Análise – Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games [Wii U]

Eis que nos chega a segunda versão de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, a Wii U recebe esta colectânea de videojogos de uma forma quase indiferente e o culpado aqui é mesmo o jogo. Numa plataforma com provas dadas das suas capacidades para os mini-jogos (com um dos seus títulos de lançamento) é triste ver muitos mini-jogos em que quase todos se resumem a carregar num par do botões.

Agora que já demonstrei o meu desagrado para com a fórmula utilizada em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, é a altura ideal para referir que continua a não existir multijogador online. E já que comecei pelos pontos negativos vou continuar. Este jogo para além de repetitivo também não tem muita variedade e como já disse a grande maioria consiste em carregar num par de botões. Para tentar fazer o jogador tirar a atenção deste facto o jogo é montado de forma a ir desbloqueando novas “formas” de jogar apesar de começar com todos os jogos desbloqueados.

O primeiro modo desbloqueado consiste em jogar os vários eventos da forma que quisermos, conforme jogam vão ganhando moedas e anéis que podem utilizar para desbloquear carimbos para o MiiVerse assim como fatos e chapéus alternativos com stats próprios para utilizarem no vosso Mii. Estes fatos são bastante importantes para o que se segue. O vosso Mii tem valores bastante baixos no que diz respeito às suas capacidades e estas só aumentam conforme o fato selecionado, pelo que o os fatos são essenciais para conseguirem bons resultados com o vosso Mii. Se desbloquearem fatos alusivos a personagens que tenham um amiibo compativel podem utilizar o vosso amiibo para fortalecer esse mesmo fato durante 24h e utiliza-lo nas competições; doping.

mario sonic olympic games wii u pn 1

O segundo modo tem que ser desbloqueado, este irá ficar disponível após alguns jogos livres. Agora irão competir contra Miis de todo o mundo para ganhar a medalha de ouro em cada evento existindo várias dificuldades para cada evento, mas atenção estes Miis têm fatos pelo que é melhor pensarem em arranjar alguns fatos antes de competir nestes eventos. Quando ganham um destes eventos podem receber um fato e o direito de se gabarem por ter ganho a Miis representativos de outro país ou de apenas outro jogador.

Em seguida irão desbloquear um modo  que consegue interessante e também uma completa injustiça. Este consiste em membros da equipa Sonic lutarem pela vitória contra a equipa de Mario ou vice-versa podem escolher qual equipa pretendem representar e depois irão competir em vários mini-jogos escolhidos aleatoriamente. Podem escolher o membro que pretendem para cada mini-jogo mas se perderem esse personagem é eliminado da competição, se ganharem activam uma condição especial que resulta num bónus na prestação dos jogadores da vossa equipa ou de uma penalização para  a outra equipa. Até aqui tudo bem, o grande problema é que independentemente das vossas pontuações o jogo só acaba quando o capitão de uma das equipas é derrotado, ou seja Mario ou Sonic. Se fizerem todos os jogos até ao confronto final a equipa perdedora, se não tiver membros suficientes para o jogo final, irá escolher membros da vossa equipa, antes de vocês! Olha que bela recompensa por me ter saído melhor que a equipa adversária… isto sim dá vontade de continuar a jogar e manter o jogo na prateleira. Para melhorar as coisas se perderem o confronto final isso resulta numa derrota total, claro que se o contrário acontecer e estiverem a perder esta é uma hipótese para uma reviravolta, infelizmente é completamente injusto e não faz qualquer sentido ter jogos consecutivos se tudo se resumo ao último jogo, é completamente absurdo.

O menu de seleção é uma espécie de Hub World, uma praia em Copacabana e por ele vagueiam vários Miis, se falarem com eles podem ficar a saber algumas informações sobre o país, normalmente lendas ou um marco histórico. No entanto podem também receber dicas para os vários eventos.

mario sonic olympic games wii u pn 2

As estrelas de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games na Wii U são 3 eventos de equipa que podem ser jogados por 4 jogadores. Futebol, Rugby e Voleibol. Cada evento tem dois modos, um mais próximo da realidade e outro mais fantasioso onde vale tudo incluíndo items e disparar bolas de plasma. São eventos engraçados mas apenas com amigos e esse é o grande problema deste jogo, todos os eventos ficam aborrecidos muito depressa quando jogam sozinhos, se jogarem acompanhados poderão ter mais divertimento mas ainda assim não irá durar muito tempo.

Falta então falar das várias personagens disponíveis, podem contar com imensas personagens de cada universo, todas elas com as suas habilidades e movimentos, e dependendo do evento devem escolher uma personagem que se adapte bem ao mesmo.

As mecânicas repetitivas e sem imaginação utilizadas em Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games para a Wii U são o maior problema do jogo, não oferecem divertimento nem nada único que se destaque o suficiente para que valha a pena. E é difícil de entender como conseguirão transmitir tanta diversão na versão de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games para a 3DS e a versão da Wii U é no máximo aborrecida mas competente. No fundo o problema desta versão não são erros ou bugs é que simplesmente não tem nada que valha a pena, tudo o que vêm neste jogo já foi feito e de melhor forma noutros títulos para a mesma consola, nem o tema salva este deserto de divertimento.

Positivo

  • Visual apelativo
  • Personalização do vosso Mii
  • Banda sonora

Negativo

  • Mini-jogos sem interesse
  • Torna-se aborrecido rapidamente
  • Total desperdício das capacidades da consola e francamente mais fraco do que a versão da 3DS
  • Multijogador online faz falta

pn-fraco-2016

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.

More Posts

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.