Análise – Inspector Zé e o Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa Mobile

inspector-ze-robot-palhaco-em-crime-no-hotel-lisboa-rev-top

Com esta enchente de indies que temos visto na última década são muitos os developers ou aspirantes a developers que dão um passo em frente e até conseguem deixar a sua marca na indústria. Desta forma o mercado português começou a expandir-se em grande e novas portas foram abertas.

Um dos mais recentes casos de sucesso passa pelo recém fundado estúdio Nerd Monkeys, que apesar do seu nome espectacular conseguiram lançar o seu primeiro jogo no ano passado e chamar a atenção da indústria, falo certamente de Inspector Zé e o Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa, pelo que desta vez iremos analisar a versão mobile.

inspector-ze-robot-palhaco-em-crime-no-hotel-lisboa-mobile-rev-1-pn

Tal como o nome indica vamos ter que investigar um crime que acontece num hotel de nome Hotel Lisboa. O inspector é o protagonista desta aventura e será acompanhado pelo seu ajudante mecânico o Robot Palhaço. Este jogo point and click irá colocar esta dupla a investigar várias pessoas do jogo e recolher provas para conseguir resolver este caso.

Como qualquer investigação, começamos numa altura mais desinformada, onde o inspector terá que analisar o local do crime e partir para a descoberta. Sendo assim a progressão deste jogo centra-se em colher provas e fazer perguntas a suspeitos, algo que levará a alguma exploração da pequena zona que rodeia o hotel.

inspector-ze-robot-palhaco-em-crime-no-hotel-lisboa-mobile-rev-2-pn

Dificilmente ficaremos perdidos ou sozinhos neste jogo, visto que o nosso ajudante robot irá facilitar muitas das nossas tarefas como “o que fazer a seguir”, chamar um taxi para nos deslocarmos mais rapidamente, guardar provas e até gravar o nosso jogo.

Um dos pontos mais importantes do jogo centra-se nos interrogatórios que faremos a certos suspeitos, pelo que para conseguirmos levar a melhor desses teremos que fazer uma combinação de suposições e provas que consigam deixar o suspeito na vossa mão. Este irá perder os argumentos assim que consigamos concluir com sucesso o interrogatório e nos aparece a hilariante frase “já foste!”.

inspector-ze-robot-palhaco-em-crime-no-hotel-lisboa-mobile-rev-3-pn

O humor é um dos aspectos que está constantemente a ser pisado neste jogo, visto que consegue trazer momentos genuínos e engraçados, mas por vezes a fórmula acaba por se gastar muito depressa. Não deixa de abordar os temas com alguma seriedade, mas segue-se rapidamente de tiras cómicas de qualquer uma das personagens.

A apresentação é também um ingrediente muito forte neste jogo. Adoptando uma apresentação com pixeis que me fez lembrar de The Secret of Monkey Island, este jogo consegue ser bastante atraente e ainda para mais aos fãs de jogos retro – como é o meu caso. A banda sonora composta por um grupo de músicas que puxa por um género jazz encaixa perfeitamente no tema deste jogo e consegue fazer uma combinação excelente.

inspector-ze-robot-palhaco-em-crime-no-hotel-lisboa-mobile-rev-4-pn

Longevidade não é o forte deste jogo mas também não é isso que está agora em causa. Este jogo é um esforço da Nerd Monkeys que possui uma quantidade de conteúdo bastante concentrada e de qualidade, e se este foco se mantiver assim, vamos continuar a ouvir deste estúdio português mais vezes no futuro e pelas melhores razões.

Esta versão mobile consegue ser uma experiência bastante consolidada e bem adaptada aos dispositivos móveis, mas as funções com ecrã táctil por vezes poderão deixar um pouco a desejar. Apesar de não ter tido qualquer tipo de problema com a navegação, já a carregar em pontos mais específicos – e mesmo com o auxílio da lupa do jogo – nunca me senti muito à vontade e sem problemas.

inspector-ze-robot-palhaco-em-crime-no-hotel-lisboa-mobile-rev-5-pn

Inspector Zé e o Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa é uma aventura bem divertida enquanto dura, e que compensa certamente os pontos positivos. Este é um daqueles jogos que comprova mais uma vez a qualidade dos nossos estúdios e jogos feitos em Portugal por portugueses.

Positivo:

  • Aventura divertida
  • Banda sonora que encaixa na perfeição
  • Diálogos tipicamente “tuga”
  • Apresentação bem conseguida

Negativo:

  • Humor forçado por vezes
  • Texto por vezes difícil de ler nos ecrãs mais pequenos
  • Comandos tácteis por vezes não são tão acessíveis

pn-bom-ana