Análise – Mega Man X

MEGAMAN X

Mega Man é uma série bastante amada por imensos jogadores e a série X de Mega Man não é diferente. Como um todo é uma série com os seus altos e baixos mas o seu começo foi brilhante. Mega Man X foi lançado por cá em 1994 e agora chegou à Eshop da new 3DS. Eu não sou um novato na série mas nunca tinha jogado este clássico, a jogabilidade é exactamente aquilo que espero de um jogo de Mega Man. Uma jogabilidade bastante aprimorada onde podemos ter total confiança em cada movimento, já no que toca à habilidade de o fazer como deve ser, isso cabe-nos a nós. Mas será que esta versão para a new 3DS está a par do original?

Sendo rápido a despachar as partes más, não, esta versão tem alguns problemas de fluídez. Quando existem muitos inimigos no ecrã ou em algumas alturas com demasiado a acontecer o jogo acaba por ter quebras de Frame Rate. Honestamente é estranho ver uma new 3DS a correr Xenoblade Chronicles e ter problemas a correr um jogo como Mega Man X. Ainda assim temos que nos lembrar que é uma emulação e na maioria das vezes a emulação não é perfeita, mas neste caso custa dinheiro e não é um jogo barato tendo em conta que foi lançado em 1994. No entanto este é o único problema desta versão, tudo o resto funciona tal como no original e estas são situações são poucas e muito pouco frequentes.

Como se trata de um jogo da virtual console vão poder utilizar o sistema de gravação da virtual console para facilitar o caminho se assim o desejarem, uma espécie de benesse para quem não está habituado ou não tem paciência para as imensas tentativas necessárias para completar cada um dos níveis.

MEGAMAN X PN ANA 1

Assim sendo a história é bastante simples e é uma desculpa para termos inicialmente 8 níveis e 8 Boss para derrotar na ordem que desejarem. No entanto, conforme vão jogando vão aperceber-se que alguns dos ataques que ganham com cada Boss que derrotam podem ser bastante eficazes contra um dado Boss, no entanto nem todas as fraquezas são imediatas. Para além destas habilidades extra também existem power ups espalhados pelos níveis e a grande maioria irá exigir uma outra habilidade para que o consigam apanhar. No fundo são livres de explorar os níveis como quiserem mas existe uma ordem que vos vai facilitar o progresso, e ou a descobrem por vocês enquanto jogam ou podem recorrer ao nosso amigo Google.

No geral os níveis de Mega Man X têm um bom aspecto e a verdade é que mesmo hoje em dia devido à consistência do visual é um jogo que se aguenta bastante bem quando comparado a jogos do género que são actuais, é certo que com as limitações da época mas é um aspecto apelativo. Os níveis estão trabalhados para testar as nossas várias capacidades, existem alguns mais focados numa dada habilidade e outros que gostam de misturar vários tipos de desafio. Aquilo que é mais importante nestes jogos é saltar e disparar, são as mecânicas base, no entanto o dash torna-se rapidamente numa terceira habilidade essencial para melhores resultados. Algo que nos apercebemos imediatamente é que os níveis estão organizados de maneira a que vamos aprendendo a lidar com os desafios moderadamente e se formos bem sucedidos significa que aprendemos alguma coisa e de uma forma ou de outra acabamos por utilizar isso no Boss ou Maverick, como preferirem. No que diz respeito ao som, o jogo aguenta-se bastante bem e existe alguma variedade dentro do estilo utilizado, pessoalmente não existe nenhuma música que possa destacar mas todas elas mantém a nossa vontade de avançar e superar os desafios.

Uma coisa é certa, Mega Man X é um jogo extremamente divertido e desafiante que facilmente recomendo, mesmo passados mais de 20 anos. Não é muito comum encontrarmos jogos que podemos recomendar ao longo dos anos, apenas alguns sobrevivem ao tempo com a mesma qualidade. Esta versão não é perfeita mas é bastante boa e podemos levá-la connosco para qualquer lado.

Positivo

  • Jogabilidadepn-recomendado-ana
  • Níveis bem estruturados
  • Boss’s/Mavericks desafiantes
  • Bastante desafiante e divertido

Negativo

  • Problemas de Frame Rate ocasionais

pn-muito-bom-2016-3

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Share

You may also like...