágil e terá que usar a sua inteligência e astúcia para superar os vários inimigos da RuptureFarms. Com a sua capacidade de usar poderes que controlam as mentes de outros, Abe poderá também usar essa opção para eliminar alguns dos inimigos que estão no ecrã.

oddworld-new-n-tasty-rev-5-pn

Com o simples toque de um objecto perigoso ou tiros dos inimigos, Abe morrerá rapidamente, portanto teremos que ter cuidado ao manusear a personagem. Podemos também salvar os restantes Mudokons através dos seus poderes e ordená-los a mexer de qualquer maneira que nos agrade com comandos de voz. Ao chegarmos a um certo checkpoint com esses Mudokons, podemos invocar um portal que os salvará.

Apesar da jogabilidade se manter intacta, torna-se mais imersiva graças ao visual completamente restaurado. Enquanto o jogo original possuía uma estética em 2D, este novo jogo foi inteiramente refeito em 3D, dando uma perspectiva muito mais espectacular e detalhada do mundo de Oddworld. Ficamos então capazes de ter uma visão mais aprofundada do mundo deste jogo.

oddworld-new-n-tasty-rev-3-pn

A Just Add Water conseguiu introduzir esta vertente gráfica sem sacrificar a visão original que havia sido concebida para o jogo, pelo que grande parte do mundo não ficará desvirtuado ou excessivamente diferente do que víamos no jogo da PS One. Tudo continua muito familiar e isso é um aspecto muito positivo deste remake.

Oddworld: New ‘n’ Tasty é um excelente trabalho que conseguiu reproduzir e revitalizar este jogo original sem ser preciso enveredar por demasiadas inovações técnicas. O que já havia sido feito funcionava na perfeição, então não houve grande necessidade de mexer muito mais.

Positivo

  • Uma excelente recriação
  • Puzzles continuam interessantes
  • Apresentação ficou muito mais apelativa
  • Jogabilidade polida mantém o jogo actual sem ter sido desvirtuado…

Negativo

  • …mas mesmo assim sente-se um pouco a idade da mesma
  • Alguns problemas de framerate

pn-muito-bom-2016-3