Análise – Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-analise-review

Se são fãs de Naruto como eu, mas não são de fillers (também como eu), os jogos Storm de Naruto são a melhor forma de acompanhar a série e ainda “participar” nos eventos da história.

Por isso mesmo, com Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 a terminar finalmente a história da saga, não podia ficar mais satisfeito com este lançamento. Infelizmente, nem tudo é perfeito neste derradeiro episódio.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-noticias-do-dia-30-pn-n

Mas antes de falar do menos, eu prefiro falar do lado positivo, e nesse departamento, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 dá cartas com fartura. Seja em termos de conteúdo, ou da forma fiel como conta a história.

Desta vez, o jogo divide a história em dois grandes segmentos, ou seja, a campanha e a aventura. O primeiro serve como uma forma de contar a história sem interrupções e sem exploração, a qual foi relegada para o modo aventura que tem lugar cronologicamente após o fim da guerra.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-novas-imagens-2~-pn-n4

Embora a história comece de forma decepcionante por usar muitas imagens paradas retiradas, ou inspiradas no Anime, a maioria dos momentos mais importantes são vividos com o visual do jogo, seja em diálogos, combate ou até nas cinemáticas interactivas de encher o olho.

O modo Aventura, é, tal como o nome indica, o modo onde exploram o mundo, para realizar missões, concluir desafios e interagir com outras personagens do universo de Naruto. Este modo acaba por ser um pouco a filler “exactamente” por não estar intercalado com a história, mas não deixa de ser um bom extra e mais coisas para fazer.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-imagens-pn-n17

Fora estes modos, existem versus, torneios e até o modo online. A grande diferença entre estes e o online, é que devem sempre que possível jogar com outras pessoas localmente. O online ainda está pejado de lag, problemas de latência e até interrupções de servidor. É mau quando estão a jogar em casuais, mas terrível quando estão a jogar para Ranking. Um jogo como este já devia funcionar com servidores dedicados.

No que toca a jogabilidade, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 faz bem em jogar pelo seguro e usa os elementos de sempre, no entanto, este ficou mais profundo tendo em conta algumas adições. Agora é possível partir a defesa do adversário, recuperar de um combo sacrificando parte do Chackra e o meu favorito, poder mudar de personagem principal em tempo real, invocando um dos suportes como lutador. É algo que faz todo o sentido, cria mais dinamismo e muda o estilo de combate em tempo real.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-trailer-e-imagens-pn-n14

Infelizmente, todos os jogos de Naruto costumam sofrer problemas de balanceamento a início e estes também surgem em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4. Logo nos primeiros combates que fiz, alguns deles com o Alexandre, alguns Jutsu ou ataques falharam por não encaixar na área de colisão e em outros momentos, alguns ataques não tiveram sequer contacto, o que chega a ser injusto.

Por outro lado é bom ver que o jogo continua a expandir o rol de personagens disponíveis, embora ainda tenha muitas cópias de lutadores e variações da mesma personagem. Não é que me aborreça, mas as personagens bem que podiam evoluir em tempo real durante os combates como já foi feito em certos jogos de Dragon Ball.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-novas-imagens-trailer-pn-n_00006

Visualmente, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 atinge o patamar de jogo com melhor visual anime cell-shaded até hoje. A fluidez e animações estão fantásticas e em muitos momentos só consegui pensar que este seria melhor que ver o Anime nos seus melhores momentos.

A música e vozes também são muito boas, com a presença das vozes originais em japonês e inglês, que estão bem ao nível do que já fomos habituados.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-the-last-imagens-pn-n_00004

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 está longe de ser perfeito e até apresenta alguns problemas, no entanto, consegue fechar muito bem a sequência da história original de Naruto, abrindo até espaço para continuar.

A forma como conta a história, o número  de modos que engloba e a quantidade de personagens que foram incluídas, fazem dele um jogo que representa a série com muita qualidade.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-trailer-e-imagens-pn-n08

Opinião extra por: Alexandre Barbosa

Os primeiros combates que fiz em Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 foram contra a I.A. e também, quem diria, contra o Daniel. Ao contrário do Daniel eu não vi nenhum problema com o encaixe dos ataques, no entanto concordo que existe espaço para melhoramentos em alguns aspectos do combate.

