Análise – Lego Marvel’s Avengers

lego amrvel avengers pn ana 7

Os videojogos da Lego são uma constante desde há já alguns anos, passaram de uma novidade a um jogo engraçado e actualmente são apenas mais um jogo. Eu já não pegava num destes há uns anos, o último que joguei foi Lego Harry Potter Years 1-4 e lembro-me de ter sido uma experiência bastante engraçada.

Agora chega-nos a versão Lego do universo cinemático da Marvel sob a forma de Lego Marvel’s Avengers. Desenganem-se se pensam que este é um jogo de um filme em especifico, durante esta aventura iremos visitar vários cenários que correspondem a vários filmes mas que no fundo todos eles fazem parte dos filmes que culminam nos Avengers e Avengers Age of Ultron.

lego amrvel avengers pn ana 4

Ao contrário do último lançamento da Lego e Marvel este jogo concentra-se apenas no universo cinemático por isso se não estão dentro do assunto é natural que muitas piadas passem despercebidas ou que não tenham piada nenhuma. O jogo começa com a abertura do segundo filme dos Avengers e é neste longo nível que me deparei com algo estranho, normalmente os jogos de Lego destacam perfeitamente o que deve ser feito, quer seja por peças de cor garrida ou pequenas luzes.

No entanto aqui nem sempre é o caso, existem situações logo no primeiro nível que me deixaram às aranhas. Não existe nenhum tipo de tutorial directo, quando começamos o primeiro nível é como começar um jogo sem saber as regras, senti-me a aprender enquanto era desmontado sem necessidade. Por exemplo o Iron Man consegue utilizar lasers para derreter metal, e eu demorei cerca de 2 ou 3 minutos a perceber que o podia fazer, pois normalmente os lasers contínuos não fazem parte do arsenal da personagem no jogo durante o combate normal.

lego amrvel avengers pn ana 1

Conforme avançamos na acção vamos tendo controlo sobre diferentes personagens e desde logo é perceptível que algumas são bastante diferentes mas também existem aquelas que têm demasiadas parecenças. Existem algumas classes de personagem que acabam por conseguir efectuar acções especificas e funcionam como uma forma de nos obrigar a ir trocando de personagem.

No meu caso existem personagens favoritas com as quais jogo de imediato e outras tantas que me deixam a desejar poder voltar a jogar como Iron Man. Verdade seja dita não há muito mais a dizer sobre este aspecto, enquanto estiverem no modo história estão limitados às personagens que estavam naquele momento do filme com algumas excepções. No entanto no que toca a personagens existem muitas que não estão presentes em filmes e que aparecem aqui em dados momentos.

lego amrvel avengers pn ana 5

Um jogo baseado em super heróis tem que ter combates, e aqui o combate consegue ser extremamente básico e aborrecido, a menos que estejam no controlo de uma personagem bastante poderosa, até o inimigo mais fraco parece feito de aço. Vão ter que efectuar inúmeros murros até o derrubarem ou iniciam uma sequência QTE onde uma animação pré determinada que dura até 4 ou 5 segundos  dá cabo do inimigo, e sim, torna-se aborrecido à 3ª vez que é quando nos apercebemos do tempo que demora  afazer uma acrobacia desnecessária. Já se formos pelas lutas contra inimigos mais robustos algumas funcionam razoavelmente outras nem por isso.

Algo engraçado com estas lutas, sem graça nenhuma,  é que o combate não é divertido e nós não conseguimos morrer, voltamos sempre à vida. Por outras palavras, sempre que me tentei suicidar pelo tédio voltei à vida, um inferno em peças.

lego amrvel avengers pn ana 3

Nem é só de níveis contra inimigos que vive Lego Marvel’s Avengers, em algumas ocasiões é possível explorar alguns cenários de forma pacífica e por vezes até faz lembrar um pequeno open world. Nestes momentos existem algumas acções que podem fazer que acabam por dar um pouco de diversidade ao jogo.

Durante os níveis existem certos coleccionáveis e desafios para completar, desde coleccionar um grande número de Legos a encontrar objectos específicos e como este é um jogo que se baseia no universo cinematográfico da Marvel adivinhem quem faz um cameo em todos os níveis e precisa de ser salvo?

lego amrvel avengers pn ana 6

Como disse ao inicio Lego Marvel’s Avengers segue as histórias contadas nos filmes, e como tal não existe aso a muita criatividade para além das piadas características desta série de videojogos da Lego, esperem ver piadas literais e outras simplesmente ridículas. Eu acho que esta forma de contar a história tem o seu charme mas se fazem parte daquele grupo que já jogou um videojogo da Lego antes então o mais provável é já conseguirem prever que piadas vão ter pela frente. Pessoalmente achei algumas engraçadas e outras conseguiram arrancar-me um leve sorriso, no fundo é um jogo bem-disposto.

Visualmente é um jogo bastante colorido mas não aproximem demasiado a câmara dos objectos, poderão ficar conscientes das fracas texturas, ainda assim Lego Marvel’s Avengers é visualmente apelativo e fácilmente identificável. Quanto ao departamento sonoro está excelente, desde músicas dos filmes a efeitos sonoros que transmitem exactamente o que pretendem.

lego amrvel avengers pn ana 2

No fundo Lego Marvel’s Avengers é um jogo que peca pela pouca inovação e é um tipo de jogo que já começa a demonstrar o seu cansaço independentemente da franchise que escolhe. O resultado final é um jogo agradável especialmente para os fãs e os mais novos que consegue ser competente se bem que não é dos jogos mais amigáveis para começar a jogar. O seu aspecto geral consegue facilmente cativar o jogador mas se já jogaram um jogo de Lego recentemente este é apenas mais um que desta vez se baseia em Marvel’s Avengers.

 

Positivo

  • Banda sonora
  • Montes e montes de personagens jogáveis
  • Segue as histórias dos filmes nos pontos certos
  • Piadas características da Lego…

Negativo

  • … que já começam a ser previsíveis
  • Combate entediante
  • Continua a faltar uma real penalização por morrer

pn-bom-ana

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.

More Posts

Alexandre Barbosa

Também conhecido como Tylarth, sou um grande fã de videojogos no geral e séries de TV.

  • Squall_jb

    Entre este e o marvel superheroes qual é que aconselham?

    • tylarth

      É assim eu não joguei o superheroes, no entanto pelo que li o combate é melhorzito neste (e mesmo assim não gostei nada) mas o superheroes é ideal para quem está consciente do universo das BD e este para quem vê apenas o universo cinematográfico. Assim sendo tens de ver emq ual te enquadras se bem que já arranjas o superheroes bastante barato para PC, eu comprei-o (ainda não joguei para além do tutorial) por uns 4€.