Análise – Invizimals: Desafios Ocultos

invizimals-desafios-ocultos-ana-pn-top

Tendo começado como uma resposta da Sony ao fenómeno que é Pokémon nas portáteis da Nintendo, Invizimals conseguiu crescer e ficar cada vez mais forte entre os mais jovens.

Com a franquia cada vez mais presente e reconhecida e o ampliar para novas áreas de coleccionismo, eis que chega às lojas o Trading Card Game, Invizmals: Desafios Ocultos (Invizimals: Hidden Challenges em inglês). O PróximoNível recebeu algum material de jogo e vários bosters para testar este TCG e está na altura de dar a nossa opinião.

Tal como podem ver pelo vídeo colocado em cima, nesta análise resolvemos trocar as imagens típicas das cartas e jogo pelos vídeos oficiais com tutoriais sobre o mesmo. É uma boa forma de complementar a análise e ajudar a perceber ainda melhor as mecânicas deste TCG.

Apesar de funcionar primariamente como um TCG, Invizimals: Desafios Ocultos também foi feito a pensar nos coleccionadores. É bastante óbvio que o objectivo passa por jogar e obter a colecção completa, tanto que existem várias formas de organizar a vossa colecção.

Quando abrimos o nosso Mega Pack de lançamento, encontrámos no interior uma caderneta bem prática que permitia guardar as cartas de forma numerada, mas quem quer ter a noção de todas as que já tem e a sua quantidade, existe a aplicação de Invizimals: Desafios Ocultos para a PSP, PS Vita, iOS e Android.

Já que falamos na App, convém dizer que esta é uma ferramenta interessante (se não mesmo essencial para quem quiser fazer a colecção de Invizimals: Desafios Ocultos), pois além de catalogar as cartas ainda permite criar situações de combate entre os nossos Invizimals que podemos assistir em 3D através do ecrã.

Quanto às cartas em si, tenho a dizer que fiquei bastante agradado com o o trabalho feito e a qualidade do material. Todas as cartas estão recheadas de informação tanto na parte frontal como traseira e as cartas raras ou metálicas são feitas com um acabamento áspero ou brilhante bastante apelativo.

Na parte frontal existe o desenho da criatura, que pode ser Pup (básico), Colt (intermédio) e Max (máximo), o ataque, a defesa, os estilos de ataque e os pontos de dano que pode receber. Na parte traseira encontram o QR Code que podem usar para catalogar na App digital ou criar combates de realidade aumentada.

Além das cartas de criatura, existem as cartas de Vector que funcionam como equipamentos caso sejam do mesmo tipo do Invizimal, as Habitat que influênciam a área de jogo e as estatísticas de combate, Caçador que cria um efeito que interage com o jogo directamente e as de Escudo que representam a vida do jogador.

Para ganhar uma partida, os jogadores precisam de comprar as suas três cartas de escudo, o que pode acontecer caso um Invizimal do adversário seja derrotado, ou através de outros factores ligados à ausência de Invizimals PUP em campo, ou quando se compram as cartas iniciais.

Algo positivo de Invizimals: Desafios Ocultos é a velocidade a que as partidas decorrem. Um jogo consegue ser bastante rápido e a forma como decorre até promove de certa forma a que um jogador consiga dar a volta facilmente para obter resposta. É verdade que um bom baralho com bons Invizimals terá sempre vantagem, mas uma entrada correcta de um Habitat e carta Vector pode fazer toda a diferença.

Um ponto menos positivo das cartas em jogo é a visualização de QR Code e numeração na parte traseira. Para ser mais justo, recomendo que os decks de jogo levem capas para que não se veja e decore os QR Codes de cada Invizimal, o que diminui a possibilidade de haver batota ao baralhar.

Seja para coleccionar ou para jogar, Invizimals: Desafios Ocultos é um TCG bastante bem elaborado. As cartas são de boa qualidade, o funcionamento de jogo é interessante e existem várias cartas e estrategias para experimentar. Além do mais cada Booster custa cerca de 1 Euro, o que é bastante bom para comprar de forma ocasional.

Invizimals: Desafios Ocultos pode não ser tão complexo e aliciante como Magic The Gathering ou tão sólido e bem estruturado como Pokémon TCG, mas é uma boa aposta dentro do seu género, essencialmente pelo preço, facilidade de jogar, coleccionar e a utilização interessante da App. Se gostam de Invizimals então vale a pena, todos os outros devem experimentar primeiro com amigos para ver se é um jogo compatível com o vosso grupo.

Positivo:

  • Cartas apelativas com boa qualidade
  • Vários tipos de interacções para a vossa colecção
  • Combate divertido
  • App ajuda a catalogar as cartas
  • Dos TCG mais baratos do mercado

Negativo:

  • Precisam de comprar um Deck básico para começar a jogar
  • Muitas cartas para uma colecção básica
  • App podia ter mais interacção com o tabuleiro, especialmente em jogo
  • Porque é que as cartas aparecem em posições diferentes nos boosters?

pn-muitobom-ana

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Daniel Silvestre

Fã de jogos, filmes, anime e coisas do género. Jogo desde que me lembro e adoro RPG. Tenho uma grande colecção deles que tenciono acabar. Talvez um dia no lar da 3ª idade.