Estes melhoramentos dizem respeito à clareza das acções e a uma resposta mais assertiva para com o que fazemos, não foi uma nem duas vezes que tentei fazer um chakra dash e falhei redondamente não percebendo a razão visto que já tinha algum chakra a envolver a minha personagem e a barra do mesmo cheia.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-trailer-e-imagens-pn-n03

No que diz respeito ao modo história não consigo deixar de sentir que as imagens paradas são uma desculpa preguiçosa para a ausência de cinemáticas totalmente animadas. Quanto às lutas em si estas conseguem ser bastante boas, mas quando a luta se transforma numa espécie de shooter enquanto destruímos pontos fracos dos inimigos e nos desviamos de ataque não consigo deixar de sentir uma primeira impressão bastante boa mas uma segunda tentativa passa a ser chata.

O que quero dizer com isto é que numa primeira luta sentimos que é “fixe”, numa segunda vez quando tentamos obter uma pontuação mais alta estes segmentos transformam-se numa luta desequilibrada onde todas as falhas e fraquezas destes segmentos sobressaem. Quer seja por momentos injustos ou falhas gritantes na defesa do adversário, a longo prazo estes segmentos destroem o equilíbrio que os combates normais oferecem.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-imagens-pn-n20

No que diz respeito à forma como a história está estruturada fico-me pelo agradecimento de terem retirado o mundo aberto dos jogos anteriores que servia muitas vezes como forma de nos colocar num “loading” de 3 minutos enquanto percorríamos os mesmos caminhos 50 vezes durante a história. Ao distinguir o modo aventura do modo história todos os jogadores podem escolher passar por este mundo ou não, pessoalmente adoro este sistema.

No geral existem muitíssimos lutadores mas mesmo assim continuo a sentir que o facto de existirem desde já personagens bloqueadas a dlc (Boruto e Sarada) sem uma boa razão, dá uma sensação de privilégio a alguns, até porque Boruto tem um Rasengan teleguiado bastante interessante ao qual me afeiçoei rapidamente.

naruto-shippuden-ultimate-ninja-storm-4-recebe-imagens-pn-n27

Esta é sem dúvida uma grande aventura de Naruto e se contemplasse toda a história diria até o derradeiro jogo de Naruto, no entanto parece que vamos ter de esperar para esse momento. Ainda assim é impossível não recomendar aos fãs de Naruto ou jogos de luta, este foi sem dúvida um passo na direção correcta que me deixou bastante satisfeito. Yo.

Positivo:

  • Muitas personagenspn-recomendado-ana
  • Recriação visual da história
  • Novos elementos de combate
  • Muito conteúdo para jogar
  • Bom trabalho vocal e musical

Negativo:

  • Utilização de imagens estáticas na história
  • Combate precisa de ser afinado
  • Muitas personagens “clone”
  • Online com problemas de ligação e lag

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

  • Raizor

    Quando este jogo foi anunciado, o meu desejo era que tivesse toda a história de Naruto mas sempre soube que isso não ia acontecer e se calhar até foi a melhor decisão. Digo isto porque se um só jogo tivesse a história toda, provavelmente, iria ter muitas partes cortadas (ou imagens estáticas). Acredito que saia para breve uma collection ou assim com os outros 3 (como fizeram para PS3 mas agora para PS4/Xbox One)

    Em relação a este jogo, apesar de ainda não ter jogado, parece-me que cumpre bem a tarefa. Gosto da musica do jogo mas gostava ainda mais se tivesse a musica do anime. Bom combate, muitas personagens (grande parte copiadas dos anteriores) e fiel ao anime. Vamos esperar por uma actualização ou outra para melhorar o online e mais uma coisa ou outra

    Para mim é altamente recomendado para os fãs 🙂

    • Daniel Silvestre

      A história completa é algo que deve surgir no futuro, mas num só jogo, com apenas os combates mais importantes.

      Quando e se acontecer, vai ser um jogo para muitas horas só de história : D

      • BrunoPantySerrano

        Se não tiver os fillers ate deve ficar uma historia curta (jk) xD

        • Raizor

          mesmo assim é grande xD . Mas o que o Daniel diz é provável que aconteça…um jogo com a historia toda mas só com as lutas importantes