Análise – Mega Man X Legacy Collection 2

O segundo volume da colecção Mega Man X é composta pelos jogos 5 a 8 da mesma. Estes são jogos que variam entre o muito bom e o horrível, seguramente é um conjunto de jogos “variado”. A apresentação de menus e opções mantém-se como a do 1º volume, com vários extras dedicados aos jogos aqui presentes mas também eles partilhados com o 1º volume.

Mega Man X 5 é um jogo bastante competente e próximo dos seus antecessores, assim como X6. Aqui as estrelas são X7 e X8 e não é pelas melhores razões. X7 foi uma tentativa de trazer a série Mega Man X para o plano 3D mantendo as bases da série tal como estão, ou seja disparar e saltar. No entanto quando deixamos de lidar com sprites e passamos a modelos 3D há movimentos que se tornam praticamente impossíveis e a mudança não causou apenas estranheza, causou também desilusão.

X7 é um exemplo perfeito de como não fazer a transição de 2D para 3D. As personagens são extremamente lentas, vozes irritantes, níveis desinspirados, o que era divertido é agora chato e aborrecido. Não tenho uma única coisa positiva a tecer sobre este jogo. Depois veio X8 que manteve o aspecto 3D mas teve a feliz ideia de manter o jogo num plano 2D. O resultado foi um jogo razoável, continua sem o brilho dos primeiros 6 jogos mas é seguramente melhor do que X7.

Não existem mudanças à jogabilidade destes jogos, praticamente tudo permanece como nos originais. Pessoalmente acho que todos nós deveríamos experimentar um pouco de Mega Man X7; acreditem que iriam apreciar os bons jogos que temos tido ao longo dos anos com uma nova intensidade.

Os extras dedicados a estes jogos consistem em galerias de imagens, trailers e músicas tal como o primeiro volume. No fundo e tal como o primeiro volume, existe aqui imenso conteúdo, os jogos é que são eles próprios de uma qualidade bastante variada e se quiserem recordar os bons jogos de Mega Man X o primeiro volume é sem sombra de dúvidas uma melhor opção. Se nunca experimentaram X7 então este é um daqueles casos em que vos garanto que não perderam nada, mas em simultâneo também é verdade que estão a perder uma das experiências mais agoniantes alguma vez proporcionadas num videojogo pelo que poderão querer experimentar? E sim, estou a falar directamente com a vossa vontade de jogar algo tão mau que será seguramente uma experiência que não esquecer.

Mega Man X Legacy Collection 2 contém bons e maus momentos e todos eles fazem parte da série Mega Man X. Tendo em conta todos os extras aqui presentes é uma colecção que vale bem o seu preço.

Positivo

  • Imenso conteúdo
  • Desafiante

Negativo

  • X7
  • Colecção dividida em 2

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?

More Posts

Alexandre Barbosa

Videojogos e séries de TV são o seu meio de entretenimento favorito. Desde jogos de plataformas a RPGs todos os jogos são um hipotético interesse. Ganhou também alguns traumas com certos videojogos mas isso já era de esperar. Agora já posso parar de falar sobre mim na 3ª pessoa?