Análise – NotGTAV

notgtav-analise-00

Não é novidade nenhuma que a Steam costuma receber alguns jogos estranhos de vez em quanto. NotGTAV é mais um desses casos, um jogo que surgiu do meio do nada e cujo o título afirma não ser Grand Theft Auto V.

Após completar o jogo em menos de uma hora, posso confirmar com toda a certeza que não é o jogo da famosa série da Rockstar Games. Apesar de ter as letras no título, GTA está na verdade associado a Great Traffic Adventure e o V é uma consoante muda (aparentemente).

Mas afinal o que é NotGTAV?

notgtav-analise-03

NotGTAV não é um jogo de acção em mundo aberto, mas é algo parecido com Snake, um jogo que jogava no Nokia antigo da minha mãe quando eu tinha 10 anos

O jogo não decorre no estado de San Andreas mas no Reino Unido, local que a série GTA ainda não voltou por alguma razão desde a expansão London, 1961 para o jogo original em 1999. No entanto, NotGTAV consegue ser quase tão satírico como GTA e é capaz de ser o jogo mais britânico que eu já experimentei.

notgtav-analise-04

Os protagonistas do jogo não são o Michael, o Franklin e o Trevor. Jogamos antes com Daffyd, Darren e David Cameron, o primeiro-ministro do Reino Unido, personagens igualmente horríveis, vis e perversas.

Cada personagem executa missões diferentes mas todas partilham uma estrutura semelhante. Primeiro têm de completar algumas tarefas para subir o vosso nível de notoriedade, como atropelar sem-abrigos no parque de estacionamento do Lidl e fugir de um tractor até que chega a hora do chá. Assim que chega ao máximo, avançam para um roubo onde podem optar por uma abordagem furtiva ou violenta.

notgtav-analise-02

Como seria de esperar de um jogo parecido com Snake, a vossa serpente vai ficando maior (tolo!) à medida que apanham/atropelam diversas coisas. Se passarem por cima da vossa cauda, têm que reiniciar a missão. Estranhamente, o mesmo não acontece se for um inimigo a fazê-lo, contando apenas como morte se tocar na cabeça.

Ao completarem a história de uma personagem, desbloqueiam novas dificuldades que tornam o jogo mais rápido. Começam no modo Wii (Normal), passam para o modo Gamer (Hardcore), depois o modo Twitch (Too hard) e finalmente o modo Dark Souls (Evil).

notgtav-analise-05

Há quem possa afirmar que NotGTAV não tem gráficos, o que terei de discordar vivamente. Podem parecer desenhos feitos por uma criança do infantário, mas eu diria que acrescentam um certo charme ao jogo e tornam-o mais distinto. Não se comparam ao GTA V, mas como já sabemos que não é suposto ser GTA V, isso só contribui para a honestidade de NotGTAV.

Toda a música e efeitos sonoros foram gravados de forma caseira, provavelmente por duas pessoas que voltaram de um pub após beberem demasiado. Se gostarem mesmo da banda sonora, podem adquirir o The Kickstarter Avoidance Album para ouvirem versões melhoradas das vossas músicas favoritas, como esta:

NotGTAV não é GTA V mas é mais acessível, não tem DRM, é culturalmente fiel, não ocupa dezenas de gigas de espaço, pode ser jogado numa batata, e é o jogo de Snake mais engraçado que alguma vez vão jogar.

Positivopn-recomendado-ana-not

  • Título honesto
  • Apoia a caridade
  • Jacket Potato! Jacket Potato!

Negativo

  • Porque é que ainda não tivemos um novo GTA em Londres?
  • Esperar pelo lançamento de NotCallOfDuty
  • Jacket Jacket Jacket Jacket Jacket Potato!

placa-excelente4-not

Sérgio Batista

Membro do PróximoNível desde 2015. Tira fotos em demasia durante os eventos.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...