Análise – Now You See Me 2 (Mestres da Ilusão 2)

Quando o primeiro Now You See Me saiu nas salas de cinema eu acabei por o ir ver quase por acidente, e para dizer a verdade foi um dos melhores acidentes que já tive. Gostei bastante do primeiro filme, não só as personagens eram carismáticas como todas elas tinham uma história interessante e o filme não poupou esforços para mostrar uma narrativa e um espectáculo visual assombroso onde a ilusão se mistura com o CGI. Aquilo que mais me chamou a atenção, como a qualquer outro espectador, foram mesmo os momentos de ilusionismo presentes no primeiro filme que eram os pontos altos da narrativa e da acção.

Esta sequela sabe que não se deve mexer muito numa fórmula vencedora mas também sabe que entregar apenas mais do mesmo poderá não ser uma boa opção e mistura estas duas partes. Now You See Me 2 ou Mestres da Ilusão 2 como é chamado por cá, é então uma mistura entre os grandes actos do primeiro filme e adiciona uma nova linha narrativa que leva os Horseman (o grupo de ilusionistas) a utilizar o ilusionismo para sobreviverem. No papel esta parece uma ideia bastante boa, já a sua execução atrapalha-se por completo quando trazem de volta personagens do passado com o intuito de fortalecer a narrativa.

Eu divido este filme em duas partes, uma primeira parte que consiste na criação do problema e uma segunda parte onde temos o problema e a sua resolução. A primeira parte do filme aponta então para uma aventura pelas ruas de Macau com a apresentação de uma cara nova, Daniel Radcliffe. Sem dar muitos detalhes sobre esta personagem, garanto que é uma excelente interpretação que nos últimos momentos do filme cai a pique por culpa do guião. A personagem é construída de uma forma imponente e poderosa mas a mistura desta personagem com uma outra nos últimos momentos do filme fazem com que seja uma piada de mau gosto.

now you see me pn ana 7

Falando no guião, preparem-se para ouvir piadas e diálogos bastante diversificados durante o filme, são diálogos maioritariamente cómicos e sarcásticos que ajudam a manter o tom do filme mas, preparem-se também para ver uma das personagens mais constrangedoras que alguma vez presenciaram. Now You See Me 2 apresentou uma nova personagem directamente ligada a um dos Horseman que duvido que alguém tenha mesmo acreditado no que estava a ver na sua primeira cena. Felizmente é uma personagem que funciona e adiciona mais uma dose de comédia ao filme ainda que por momentos proporcione momentos constrangedores.

As personagens principais mantêm-se com uma postura inalterada desde o primeiro filme mas existe uma saída e uma adição aos Horseman. Com a saída de Henley Reeves, entrou Lula que em vez de ser uma substituição directa da antiga personagem acaba por sobressair com a sua própria identidade e com o seu devido mérito, a início parecia uma substituição apenas para colocar outro elemento feminino no grupo mas como disse, acaba por ser uma personagem diferente e bastante forte. Sim, senti a falta de Henley mas não tenho nada contra Lula e até tinha gostado de ver as duas em cena. Já a personagem Thadeus Bradley interpretada por Morgan Freeman sofre uma evolução ao longo de Now You See Me 2 que não me agradou, é uma tentativa de aprofundar a história que apesar de se dar a entender não me convenceu.

Now You See Me 2 faz também bastante uso de CGI, quer seja para executar alguns pequenos truques ou para executar proezas impossíveis. Como todos devem saber existem imensos truques que são apenas possíveis na TV, mas aqui por vezes vemos alguns truques impossíveis a serem executados, no fundo é uma mistura entre o possível e o impossível que mantém o mistério e o apetite por mais destas cenas no filme. No entanto quando é de mais, é de mais. Por muito que eu queira gostar do filme existem aquelas perguntas que me ficam na cabeça sendo que ficaram por explicar dois factores determinantes nas cenas finais que mereciam resposta. Ainda assim o aspecto visual é bastante bom e bem conseguido na sua grande maioria, existindo algumas cenas que fazem alusão à impossibilidade da magia que de certa forma são apreciadas.

now you see me pn ana 3

A ideia geral sobre Now You See Me 2 é que apesar de se basear na fórmula original não é o original e apesar de ser diferente não é melhor por isso. A meu ver o filme entra em declínio e piora substancialmente devido ao lado dos vilões assim como pela quase ausência de grandes truques de magia efectuados perante multidões. Por outras palavras existe escassez daquilo que fez o primeiro filme tão bom e o que é inserido de novo deixa a desejar, especialmente no fim. Continua a ser uma experiência agradável se bem que recomendo vivamente a que vejam o primeiro antes deste, eu diverti-me e ri durante o filme, apenas não esperem que o filme tire um resultado melhor que o original da cartola.

Positivo

  • Início promissor
  • Aspecto visual
  • Personagens mantêm-se familiares
  • Truques de “se lhe tirar o chapéu”
  • Argumento como um todo é bom…

Negativo

  • …pecando apenas por um fim atrapalhado
  • Alguns truques são obras de arte de CGI que requerem uma explicação
  • Vilões deixam imenso a desejar no fim
  • Plot Twists finais demasiado rebuscados causam estranheza em vez de fornecerem explicações

pn-bom-2016

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?
  • Leonsuper

    Não vou ver este filme, mas por acaso detestei o primeiro. Foi dos filmes que vi que mais me irritou.