Análise – Kimi to Boku.

kimi-to-boku-analise-review-top-pn-n

  • Episódios: 13 + 13
  • Temporada: Outono 2011 / Primavera 2012
  • Produtores: J.C.Staff, TV Tokyo, Aniplex, Square Enix, Movic, NAS, Kimi to Boku Production Partners
  • Géneros: Quotidiano, Comédia, Drama, Shounen, Romance, Vida Escolar
  • Idades: +13
  • Linguagem: Japonesa
  • Adaptação: Manga

analise-kimi-to-boku-003-pn

Existem vários animes e mangas com um leque de personagens de ambos os sexos, ou até mesmo só do sexo feminino que é normalmente apelidado de “cute girls doing cute things” (raparigas bonitas a fazerem coisas giras, numa tradução literal), sendo alguns desses exemplos K-on! e Yuru Yuri.

Quando somos apresentados a um grupo constituído apenas de rapazes, a maior parte dos espectadores masculinos fica repugnada e recusa-se a ver, mesmo que as suas vidas diárias se façam do mesmo.

analise-kimi-to-boku-004-pn

Um dos animes que provou o contrário foi Daily Lives of High School Boys, demonstrando que só por o cast principal ser feito de rapazes, que o conteúdo não é menos digno de uma pessoa do sexo masculino.

Kimi to Boku. (You and Me.) é outro anime que gira em redor do tema “grupo de rapazes” numa vida completamente ordinária, com o romance, comédia, problemas e amizade que um adolescente tem.

analise-kimi-to-boku-009-pn

Sendo o gênero principal o quotidiano (slice of life), o anime possui um ar relaxante com episódios sobre os mais variados assuntos no dia a dia das cinco personagens, os gêmeos Yuuki (V.A.: Ryouhei Kimura, HinataAngel Beats! ; ToujiTokyo Ravens) e Yuuta Asaba (V.A.: Kouki Uchiyama, Kanie Amagi Brilliant Park ; RakuNisekoi), que adoram atazanar Kaname Tsukahara (V.A.: Yuuki Ono, AshiyaHataraku Maou-sama! ; KugelSuisei no Gargantia), Shun Matsuoka (V.A.: Toshiyuki Toyonaga, MikadoDurarara!! ; HideyoshiTokyoGhoul) um rapaz com ar efeminado que prefere passar o tempo com os amigos, e o estudante que veio do estrangeiro, Chizuru Tachibana (V.A.: Miyu Irino, NatsumeAsura Cryin’ ; SyaoranTsubasa Chronicle).

Relembrar o passado ou passar um dia inteiro a intrometerem-se na vida de um dos membros do grupo, Kimi to Boku. consegue oferecer bons momentos de comédia e histórias de romance.

analise-kimi-to-boku-002-pn

Falando de cada membro do quinteto, Kaname possui um ar mais sério e pensa nas consequências de cada acção e palavra, com preferência para mulheres mais velhas e uma relação hilariante com a sua mãe, Yuuki e Yuuta são bastante populares, habilidosos em imensas actividades, de natureza calma e observante, sabem na maior parte das vezes o que o outro está a pensar e são uma parte da fonte de comédia, que costuma envolver Kaname.

Shun preocupa-se com todos, sendo que na sua ideia todos deveriam de se dar bem. Por fim, Chizuru, outra fonte de dor de cabeça e stress para Kaname, é o mais energético do grupo, tanto que por vezes é chamado de macaco.

analise-kimi-to-boku-005-pn

A execução dos episódios costuma decorrer com a introdução do tema e personagem no início do mesmo, com a comédia presente, em certos episódios ela entra em peso, enquanto que em outros faz poucas aparições.

O romance toma o foco em alguns episódios, apesar de ter óptimas situações e desenvolvimento no que toca ao tema, este é pouco aproveitado. E o mesmo acontece às personagens femininas a qual a situação se desenrola, com a excepção de Mary, que se torna numa personagem recorrente.

analise-kimi-to-boku-001-pn

Algo recorrente no anime são as transições para gatos. Estas transições são muito frequentes durante os episódios, demorando apenas um par de segundos. Estas costumam refletir o estado de espírito ou situação na qual as personagens se encontram, dá a impressão de por vezes ser usado em demasia, mas oferece um olhar interessante com a analogia entre as situações.

Quanto ao desenvolvimento das personagens, o grupo mantém-se maioritariamente igual, com as mesmas atitudes, algo que por si neste gênero de anime não é mau, já que o grupo funciona bem tal como está. Sendo que as poucas mudanças existentes devem-se à vida amorosa dos mesmos, algo que acaba por mostrar um outro lado de Chizuru.

analise-kimi-to-boku-006-pn

A arte combina com o estilo calmo e despreocupado que o anime oferece, algo que é realçado com a banda sonora, que oferece um excelente ambiente, especialmente quando se trata dos monólogos das personagens.

O opening e ending da primeira temporada são feitos pelo grupo 7!! e a cantora Miku Sawai respectivamente, enquanto que na segunda temporada os mesmos ficaram entregues a Tomohisa Sakou e Yuu Sakai. São bons, mas os que ficaram na cabeça foram as interpretações do grupo 7!! e Yuu Sakai.

analise-kimi-to-boku-007-pn

Quanto às vozes, as do elenco principal estão óptimas, sendo que o destaque vai para Kouki Uchiyama e Ryouhei Kimura, que fazem as vozes dos gêmeos Yuuta e Yuuki.

Kimi to Boku. é um anime que vem provar que um grupo de personagens principais do sexo masculino pode entregar imenso se as pessoas se deixarem de preconceitos. Quer seja pela amizade hilariante, as histórias de amor ou o ar descontraído, é um anime recomendado a todos, especialmente a quem tem uma má opinião sobre “festivais da salsicha“.

analise-kimi-to-boku-008-pn

Positivo:

  • Gêmeospn-recomendado-ana
  • Banda sonora
  • Ambiente relaxante
  • Boa comédia entre o grupo
  • Óptimas histórias de romance…

Negativo:

  • …que devia ser mais explorado
  • Por vezes os gatos são usados em demasia

placa excelente4

Mathias Marques

Editor oficial desde Agosto 2014 Para além de videojogos também gosto de anime. Podem ver-me a apregoar sobre ambos os assuntos no site em forma de notícia, artigo ou análise. Tenho a sorte de encontrar momentos parvos enquanto estou a jogar, ou de os criar eu mesmo.

More Posts

Follow Me:
TwitterYouTube

Share

You may also like...