A prova rainha no que toca a corridas motorizadas em duas rodas já passou por várias edições este ano, mas isso não é motivo para que MotoGP 13 não possa dar mais vida ao campeonato.
Depois de ter passado pelas mãos da Capcom, este ano cabe à Milestone Studios (WRC) recriar a modalidade. Mas será que consegue agradar a mais jogadores do que os fãs da competição.
MotoGP 13 não pode “inventar a roda” e como tal, é um dos muitos jogos do género que leva a competição a peito e tenta oferecer as emoções das provas reais, seja a pilotar uma mota de MotoGP em campeonato ou através da ascensão em carreira, começando nos rookies de Moto3 como um Wildcard (rookie escolhido apenas para uma prova), e subindo em cada escalão.
As opções de MotoGP 13 são bastante directas, com um modo Instant Race onde escolhem um piloto e pista e competem de forma imediata; Grand Prix que corresponde apenas a uma prova de fim de semana; Championship onde fazem todas as provas da temporada; Split-Screen para competir com um amigo, Multiplayer para jogar Online e claro, o mais importante, a Carreira.
O modo carreira, tal como referi é o modo mais importante de MotoGP 13 e é onde me diverti mais durante o tempo de análise. Aqui começam mesmo do zero e a fazer provas a convite de algumas equipas. Antes e após cada prova podem ler o email dos vossos “patrões” e do chefe de equipa que fazem um rescaldo das vossas prestações, consultar o que os fãs andam a dizer nos feeds sociais e confirmar os resultados das classificações. É um modo bem estruturado e imersivo que vale a pena explorar.
No que toca à jogabilidade, posso dizer que a Milestone fez um trabalho bastante bom e que incentiva o jogador a aprender. Se entram no jogo e saltam directamente para as motas de MotoGP então preparem-se para cair muitas vezes e perder o controlo da trajectória. Só depois de jogar nas classes de Moto3 e Moto2 é que comecei a ganhar calo para conduzir as motas mais fortes da competição. A evolução é sentida e a força das motas também se faz notar.
A escolha da trajectória, os tempos de travagem e aceleração estão cá todos e são beneficiados ou prejudicados caso resolvam puxar a mota ao sair de uma curva, pois podem dar a aceleração ideal, ou puxar demasiado fazendo com que a roda traseira comece a perder tracção. Tudo isto não só pode ser visto, como sentido por isso a equipa da Milestone está de parabéns.
A inteligência artificial e garra dos inimigos também está bastante bem trabalhada e credível. A sua prestação é boa e realista e tal como nas provas oficiais, é raro conseguir uma vantagem larga perante a competição directa.
No que toca a humanos, podem sempre experimentar competir online em provas simples de apenas um Grand Prix ou realizar um campeonato completo. O Online é assolado por algum lag e algumas motas fantasma, mas é certamente a melhor opção para os fãs tirarem o melhor valor possível de MotoGP 13.
Passando então pela apresentação, a Milestone conseguiu recriar bastante bem o sentimento das provas reais, incluindo vídeos das cidades, comentários com a qualidade típica das transmissões televisivas e até as músicas oficiais. Podem contar com um bom trabalho no que toca à recriação das pistas, motas, fatos e capacetes de cada piloto. Mesmo não sendo um dos exemplos gráficos mais fortes em jogos de corrida, é um esforço bastante positivo e uma recriação fantástica do espírito da competição.
Os jogos anteriores de MotoGP criados pela Capcom sempre foram bons a consolidar os mínimos essênciais, mas sempre lhes faltou alma. Isso é algo que não falta a MotoGP 13 e a passagem da licença oficial para a Milestone é realmente positiva. Apesar de tudo, não posso recomendar este jogo para mais ninguém além dos fãs de motos e da competição oficial, ou aqueles que adorem jogos de corridas de todo o estilo e feitio.
Este ano foi o ano de aquecimento e o rookie é promissor, vamos ver se no próximo ano temos um resultado ainda melhor.
Positivo:
- Aproveita bem a licença
- Recria a alma dos fim de semanas de competição
- Bom modo de carreira
- Condução bastante credível
Negativo:
- Poucos modos
- Carreira podia ter mais para explorar
- Vista de capacete causa mau estar
- Equipas das boxes parecem retiradas das 128 bits
- Ausência do autódromo do Estoril por estarmos fora da prova
- As torres no arranque da PS2 representavam as aventuras do Jogador – Sabiam que…? - Janeiro 9, 2026
- The Legend of Heroes: Trails Beyond the Horizon antecipa lançamento com vídeo Recap - Janeiro 3, 2026
- Review – Pokémon Legends Z-A: Mega Dimension DLC - Dezembro 19, 2025






