Análise – Megaman 6

megaman-6-rev-top-pn

Megaman é como a prata da casa no que toca aos videojogos. Esta personagem da Capcom trouxe muitos momentos espectaculares a crianças que viveram os anos 80 e 90 com a sua velhinha NES. Para esta consola da Nintendo, a Capcom produziu vários jogos do herói azul e é de um desses jogos que vamos falar.

Megaman 6 é mais um desses clássicos e o último a chegar à NES. Este jogo de despedida da clássica consola da Nintendo foi lançado recentemente no Virtual Console da Wii U juntando-se aos restantes Megaman 1, 2, 3, 4 e 5.

megaman-6-rev-2-pn

O conceito de Megaman é bastante simples, o nosso herói terá que derrotar oito robôs inimigos faseadamente e estragar os planos de um cientista malvado que quer controlar o mundo com esses robôs. Ao escolhermos um roo do ecrã de selecção teremos que atravessar o seu cenário que está munido de armadilhas, perigos e outros inimigos para nos destruírem, sendo que no final iremos lutar contra o escolhido robô. Infelizmente neste último jogo do herói azul da NES, a Capcom decidiu manter a fórmula original sem vaguear fora da sua bolha.

Se destruirmos o robô que escolhemos combater, iremos absorver o seu poder que será muito útil para destruir os restantes robôs. Cada um deles tem a sua fraqueza por isso resta-nos estabelecer uma ordem que facilitará a nossa tarefa.

megaman-6-rev-3-pn

Este jogo tem também um enredo e que se centra num torneio de robôs criado por um Mr. X onde eles combatem entre si. No final do torneio este personagem misterioso revela ter programados os ditos robôs para dominarem o mundo e eis que Megaman entra novamente em acção.

Megaman é um jogo de plataformas com muita à acção à mistura. A personagem terá que disparar contra inimigos que estão no seu caminho enquanto efectua peripécias como saltos arrojados, quedas enorme e isto tudo sem acertar em perigos. A construção dos níveis mantêm-se num formato clássico, estando ele cheio de truques e que puxa pelas várias habilidades de Megaman.

megaman-6-rev-1-pn

O que mais me surpreende neste jogo e nos anteriores da série é a maneira tão simples como a jogabilidade está construída. Controlar Megaman é tão fácil e recompensador que torna este jogo perfeitamente acessível mesmo para os tempos de hoje em dia. É possível colocar uma criança que nunca jogou Megaman na sua vida a jogar este título e vê-la sem qualquer tipo de problemas.

Megaman 6 continua o legado desta série que muito sucesso teve. Os bosses podem não ser dos mais originais, mas a jogabilidade e a essência continuam intemporais. Um clássico a não perder!

Positivo:

  • Curva de aprendizagem desafiante
  • Variedade nos cenários…
  • …com um bom design
  • Banda sonora é sempre formidável
  • Apresentação espectacular

Negativo:

  • Fraca aposta fora da fórmula da série

pn-muitobom-ana