Análise – Kingdom Hearts HD I.5 + II.5 Remix

Já este ano tivemos direto a Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue e a PS4 volta a receber um novo remaster de Kingdom Hearts. Ao contrário do anterior que trouxe algo de novo e remasters que nunca tinham visto a luz do dia, Kingdom Hearts HD I.5 + II.5 Remix é a aposta final para quem quer ter quase todos os jogos num só local:

  • Kingdom Hearts Final Mix
  • Kingdom Hearts Re:Chain of Memories
  • Kingdom Hearts 358/2 Days (filme)
  • Kingdom Hearts II Final Mix
  • Kingdom Hearts Birth by Sleep Final Mix
  • Kingdom Hearts Re:coded (filme)

Ou seja, Kingdom Hearts HD I.5 + II.5 Remix é na realidade uma compilação das duas compilações lançadas na PS3, que agora surge ainda com uma melhor fidelidade visual e 60fps, para uma fluídez que só podíamos sonhar no tempo da PS2.

Tendo em conta que analisámos tanto Kingdom Hearts HD I.5 Remix como Kingdom Hearts HD II.5 Remix aqui no PróximoNível (carreguem nos nomes para ler cada análise respectivamente), o importante aqui é mesmo ver como esta colecção está organizada e quais as reais diferenças quando comparada com a PS3.

Começando pelo visual, não existe assim uma diferença tão avassaladora como isso. Os menus são bonitos e práticos, mas os jogos não aproveitam o salto de consola e de resolução para ter um detalhe ainda maior. Existe um trabalho extra aplicado à iluminação e o facto de ter uma resolução maior também ajuda quando comprimido, mas a jogar numa TV 4K não senti grandes diferenças.

Diferente sim está a velocidade, pois todos os jogos ficam a ganhar com a nova taxa de 60fps, parecendo tudo mais rápido e “actual”. Segundo consta, foram encontrados bugs nas físicas devido à fluidez, mas do que joguei não vi nada de estranho. De qualquer forma, outro grande destaque vai para a velocidade dos loadings, que foram altamente melhorados e agora parece apenas que servem como transição. É algo altamente bem-vindo e que me deixou satisfeito.

Algo que poucos também vão pensar, mas que vale a pena referir, é que é sempre bom jogar estes jogos na PS4 com o Dualshock 4. Não é que o 3 seja mau, mas como foram lançados numa fase de transição, voltar ao 3 parecia sempre um downgrade.

Agora, resta saber se devem ou não comprar Kingdom Hearts HD I.5 + II.5 Remix. A resposta depende muito do vosso investimento na série. Se são fãs incondicionais, então não se importam de voltar a jogar tudo novamente, mesmo que tenham as versões originais na PS3, no entanto, este é o estilo de compilação que tem muito valor para todos os outros. Estamos a falar de 4 jogos e dois filmes, sendo que pelo menos 3 dos 4 jogos são clássicos com muita qualidade.

Ou seja, se falharam pelo menos uma das colecções e gostam de Kingdom Hearts, então Kingdom Hearts HD I.5 + II.5 Remix é seguramente uma compra que vale bem o investimento. Se já jogaram tudo na PS3, a mais valia é que podem ter uma versão definitiva num único Blu-Ray.

Positivo:

  • Os jogos mais importantes reunidos
  • 60 fps
  • Loadings mais curtos

Negativo:

  • Nada de novo para quem comprou na PS3
  • Nenhuma melhoria visual significativa

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.