Se são fãs de Naruto como eu, mas não são de fillers (também como eu), os jogos Storm de Naruto são a melhor forma de acompanhar a série e ainda “participar” nos eventos da história.
Por isso mesmo, com Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 a terminar finalmente a história da saga, não podia ficar mais satisfeito com este lançamento. Infelizmente, nem tudo é perfeito neste derradeiro episódio.
Mas antes de falar do menos, eu prefiro falar do lado positivo, e nesse departamento, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 dá cartas com fartura. Seja em termos de conteúdo, ou da forma fiel como conta a história.
Desta vez, o jogo divide a história em dois grandes segmentos, ou seja, a campanha e a aventura. O primeiro serve como uma forma de contar a história sem interrupções e sem exploração, a qual foi relegada para o modo aventura que tem lugar cronologicamente após o fim da guerra.
Embora a história comece de forma decepcionante por usar muitas imagens paradas retiradas, ou inspiradas no Anime, a maioria dos momentos mais importantes são vividos com o visual do jogo, seja em diálogos, combate ou até nas cinemáticas interactivas de encher o olho.
O modo Aventura, é, tal como o nome indica, o modo onde exploram o mundo, para realizar missões, concluir desafios e interagir com outras personagens do universo de Naruto. Este modo acaba por ser um pouco a filler “exactamente” por não estar intercalado com a história, mas não deixa de ser um bom extra e mais coisas para fazer.
Fora estes modos, existem versus, torneios e até o modo online. A grande diferença entre estes e o online, é que devem sempre que possível jogar com outras pessoas localmente. O online ainda está pejado de lag, problemas de latência e até interrupções de servidor. É mau quando estão a jogar em casuais, mas terrível quando estão a jogar para Ranking. Um jogo como este já devia funcionar com servidores dedicados.
No que toca a jogabilidade, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 faz bem em jogar pelo seguro e usa os elementos de sempre, no entanto, este ficou mais profundo tendo em conta algumas adições. Agora é possível partir a defesa do adversário, recuperar de um combo sacrificando parte do Chackra e o meu favorito, poder mudar de personagem principal em tempo real, invocando um dos suportes como lutador. É algo que faz todo o sentido, cria mais dinamismo e muda o estilo de combate em tempo real.
Infelizmente, todos os jogos de Naruto costumam sofrer problemas de balanceamento a início e estes também surgem em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4. Logo nos primeiros combates que fiz, alguns deles com o Alexandre, alguns Jutsu ou ataques falharam por não encaixar na área de colisão e em outros momentos, alguns ataques não tiveram sequer contacto, o que chega a ser injusto.
Por outro lado é bom ver que o jogo continua a expandir o rol de personagens disponíveis, embora ainda tenha muitas cópias de lutadores e variações da mesma personagem. Não é que me aborreça, mas as personagens bem que podiam evoluir em tempo real durante os combates como já foi feito em certos jogos de Dragon Ball.
Visualmente, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 atinge o patamar de jogo com melhor visual anime cell-shaded até hoje. A fluidez e animações estão fantásticas e em muitos momentos só consegui pensar que este seria melhor que ver o Anime nos seus melhores momentos.
A música e vozes também são muito boas, com a presença das vozes originais em japonês e inglês, que estão bem ao nível do que já fomos habituados.
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 está longe de ser perfeito e até apresenta alguns problemas, no entanto, consegue fechar muito bem a sequência da história original de Naruto, abrindo até espaço para continuar.
A forma como conta a história, o número de modos que engloba e a quantidade de personagens que foram incluídas, fazem dele um jogo que representa a série com muita qualidade.
Opinião extra por: Alexandre Barbosa
Os primeiros combates que fiz em Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 foram contra a I.A. e também, quem diria, contra o Daniel. Ao contrário do Daniel eu não vi nenhum problema com o encaixe dos ataques, no entanto concordo que existe espaço para melhoramentos em alguns aspectos do combate.
Estes melhoramentos dizem respeito à clareza das acções e a uma resposta mais assertiva para com o que fazemos, não foi uma nem duas vezes que tentei fazer um chakra dash e falhei redondamente não percebendo a razão visto que já tinha algum chakra a envolver a minha personagem e a barra do mesmo cheia.
No que diz respeito ao modo história não consigo deixar de sentir que as imagens paradas são uma desculpa preguiçosa para a ausência de cinemáticas totalmente animadas. Quanto às lutas em si estas conseguem ser bastante boas, mas quando a luta se transforma numa espécie de shooter enquanto destruímos pontos fracos dos inimigos e nos desviamos de ataque não consigo deixar de sentir uma primeira impressão bastante boa mas uma segunda tentativa passa a ser chata.
O que quero dizer com isto é que numa primeira luta sentimos que é “fixe”, numa segunda vez quando tentamos obter uma pontuação mais alta estes segmentos transformam-se numa luta desequilibrada onde todas as falhas e fraquezas destes segmentos sobressaem. Quer seja por momentos injustos ou falhas gritantes na defesa do adversário, a longo prazo estes segmentos destroem o equilíbrio que os combates normais oferecem.
No que diz respeito à forma como a história está estruturada fico-me pelo agradecimento de terem retirado o mundo aberto dos jogos anteriores que servia muitas vezes como forma de nos colocar num “loading” de 3 minutos enquanto percorríamos os mesmos caminhos 50 vezes durante a história. Ao distinguir o modo aventura do modo história todos os jogadores podem escolher passar por este mundo ou não, pessoalmente adoro este sistema.
No geral existem muitíssimos lutadores mas mesmo assim continuo a sentir que o facto de existirem desde já personagens bloqueadas a dlc (Boruto e Sarada) sem uma boa razão, dá uma sensação de privilégio a alguns, até porque Boruto tem um Rasengan teleguiado bastante interessante ao qual me afeiçoei rapidamente.
Esta é sem dúvida uma grande aventura de Naruto e se contemplasse toda a história diria até o derradeiro jogo de Naruto, no entanto parece que vamos ter de esperar para esse momento. Ainda assim é impossível não recomendar aos fãs de Naruto ou jogos de luta, este foi sem dúvida um passo na direção correcta que me deixou bastante satisfeito. Yo.
Positivo:
- Muitas personagens
- Recriação visual da história
- Novos elementos de combate
- Muito conteúdo para jogar
- Bom trabalho vocal e musical
Negativo:
- Utilização de imagens estáticas na história
- Combate precisa de ser afinado
- Muitas personagens “clone”
- Online com problemas de ligação e lag
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