Análise – New Super Mario Bros (Virtual Console/Wii U)


Com o lançamento de New Super Mario Bros na DS, a Nintendo conseguiu arranjar uma nova fórmula para Mario sem vaguear muito fora daquilo que já fora feito. Havendo um maior enfoque na vertente clássica, mas sem fugir à apresentação 3D conseguindo assim fazer uma fusão entre o passado e presente. Visto que a mais recente consola da Nintendo possui dois ecrãs, faz todo o sentido reviver estes clássicos da portátil da Nintendo através da plataforma Virtual Console.

New Super Mario Bros apresenta a mesma premissa que grande parte dos clássicos da série Mario, a princesa Peach foi raptada por Bowser e os seus filhos e esconderam-na nos confins do Mushroom Kingdom. Cabe então a Mario percorrer todos os níveis que os separam e tentar derrotar os filhos de Bowser durante o seu caminho.

Correndo pelas várias zonas do Mushroom Kingdom, Mario irá correr, saltar e usar power-ups para conseguir atravessar os vários níveis que nos são apresentados e derrotar os inimigos que nos tentarão travar o nosso caminho. Para além das peripécias que Mario consegue fazer, nesta nova versão o canalizador italiano está equipado de outras habilidades que serão úteis.

new-super-mario-bros-wii-u-virtual-console-rev-1-pn

Absorvendo um pouco das aventuras em 3D, Mario agora consegue fazer wall jump, um triplo salto e até fazer uma investida no chão devastadora para os inimigos. Apesar de serem mecânicas que não foram desenhadas para o 2D, aparecendo originalmente me Mario 64, estas funcionam na perfeição nesse ambiente mais limitado.

A Nintendo conseguiu consolidar muito bem as mecânicas num única experiência e criou um sub-género dentro da série Mario que durou durante vários anos. Dito isto, o jogo não peca por falta de identidade ou direcção confusa, conseguindo muito bem ser algo único dentro das experiências que a companhia está habituada a oferecer. Temos oito mundos neste jogo que irão servirão como pano de fundo para toda esta aventura.

Tal como fora popularizado em Super Mario Bros. 3, teremos um sistema de mini-mapa para a escolha dos níveis que iremos jogar, sendo que nem todas as zonas dentro deste mapa representam um nível do jogo. Alguns deles terão jogos que nos irão dar mais power-ups para usarmos nos níveis principais, enquanto que outros simplesmente transportam-nos para outras zonas de todo o jogo.

new-super-mario-bros-wii-u-virtual-console-rev-4-pn

Saltar em cima de inimigos e correr pelos cenários nunca foi tão divertido, e este possui muito disso. Vamos encontrar inimigos clássicos pelo nosso caminho como os goombas ou os koopa troopas, enquanto nos darão a conhecer outros. Apesar de haver também uma certa linearidade no jogo, este não escapa em ter alguns segredos pelo caminho que nos darão acesso a outras áreas.

Como primeiro jogo da DS que estou a jogar na Wii U, posso dizer que este jogo corre muito bem e o segundo ecrã não é um inconveniente em estar ausente ou a desempenhar um papel mais secundário. Caso queiram misturar dois ecrãs num só, é possível com este tipo de reprodução da portátil da Nintendo e que oferece boas alternativas com várias combinações.

New Super Mario Bros foi um jogo marcante na altura que foi lançado e esta nova oportunidade é uma alternativa muito positiva que irá agradar os fãs!

Positivo:

  • Marcou o início de um sub-género na série Mario
  • Continua a ser um jogo fácil e simples de se jogar
  • Sistema Virtual Console da DS na Wii U bem trabalhado
  • Uma excelente mistura entre o passado e o futuro

Negativo:

  • Bastante fácil
  • Podia ter aproveitado para introduzir ainda mais novas ideias a este conceito

 

pn-bom-2016