Análise – MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies [PS Vita]

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-logo-pn-ana

O ano passado esteve em grande para os fãs Ocidentais da série Neptunia. Uma vez que foi localizada uma torrente de jogos e spin offs da série, de forma a apanhar os mais recentes jogos no Japão.

Este ano já vimos Megadimension Neptunia VII (V-II, não 7), o mais recente título da série principal chegar à Europa. E agora chegou a vez de um dos mais novos spin offs, MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies.

Tendo em conta que um dos temas mais populares do momento, no mundo dos videojogos é claro, são os zombies, não fiquei surpreendido ao ver que a série Hyperdimension decidiu pegar no assunto e parodiar o mesmo.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-001-pn-ana

Tal como Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart, o foco deste spin off não é necessariamente Neptune, mas sim uma outra CPU, Blanc. Que neste jogo, em conjunto com todas as outras personagens principais, continua a ser uma CPU, mas que está enrolada numa escola que está prestes a fechar. Quando de repente, PLOT TWIST, zombies atacam, mas, PLOT TWIST, eram apenas pessoas disfarçadas a fazer um filme, no entanto, PLOT TWIST, zombies verdadeiros começam a aparecer!

O jogo é tratado como um filme (ou pelo menos, a realização de um), uma vez que Blanc, que estava com vontade de escrever uma nova obra, é convidada por Neptune, a presidente do clube cinematográfico, para fazer um filme a modos de evitar o encerramento da escola. Como convenientemente existe uma invasão zombie à porta, o tema do filme acaba por ser uma história de zombies. E sendo este um jogo da série Neptunia, podem esperar várias referências e paródias a jogos, anime ou filmes de zombies conhecidos, tal como “Parasol Corp“, uma das piadas que encontram bem cedo, que é referente à Umbrella Corp da série Resident Evil.

Se Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart foi um tactical RPG, que aproximação fez MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies em reação à sua jogabilidade? Decidiu adaptar o estilo hack and slash que Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed teve.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-003-pn-ana

Quando vi que este novo spin off iria voltar a pegar no género hack and slash/musou, fiquei preocupado que a série estivesse a começar apenas a usar a mesma fórmula sem se preocupar em inovar. No entanto a minha opinião mudou drasticamente quando iniciei o jogo. Pois foram feitas melhorias.

A base da jogabilidade continua a mesma que Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed, saltar, esquivar, atacar etc. Mas os controlos sofreram algumas mudanças, tornando-se mais acessíveis. Embora a início possa parecer demasiada informação e confundir um pouco, é algo que apôs ler cuidadosamente e meter em prática num par de missões que fica resolvido. Caso estejam a questionar o porquê de parecer confuso, é devido ao jogo no início nos afogar com todos os tutoriais em forma escrita, sem oferecer oportunidade de ir experimentando, ou de jogar um ou dois níveis com essa informação a ser dada regularmente.

Novidades para a jogabilidade recai no uso de duas personagens de suporte, que entre exemplos podem fazer power up ao ataque e defesa durante algum tempo, ou recuperar parte da vida. E agora também é possível realizar até quatro ataques especiais (excluindo o EX/Lily attack), ao premir R1 e um dos botões de acção. Já para transformar, trocar de personagem, usar o EX attack e o Lily attack, é preciso premir L1 + R1 e o respectivo botão de acção. Nestes comandos não existe diferença, para além da barra SP que agora vai enchendo à medida do tempo, e que serve para os ataques especiais, que anteriormente necessitava que atacássemos os inimigos. Bem como o costume break, mecânica que nos fazia sofrer mais dano quando a roupa era destruída, que foi removido.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-002-pn-ana

Sendo isto um hack and slash, é normal possuir alguns combos. E tendo em conta que existe mais do que uma personagem jogável, também é normal surgir a preocupação de se cada personagem actua de forma diferente consoante os seus ataques.

Tendo em conta que também ando a jogar Senran Kagura: Estival Versus, posso comparar um pouco entre séries diferentes para além de uma prévia entrada dentro da série. Embora o género de ambos seja diferente, a jogabilidade acaba por ser semelhante, e é aí que me quero centrar. Em Senran Kagura: Estival Versus, os combos acabam por ser simples e sem imensa diferença entre personagens. Já em MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies, os comandos dos combos também são simples (e por simples não quero dizer que é negativo, é bastante positivo até), mas é possível ver uma diferença entre várias personagens.

Tendo em conta que ambos os jogos tem modo online, esta pequena diferença, que no modo single player não seria muito importante, acaba por ser a obra do dia em MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-007-pn-ana

Sim, nos jogos do ano de 2015 queixei-me de Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed não ter modo online, mas isso foi “corrigido” para este novo jogo, e até acaba por ser uma parte central do mesmo.

A história principal até acaba por ser pequena, e uma introdução às personagens. Porque o online (local e global) acaba por roubar um pouco do estrelato neste jogo, infelizmente não posso dizer com certeza se o online possui de um modo de história. Existe uma parte introdutória que dá a entender o mesmo, mas apôs concluir 2 actos e de fazer mais algumas missões, não voltei a encontrar nada que indicasse o mesmo.

