Análise – Minecraft: Story Mode (Episode 1-3)

minecraft-story-mode-episode-3-noticias-do-dia-pn-n

Quem diria que um jogo como Minecraft, que a principio não parecia mais do que Lego para adultos, ia crescer tanto como cresceu.

No entanto, uma das lacunas de Minecraft sempre foi a sua ausência de história, algo que a Telltale Games prometia colmatar com Minecraft Story Mode. Ao contrário das dúvidas iniciais, o resultado foi bastante positivo.

minecraft-story-mode-trailer-minecon-pn-n

Nesta primeira análise, vamos englobar os dois primeiros episódios já lançados, The Order of the Stone, Assembly Required e The Last Place You Look.

Para alguém que não liga muito aos jogos da Telltale e Minecraft, tenho de reconhecer que a história me agarrou logo a início. Aqui podem escolher um herói ou heroína e viver a história de um grupo de amigos que ao tentar vencer uma competição de construção, acabam por se ver em trabalhos com uma ameaça de grandes proporções que começa a destruir o mundo.

minecraft-story-mode-jess-feminino-2-pn

No geral, todas as personagens são boas e estão construídas ao género da Telltale Games. Mesmo sendo blocos, elas transmitem carisma e sentimos que estamos a gostar e odiar cada uma delas. Existem reviravoltas e muito, muito humor, especialmente quando envolve Reuben, o porco de estimação da nossa personagem.

Em termos de evolução, o primeiro episódio começa muito bem e serve como uma boa forma de introdução ao universo e personagens. A evolução para os episódios seguintes é boa, mas não percebi a necessidade de separar tantas vezes as personagens. Em Tales From the Borderlands isto também acontece e elimina várias hipóteses de história e evolução mais satisfatória das personagens. Isto é sentido em especial no segundo episódio.

minecraft-story-mode-jess-masculino-2-pn

No que toca à jogabilidade, este é o clássico dos clássicos. Estamos a falar de um point and click, com várias escolhas disponíveis que influenciam o desenrolar da história, embora sem mudar terrivelmente o rumo da história. Pelo caminho existem várias sequências de acção básicas e quick time events que podem ferir as personagens caso sejam mal feitos.

O visual é bastante básico e ao nível do que é Minecraft na realidade, por isso não esperem ver nada de especial. De qualquer forma, os cenários e personagens transbordam carisma e conseguem dar bastante vida ao jogo. A banda sonora é bastante simples, mas as vozes conseguem compensar, com um grande trabalho feito pelos actores de voz.

minecraft-story-mode-variantes-pn

Apesar de estar a jogar na PS4, sofri em vários momentos com problemas de arrastamento da imagem ou quebras de framerate. Isto é uma clara falta de optimização do jogo, algo que não consigo perceber, tendo em conta que não puxa assim tanto pela consola nem é muito exigente.

Depois de um bom arranque e um segundo episódio menos empolgante, o terceiro episódio conseguiu meter Minecraft Story Mode no bom caminho. Tal como todas as séries da Telltale, o caminho é que conta e até agora, a viagem só teve uns solavancos.

minecraft-story-mode-jess-feminino-1-pn

Esta análise está a ser feita com a versão de retalho de Minecraft: Story Mode, por isso podem contar com análise aos restantes episódios à medida que estes forem lançados.

Positivo:

  • Boa utilização do universo de Minecraft
  • Personagens divertidas
  • Bom trabalho vocal
  • Reuben é o maior

Negativo:

  • História consegue tornar-se previsível
  • Fluidez sofre algumas quebras
  • Não se sente que as escolhas tenham uma grande influência para já
  • Porque separar as personagens tantas vezes?

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.