Sendo assim, vamos falar sobre como o online funciona. Podem escolher entre 5 servidores, cada um referente a uma das dimensões da série, Hyperdimension, Megadimension, etc. E apôs criar ou escolher uma sala de jogo, encontram uma espécie de hub onde podem ver a vossa personagens e a dos outros jogadores (um máximo de até 4 jogadores online). Nesse hub é o host que escolhe as missões a fazer, o resto é disponível a todos, e passa por escolher a personagem, personalizar a mesma, comprar armas e até conversar com os outros jogadores através de mensagens pré definidas. Não são mensagens muito diversificadas, mas é o mínimo para estabelecer uma conversa de “obrigado” e “bom jogo”.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-004-pn-ana

Pensei que não fosse ter oportunidade de jogar com alguém, uma vez que o jogo ainda não tinha sido lançado (dia 10 na América, dia 13 na Europa), mas felizmente encontrei uma pessoa e tive a oportunidade de desfrutar do online com alguém. Tenho a dizer que correu melhor do que o que esperava, não encontrei nenhum problema de ligação e foi tempo suficiente para perceber como funcionam as mecânicas do online.

Basicamente não existe grande diferença na jogabilidade, apenas se torna impossível de transformar, trocar de personagem e usar lily attacks. E a oportunidade de sacrificar a barra EX para ressusctiar um aliado. Apesar das poucas frases que se pode dizer, caso queiram podem sempre construir táticas para cada missão. Caso exista um “boss” aqui e outro ali, podem dividir-se para tratar do assunto mais depressa, ou caso seja um BOSS, podem decidir qual personagem levar, uma vez que existe algumas categorias para as armas que as várias CPUs usam.

E isto faz-nos regressar ao ponto inicial da diferença entre a jogabilidade de cada personagem. Tal como disse no parágrafo anterior, as armas das cpu tem categorias diferentes, blunt, slash, etc. E essas categorias são importantes no modo online, principalmente nos combates contra bosses, uma vez que é possível destruir algumas partes dos mesmos, mas que apenas funciona com a categoria certa.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-006-pn-ana

Pelo menos sempre oferece uma razão para escolher personagens como Uni, Ram ou Rom, que a meu ver são uma desvantagem por serem fracas e apenas se servirem de ataques com projéteis. Por outro lado, personagens como Neptune, Noire e Nepgear poderão ser semelhantes, mas cada uma com um ou outro ataque que faz a diferença entre quem escolher.

Se tiver que fazer alguma escolha, Uzume, que faz um regresso apôs Megadimension Neptunia VII, é uma personagem onde é bastante óbvia a sua diferença em combate. E P-ko, que vem originalmente de Hyperdimension Neptunia Victory, também mostra várias diferenças a combater.

Mas já que estamos a falar de personagens, e uma vez que a série Neptunia é conhecida devido a isso, vamos falar do cast deste jogo (pun not intended). As CPUs fazem todas o seu regresso, desde as principais, até às suas irmãs, e as outras de universos alternativos, Plutia, P-ko e Uzume. E vindas de Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed, Dengenkiko e Famitsu fazem o seu regresso. Sendo que desta vez o estrelato pertence a Tamsoft, que é baseada na produtora deste spin off.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-008-pn-ana

Apesar de o setting ser diferente, a interação entre as mesmas continua igual. Neptune continua a ser Neptune, e o resto das personagens continuam a ter as mesmas personalidades. As infames cenas de fanservice e teor lésbico (que na minha opinião nunca foram assim tantas), fazem menos comparência nesta entrada da série. Sendo que os poucos momentos em que o tema surge, e quando surge, é no momento certo e apresentado de forma hilariante.

Em termos técnicos, não notei problemas com a framerate, ao contrário do que acontecia com Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed. Embora isto se deva ao facto de já não haver tanto spam de inimigos no mesmo mapa. Os gráficos estão bons, obviamente que não estão ao nível de Megadimension Neptunia VII da PS4, mas fazem bom proveito das capacidades da PS Vita. A banda sonora conta com novas música, e algumas antigas e já conhecidas da série.

Resumidamente, MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies mostra que os spin offs da série continuam em grande. As minhas preocupações foram apagadas com mais uma história engraçada, e uma jogabilidade melhorada. O modo online era tudo o que pedia, e agora abre-me a curiosidade para saber o que a próxima entrada da série poderá fazer para inovar.

analise-megatagmension-blanc-neptune-vs-zombies-005-pn-ana

Positivo:

  • Personagens
  • Históriapn-recomendado-2016
  • Jogabilidade
  • Modo online

Negativo:

  • Tutorial é dado de rajada
  • Mensagens no online podiam ser mais diversificadas

pn-muito-bom-2016-3

  • Alexandre

    Realmente, é um jogo bem divertido! Estou jogando atualmente.